Curta nossa página

Propriedade do Três Conquistas recebe certificação de produtos orgânicos legítimos

Publicado

Foto/Imagem:


A chácara do presidente da Associação dos trabalhadores Rurais Três Conquistas (Astrac), Gilberto Ribeiro dos Santos, foi aceita como propriedade orgânica pelo Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC-Cerrados). A certificação foi concedida 10 meses após os participantes do Projeto Agrofloresta decidirem formar um grupo para trabalhar e produzir alimentos livres de agroquímicos. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) atuou como parceira no processo, por meio do fomento da produção agroecológica com a doação de insumos (composto de apara de poda).

A produção de Gilberto terá o selo de produto orgânico concedido pelo OPAC-Cerrados – uma organização formalizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Agora ele poderá comercializar seus produtos em feiras de orgânicos, com valor agregado. “Esse processo é importante porque permite ao produtor o acesso a um mercado seleto, crescente e melhor remunerado. Além disso, essa certificação garante que o agricultor produza de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e à saúde do consumidor final” disse o diretor de fomento à agricultura familiar da Seagri, Athaualpa Nazareth Costa.

A certificação de produtos orgânicos é o procedimento que assegura que um produto obedece a requisitos como, por exemplo, a ausência de agrotóxicos e adubos químicos, a ausência de transgênicos, por meio da emissão de um certificado, que é a garantia de que aquele produto é diferente dos demais. É por isso que os alimentos orgânicos trazem na embalagem um selo afixado. Este selo garante que aqueles alimentos foram produzidos de acordo com as normas da agricultura orgânica. O selo identifica o produto orgânico, fortalece a confiança do consumidor que sabe que, ao optar por tal produto, estará consumindo alimento de no Projeto Agrofloresta, o consumidor encontra produtos orgânicos legítimos e fresquinhos, prontos para serem provados e aprovados.

Atualizado em 27/03/2015 – 10:13.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana