Curta nossa página

Procure uma UBS

Sabia que nem tudo é motivo para procurar o pronto-socorro?

Publicado

Foto/Imagem: Tony Winston/Agência Brasília


Está com dor ou febre? Sente fraqueza ou palpitação? Precisa fazer um curativo? Vá até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de sua casa.

Estes e uma série de outros problemas podem ser resolvidos nas unidades básicas de saúde, sem a necessidade de enfrentar esperas, muitas vezes longas, nos prontos-socorros de hospitais e unidades de pronto atendimento.

Cerca de 70% dos problemas de saúde podem ser resolvidos nas UBSs.  As equipes estão preparadas para avaliar cada paciente e direcioná-lo para o serviço mais indicado à sua demanda.

O atendimento poderá ser na hora ou agendado para data próxima. Apenas em casos graves, o paciente será encaminhado para um hospital.

Como funciona – As Unidades Básicas de Saúde estão com 50% de sua capacidade de atendimento direcionada para agenda programada, aquelas com horário marcado, e a outra metade para demanda espontânea. Isso garante que todas as pessoas que buscarem atendimento serão acolhidas e devidamente encaminhadas para o serviço necessário.

Nesse processo de fortalecimento da atenção primária, a Secretaria de Saúde começou, no início de 2017, a conversão do modelo de atenção, saindo do tradicional para o funcionamento exclusivo com equipes de Estratégia Saúde da Família.

Isso significa que agora a população poderá ser atendida por equipes formadas por médicos de família, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e equipes de saúde bucal, que assistirão integralmente a todos.

Cada equipe atenderá uma população de, aproximadamente, 3,7 mil pessoas.

Os horários de atendimento também estão melhores.

As unidades básicas de saúde com estrutura completa já tiveram seus horários ampliados e passaram a atender também aos sábados. Isso já acontece, por exemplo, em Samambaia e Ceilândia.

Nessas UBSs, o horário foi também estendido: era das 7h às 18h e passa a ser das 7h às 19h.

Confira a relação das unidades de saúde, com endereços, serviços e horário de funcionamento.

ESF – Em janeiro de 2017, o Distrito Federal contava com 277 equipes de saúde da família, sendo 243 implantadas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), do Ministério da Saúde. Em maio de 2018, o DF passou a contar com 540 equipes, das quais 325 já constam no cadastro do Ministério da Saúde.

Com a ampliação, a população total assistida pela Estratégia Saúde da Família no DF passou de 1.038.750 no início de 2017 para 2.025.000 habitantes em maio de 2018.

UBS – Ao longo do projeto de mudança, batizado de Convert, foram construídas quatro unidades básicas de saúde – uma em Samambaia (entregue em janeiro de 2018), duas em Ceilândia, uma delas com obras em fase final, e outra na Fercal.

Ao todo, serão 18 equipes atuando nessas novas unidades, com cobertura de 67.500 pessoas.

Outras 4 novas construções de UBS devem iniciar as obras ainda nesse semestre (Planaltina, Ceilândia, Recanto das Emas e Samambaia).

Em 2017, foram entregues quatro UBSs reformadas: Riacho Fundo II, Sobradinho I, Sobradinho II e Asa Sul. Ainda estão em reforma duas UBS em Planaltina e uma em Ceilândia.

Para este ano, está prevista a reforma de, pelo menos, mais 6 UBSs.

Saiba mais sobre o novo modelo de atenção primária.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense