Redução de velocidade em via do Lago Norte começa dia 28 de novembro

Cidades

Redução de velocidade em via do Lago Norte começa dia 28 de novembro

em

Em 28 de novembro, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) reduzirá para 60 quilômetros por hora o limite de velocidade permitido para a Estrada Parque Península Norte (EPTN). Antes disso, o governo alterará a sinalização da área. A velocidade máxima permitida atualmente é de 70 quilômetros por hora.

A medida é fruto de estudos feitos desde o ano passado, que mostram o aumento do número de ciclistas e pedestres nas vias. “A convivência entre motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas deve ser cada vez mais harmônica para que nós continuemos resgatando os princípios da paz e da cidadania no trânsito”, avalia o diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice.

De acordo com ele, esse processo deverá ocorrer em outras regiões do Distrito Federal. No caso do Lago Norte, a proposta foi levantada por moradores em audiência pública.

“É preciso registrar que, na época do programa Paz no Trânsito, entre 1985 e 1998, houve essa redução em comum acordo com os moradores da região”, lembra Luduvice.

Neste domingo (19), em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, serão anunciadas oficialmente a nova sinalização da ciclovia e a redução da velocidade máxima. “Os estudos apontam para a importância de transformar o trânsito na EPTN em um trânsito mais humano”, diz o diretor-geral.

Com a redução, o departamento espera diminuir ainda mais o número de acidentes no DF. De janeiro a 5 de novembro, o órgão registrou 114 mortes no trânsito a menos que no mesmo período do ano passado. Foram 332 óbitos em 2016 e 218 neste ano.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile