Detran
Samambaia é a primeira cidade a receber o Cine Pedal Brasil
Cibele Moreira
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) traz para Brasília o Cine Pedal Brasil. A iniciativa itinerante vai projetar filmes com energia gerada pelo próprio público, por meio do uso de bicicletas. Serão dez sessões em diferentes regiões administrativas.
A primeira a receber o Cine Pedal Brasil é Samambaia. O evento ocorrerá nesta sexta-feira (18), no estacionamento ao lado da Castelo Forte, das 17 às 21 horas.
Haverá dez bicicletas fixas e dez suportes para que os moradores possam encaixar as próprias bikes — tanto infantis quanto para adultos — e um pedal manual para crianças, idosos e cadeirantes.
A energia produzida pelos pedais em movimento passará por um gerador e será distribuída para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação.
Duas obras com temas relacionados à mobilidade urbana sustentável serão exibidas na programação. O documentário Bikes vs Carros, que mostra a dificuldade da luta para a utilização das bicicletas como meio de transporte; e o filme O Menino e o Mundo, produção brasileira que concorreu ao Oscar 2016 na categoria melhor animação.
Para comemorar o Dia Nacional do Ciclista, no sábado (19), o evento será na Estrutural, das 17 às 21 horas, no estacionamento do Restaurante Comunitário.
No domingo (20), o cine pedal ocorrerá no Recanto das Emas, no estacionamento em frente ao Banco do Brasil, também no mesmo horário.
Essa é a segunda vez que a capital recebe o projeto. A primeira edição foi em setembro do ano passado, na Semana Nacional de Trânsito.
Cine Pedal Brasil
Samambaia
18 de agosto
Das 17 às 21 horas
No estacionamento ao lado da Castelo Forte – Quadra 302
Cidade Estrutural
19 de agosto
Das 17 às 21 horas
No estacionamento do Restaurante Comunitário – Setor Central
Recanto das Emas
20 de agosto
Das 17 às 21 horas
No estacionamento em frente ao Banco do Brasil — Avenida Comercial, Quadras 102 e 103
-
Segunda, 02 de marçoSemana começa com 381 vagas de emprego nas agências do trabalhador
-
Neoenergia BrasíliaTarifa Social de Energia Elétrica: quem não atualizar dados pode perder benefício
-
Ligue 180Conta de luz vira aliada no enfrentamento à violência contra a mulher no DF
-
Transporte públicoProgrma Vai de Graça do GDF completa um ano com mais de 38,2 milhões de viagens
-
Sem custo adicionalConta de luz continua com bandeira tarifária verde em março de 2026, diz ANEEL
-
Investimento de R$ 28 milhõesIbaneis entrega 56 novos veículos para reforçar frota da Secretaria de Saúde
-
Pessoas físicasCAIXA amplia financiamento para imóveis acima de R$ 2,25 milhões
-
Segurança PúblicaDF registra fevereiro com menor número de homicídios de toda série histórica