Curta nossa página

Chef da Grano & Oliva

Rodrigo Melo explica a diferença entre pizza artesanal e gourmet

Publicado

Foto/Imagem: Shutterstock
Ana Lúcia Ferreira

Redonda, quadrada ou em fatias… Seja com recheio doce ou salgado, a verdade é que é quase impossível encontrar alguém que não aprecie uma boa pizza. Democraticamente, há sabor para agradar a todos os paladares, desde aos apaixonados pela alta gastronomia até os indivíduos que preferem as receitas tradicionais ou com o mínimo de produtos industrializados. Mas quando o assunto é pizza artesanal e pizza gourmet muitas dúvidas começam a surgir.



Para explicar melhor o conceito e diferença de cada uma das nomenclaturas, o chef da Grano & Oliva Pizzeria, Rodrigo Melo, explica aos amantes da massa o que determina o batismo de cada pizza.

“As pizzas artesanais, como o próprio nome já diz, são preparadas com a massa aberta na mão, o molho de tomate é fresco produzido pelo restaurante e os demais ingredientes também não passam por qualquer processo industrial. Já as pizzas gourmets são as que levam em suas receitas ingredientes da alta gastronomia e que normalmente são industrializados, contudo, tudo com altíssima qualidade”, pontua o chef.

Ainda segundo o sócio da Grano & Oliva, em seus dois restaurantes, um na 403 Norte e o outro com foco apenas no delivery no Setor de Indústrias Gráficas, o conceito escolhido para definir as operações é o de Pizza Napoletana, mais leve e equilibrada e que remete a receita italiana como é feita em Nápoles, cidade natal da pizza.

“Em nossas unidades há o processo artesanal como por exemplo a massa que produzimos in loco com farinha italiana e tem fermentação de 48h. Toda a maturação acontece em ambiente refrigerado e com temperatura controlada. E também temos a parte gourmet, onde entra o nosso molho de tomate pelati, colhidos em solo vulcânico, região rica em nutrientes o que favorece o cultivo deste fruto, além do azeite, queijo artesanal e toda a charcutaria de primeira linha para garantir a qualidade do produto”, detalha Rodrigo.

De acordo com o especialista, a maturação da massa é o que a torna mais leve no momento da degustação pelo cliente e proporciona uma acidez que realça o sabor do recheio escolhido. Todo o processo de poucos ingredientes e muita técnica resulta em uma massa levemente elástica e aerada, com aroma de pão perfumado que o chef diz ser a base do sucesso.

Além disso, os demais ingredientes artesanais que compõem o cardápio, como o queijo e o bacon, por exemplo, são extraídos de produtores parceiros do DF e GO renomados e reconhecidos pela qualidade do que é entregue.

“O queijo vem da cidade de Cezarina (GO) e ele tem todo um diferencial pois o produto final passa por todo um processo de acompanhamento e testes, desde o leite recebido para a sua confecção”, ressalta. Além dele, o bacon que utilizamos na Grano é do produtor local, Léo Hamu, bastante conhecido pela qualidade de seus produtos”, relata Rodrigo Melo.

Com um cardápio tradicional, porém requintado e o uso de produtos importados na composição dos sabores, a Grano & Oliva Pizzeria mistura os dois tipos de gastronomia, caminha para se tornar a melhor pizzaria da capital e conquista dia a dia o paladar de quem aprecia uma boa pizza.

Atualizado em 16/09/2020 – 11:00.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana