O Bom de Viajar
Saudade Black Friday oferece descontos de até 40% em hospedagem

Até o fim do ano, o brasileiro contará com oito feriados nacionais prolongados e, para quem ama “turistar”, o momento é ideal para se planejar. Pensando em uma programação para todos os gostos e bolsos, o site O Bom de Viajar promove sua campanha Saudade Black Friday, oferecendo descontos de até 40%, em diversos empreendimentos país afora, que se destacam por hospitalidade, excelência em atendimento e uma variedade de serviços, desde o funcional até o luxo, incluindo café da manhã. As reservas podem ser feitas on-line, até esta quinta-feira, 20 de abril, com hospedagem até 31 de outubro de 2023. O objetivo é aquecer o turismo doméstico.
Alguns dos hotéis participantes são: Rio Othon Palace, Hotel Panamby São Paulo, Royal Tulip Brasília Alvorada, Royal Tulip JP Ribeirão Preto, Golden Tulip Natal Ponta Negra, Golden Tulip Porto Vitória, Golden Tulip São José Dos Campos, Tulip Inn Fortaleza e outros.
Pagamento e cortesia
Duas formas de pagamento estarão disponíveis: direto no hotel, com cancelamento gratuito no prazo de 48h antes do check-in, e pré-pagamento on-line parcelado, em até 6x sem juros. Neste último caso, sem direito a reembolso em caso de cancelamento ou no-show, conforme condições disponíveis no site da campanha.
Os descontos variam de acordo com o hotel e o período desejados. Na maioria dos hotéis, crianças até sete anos são cortesia, desde que se hospedem nos quartos dos pais e ocupem as camas disponíveis. Para obter mais informações sobre hospedagem de crianças, pets e camas extras, é recomendável entrar em contato com o respectivo hotel antes de reservar, mas o desconto só estará disponível reservando pelo site O Bom de Viajar.
Diversão para toda a família
A Saudade Black Friday conta com excelentes opções de hospedagem, como o Rio Othon Palace, à beira mar, em Copacabana, no Rio de Janeiro, que participa da promoção exclusiva com desconto de mais de 20% em diversos finais de semana. Em São Paulo, o hotel Panamby São Paulo oferece uma experiência de hospedagem de alto nível, em ótima localização e com o melhor custo-benefício da promoção. Vale conferir.
Para o viajante à procura de hospedagem de alto padrão na capital do país, o Royal Tulip Brasília Alvorada também se destaca quando os temas são ambiente sofisticado e serviços de alta qualidade. Localizado às margens do lago Paranoá, vizinho ao Palácio da Alvorada e próximo a pontos estratégicos, como o centro comercial de Brasília, aeroporto internacional e esplanada dos ministérios, o empreendimento possui arquitetura única e ambiente luxuoso, completa estrutura, com uma piscina aquecida, SPA, sauna, academia, bar de piscina e um pub temático. O hotel é ideal para o turista em busca de lazer e serviços de alta qualidade, em um espaço bastante acolhedor e com diversas opções gastronômicas no próprio complexo.
No Royal Tulip JP Ribeirão Preto, descanso, diversão e conforto em ambiente bucólico são os ingredientes principais para famílias que desejam fugir do agito dos grandes centros, mas sem abrir mão do requinte. O empreendimento oferece ampla área verde de 50 mil metros quadrados, ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo, acolhedor, com 156 amplos e bem equipados apartamentos. A completa estrutura de lazer inclui o Espaço Criança, quatro piscinas, sendo duas climatizadas e uma com bar molhado, além de saunas seca e a vapor e jacuzzi. O hotel também é pet friendly.
Os amantes das praias nordestinas poderão aproveitar dias de sol e lazer no hotel Golden Tulip Natal Ponta Negra, em Natal, RN, ideal para quem busca uma hospedagem sofisticada e com boa gastronomia. Com vista privilegiada para a Praia de Ponta Negra, o hotel possui piscina, fitness center, business center, estacionamento coberto, room service 24 horas. O café da manhã é servido no renomado restaurante Yuru, uma das melhores opções gastronômicas da cidade.
Outro hotel no litoral brasileiro é o Golden Tulip Porto Vitória (ES). Inteligente, moderno e divertido, o empreendimento está localizado estrategicamente na capital do Espírito Santo, na Enseada do Suá, em Vitória, e fica próximo às principais praias e aos centros históricos, shoppings e restaurantes conceituados, além de possuir piscina, sauna, fitness center, business center, estacionamento, room service 24 horas, oito salas de eventos, almoço e jantar com os melhores pratos da culinária regional, nacional e internacional no serviço à la carte. Hóspedes pets também são bem-vindos, já que o hotel é pet friendly. Ainda no ES, há o novíssimo Tulip Inn Vila Velha, excelente opção de hospedagem midscale a poucos metros da Praia de Itaparica.
“A campanha Saudade Black Friday 2023 é uma excelente oportunidade para aqueles que estão programando viajar nos próximos meses e desejam hospitalidade de excelência e bons preços, sendo especial e atrativa para o viajante que ama “turistar” e quer (re)descobrir o Brasil, pagando menos. Os turistas podem contar com o O Bom de Viajar – parceiro da rede Louvre Hotels Group – Brazil – como um excelente companheiro de viagens, que vai ajudá-los na escolha do destino, por meio de um vasto conteúdo de dicas e roteiros, e na reserva segura e facilitada nos melhores hotéis do país, tudo no mesmo lugar”, destaca a gerente de marketing da Louvre, Juliana Silveira.
Sobre O Bom de Viajar
O O Bom de Viajar é uma iniciativa digital independente, parte do Louvre Hotels Group, que nasceu em 2014 com o propósito de acompanhar toda a jornada do viajante moderno, oferecendo uma experiência completa que vai desde a escolha do destino a benefícios exclusivos para reservar os melhores hotéis, nas melhores condições. Recentemente, a plataforma foi relançada com uma maior oferta de hotéis por todo território nacional e pagamento parcelado em até 6x sem juros.

