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Especialização

Saúde abre espaço para atuação de profissionais voluntários

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Celso Antônio Rodrigues, de 74 anos, é pneumologista e ingressou no quadro da Secretaria de Saúde em 1976. Mesmo após se aposentar, ele continuou trabalhando na pasta. Desde janeiro, o médico atua, como voluntário da rede pública, no programa de combate ao tabagismo, o qual ajudou a implementar no DF em 1996. “Não quero que a iniciativa morra.”

Portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal dessa segunda-feira (14) regulamenta a situação de Rodrigues e de outros interessados em prestar serviços na área de saúde, na sua especialização. “Não havia nenhum instrumento que desse a oportunidade de essas pessoas atuarem naquilo em que são formadas”, explica o gerente de voluntariado da pasta, Cristian da Cruz Silva.

Com a novidade, profissionais de diversos campos, além de médicos, terão a oportunidade de colaborar no atendimento à população. A abertura vale também para áreas não necessariamente ligadas à saúde, como engenharia e comunicação.

Os interessados precisam ter registro profissional. A atividade a ser desenvolvida é em caráter espontâneo, não remunerada e sem vínculo funcional ou empregatício. Eles não poderão substituir servidores púbicos. Na prática, significa que não entrarão em escalas de atendimento, nem cobrirão férias ou afastamentos legais.

Ex-servidores terão prioridade para admissão

Há dias em que o pneumologista chega a cumprir a carga horária que fazia quando estava ativo, de 40 horas semanais. “Se precisam de mim, fico o dia todo”, diz o médico voluntário. Ele ministra palestras em universidades e dá cursos para profissionais de saúde e professores que queiram implementar ações de combate ao tabagismo nas instituições onde trabalham.

A secretaria dará prioridade a pedidos de inscrição de ex-servidores, como Rodrigues. “Nos impressionou a quantidade de pessoas aposentadas que procuravam as unidades interessadas em ser voluntárias”, comenta Cristian da Cruz Silva. A expectativa dele é que, até o fim do ano, pelo menos 200 profissionais se inscrevam.

Para participar, o interessado deverá acessar o Portal do Voluntariado do governo de Brasília e se inscrever em uma das ações que estarão disponíveis em breve.

As duas primeiras serão para uma capacitação geral e para áreas ligadas à administração. “A ideia é que os voluntários apadrinhem um projeto que esteja com alguma dificuldade para ser desenvolvido e apontem o que pode ser melhorado”, explica o gerente.

Segundo ele, determinadas atividades terão capacitações específicas, para garantir que o serviço seja prestado de acordo com a qualidade e o padrão adotados pela secretaria.

Cada unidade de saúde ficará encarregada de verificar os requisitos para as atividades que farão, e haverá um supervisor técnico para cada uma. O inscrito será avaliado e precisará ser aprovado antes de assinar o termo de adesão, que terá validade de um ano, prorrogável.

Reestruturação na saúde visa aprimorar gestão

Dentro da reestruturação feita na semana passada na Secretaria de Saúde, ficou estabelecido que a organização e coordenação dessa ação ficará sob a responsabilidade da recém-criada Gerência de Voluntariado Profissional, subordinada à Subsecretaria de Gestão de Pessoas.

A coordenação do trabalho ocorrerá de forma integrada com as superintendências de cada região e com as direções das unidades de saúde onde os voluntários vão atuar.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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