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Pode evitar multas

Saiba como tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital

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Jade Abreu

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital vai oferecer mais praticidade ao motorista e até evitar multas. Se não estiver com o documento impresso no momento de uma blitz, por exemplo, o condutor poderá acessar a versão eletrônica por aplicativo de celular ou PDF salvo no aparelho.

Quando solicitada pelos agentes de trânsito, a apresentação da CNH, em papel ou eletrônica, é obrigatória, e a falta dela acarreta multa de R$ 88,38, três pontos na carteira e a retenção do veículo.

A CNH digital passou a valer em Brasília na quinta-feira (16). Saiba como tirar a sua.

Para emitir a CNH digital é preciso ter o QR Code

Para obter a versão digital, é necessário que o documento impresso já tenha um código bidimensional que dê acesso aos dados do motorista, o QR Code. As informações ficam armazenadas dentro de um sistema criptografado que é lido por um aplicativo próprio para isso.

Aqueles que tiraram ou renovaram carteira depois de maio de 2017 já têm a CNH com o QR Code na parte interna do documento em papel. Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), esse é o caso de cerca de 200 mil motoristas.

Cadastro no Portal de Serviços do Denatran

No entanto, mesmo quem já está com a carteira com QR Code e não tem um certificado digital, antes de ativar o aplicativo que emite a versão eletrônica, precisa atualizar os dados cadastrais no Detran.

Para evitar fraudes, essa atualização tem de ser feita presencialmente, em um dos postos de atendimento ou em uma das unidades do Na Hora.

Com as informações atualizadas, o passo seguinte é se cadastrar no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Ao entrar no site, o internauta deve clicar no ícone Cadastro e informar o CPF. Caso já tenha cadastro no portal, basta fazer o login, com o CPF e a senha que criou.

Com os dados confirmados pelo Detran, é possível solicitar um código de ativação para a CNH digital, que será enviado por e-mail. É com ele que se poderá acessar o aplicativo CNH Digital pela primeira vez.

Baixar o aplicativo da CNH digital

Concluídas essas operações, o motorista tem de baixar o aplicativo CNH Digital, disponível nas lojas Play Store (Android) ou iTunes (iOS), entrar nele com a senha do portal e inserir o código de ativação que recebeu por e-mail.

Feito isso, será pedida a criação de uma senha de quatro números (PIN).

Após entrar no aplicativo pela primeira vez, ele permite criar um PDF exportável para o celular, que funciona como uma cópia autenticada. Assim, o condutor não precisará mais de internet para acessar o documento nas próximas vezes.

A partir desse momento, alterações de número de celular e e-mail, bloqueio de aparelho e cancelamento da CNH digital poderão ser feitos pelo site do Denatran — ou seja, não será mais necessário ir ao Detran.

Para novas carteiras ou permissão para dirigir, não é preciso fazer a atualização, pois a CNH digital será automática — desde que tenham sido informados, na abertura do processo, o número de celular e o e-mail.

Para quem tem CNH sem QR Code, é necessário pedir 2ª via

Quem ainda não tem a CNH com o QR Code e quer a versão digital precisa solicitar a segunda via, o que pode ser feito pelo site do Detran.

O pedido vai gerar um boleto de R$ 135. Depois de pago, a nova carteira, já com o QR Code, é enviada para o endereço informado no cadastro.

Como no caso daquelas com QR Code, os dados cadastrais devem ser atualizados em um dos postos de atendimento do Detran ou em uma das unidades do Na Hora.

Com a segunda via em mãos, basta seguir o passo a passo daqueles que já têm o documento impresso com o código bidimensional.

Para mais informações sobre a CNH digital, visite a página de perguntas mais frequentes do Denatran.

Mais de 1,5 milhão de motoristas do DF poderão ter a CNH digital

O Distrito Federal foi a segunda unidade da Federação a introduzir a CNH digital, depois de Goiás.

Conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todos os departamentos de trânsito do País devem estar aptos a emiti-la até 1º de fevereiro de 2018.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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