Caderneta atualizada
Saúde nas Escolas busca ampliar vacinação entre crianças e adolescentes

Para promover a saúde e prevenir doenças, escolas públicas de todo o país se mobilizaram, nesta segunda quinzena de abril, para atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes atendidos pelo Programa Saúde nas Escolas (PSE). A ação envolve mais de 27 milhões de alunos de cerca de 110 mil escolas em 5.544 municípios. No Distrito Federal, mais de 365 mil estudantes de 9 a 14 anos da rede pública foram beneficiados, e a campanha de intensificação na capital federal seguirá até novembro.
A diretora de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante, da Secretaria de Educação (SEEDF), Larisse Cavalcante, destaca que a adesão ao Programa Saúde na Escola para o ciclo 2025/2026 foi a maior da história do DF, com um aumento de 25% em relação ao biênio anterior. “A expectativa é fortalecer o planejamento conjunto entre a UBS [Unidade Básica de Saúde] e a unidade escolar de cada território, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. Dessa forma, as escolas estarão engajadas em desenvolver a temática da vacinação como um conteúdo transversal a várias disciplinas, contribuindo para o combate à desinformação e a orientação sobre sua importância”, afirma.
Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) mostram que, entre 10 e 22 de março — período em que a vacinação foi antecipada —, foram aplicadas 1.764 doses de vacinas nas escolas. Desse total, 1.313 doses (74,4%) foram administradas em crianças e adolescentes de até 18 anos. Ao todo, 1.191 pessoas foram vacinadas, sendo 852 delas crianças e adolescentes nessa faixa etária. A estratégia de vacinação escolar não possui meta definida.
“A vacinação nas escolas ocorre de maneira articulada entre equipes de saúde e educação, seguindo etapas que envolvem planejamento, mobilização familiar, execução e monitoramento dos resultados”, explica a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra Araújo. Segundo ela, esta ação desempenha um papel fundamental na ampliação da cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, por isso, a mobilização das famílias e o acompanhamento sistemático das ações fortalecem o vínculo entre os serviços públicos e a comunidade escolar, com o intuito de promover a conscientização coletiva sobre a importância da imunização.
Como funciona?
O trabalho de vacinação nas escolas segue um fluxo organizado. Primeiro, são identificadas as escolas prioritárias, selecionadas com base em critérios como a cobertura vacinal da região, o tamanho da instituição, a vulnerabilidade social e a adesão ao Programa Saúde na Escola. Em seguida, ocorre a articulação prévia com as escolas: as equipes das unidades básicas de saúde (UBSs) entram em contato com a direção para alinhar datas, espaço físico e o fluxo de atendimento.
Após essa etapa, é feito o agendamento das ações de vacinação, que acontecem em ciclos ao longo do ano, com foco na atualização da caderneta vacinal e na aplicação de doses de campanhas específicas, como as de HPV, meningite e gripe. As famílias também são mobilizadas, com o apoio das escolas, que reforçam a importância da vacinação e orientam sobre o envio da caderneta e do termo de autorização assinado. Na fase de execução, as equipes da UBS se deslocam até as escolas com os insumos, vacinas e equipamentos de segurança.
Após a vacinação, os dados são registrados nos sistemas oficiais. Por fim, é feito o monitoramento dos resultados, e, caso haja alta recusa ou ausência significativa, as equipes podem retornar em outra data ou convocar os estudantes para vacinação nas UBSs.
Programa Saúde nas Escolas
O programa, que já existe há 18 anos, visa estreitar os laços entre as unidades de saúde e de educação por meio de ações educativas, como campanhas de vacinação, escovação dentária, atividades de combate à dengue, palestras e outras atividades, sempre com uma linguagem adequada à faixa etária dos alunos. As ações são promovidas pelas secretarias de Educação e de Saúde, contribuindo para a formação integral e para a ampliação do acesso aos serviços de saúde pública.
Até o momento, o Distrito Federal possui 632 colégios inscritos no Programa Saúde na Escola, uma iniciativa conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde para a promoção e prevenção em saúde.
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para maio de 2025 será amarela. Isso significa que os consumidores de energia elétrica terão custo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. O anúncio ocorreu devido a redução das chuvas em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano. As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no País. Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara.
Implementado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta essencial de transparência, permitindo que os consumidores acompanhem, mês a mês, as condições de geração de energia no País.
Com o acionamento da bandeira amarela em maio de 2025, a Aneel reforça que é crucial manter bons hábitos de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.
Saiba mais sobre as bandeiras tarifárias
Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos de R$ 1,885 (bandeira amarela), R$ 4,463 (bandeira vermelha patamar 1) e R$ 7,877 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. De setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, vigorou uma bandeira de escassez hídrica de R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.
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