Curta nossa página

Paula Belmonte

Preocupação com empregos na pandemia cresce cada vez mais

Publicado

Foto/Imagem: Divulgação
Carolina Paiva

Em reunião online, a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) ouviu reivindicações de empreendedores a respeito das implicações da Covid-19. A parlamentar tem buscado diálogo com o setor produtivo para que a crise econômica seja contornada com ajuda do poder público.

As estimativas mais recentes do mercado de bares, restaurantes e hotéis dão conta que, até agora, foram 4,3 mil demissões em 140 empresas. Entretanto, a estimativa é que mais de 6 mil pessoas fiquem sem trabalho. No setor da beleza, 28 mil empresas e 70 mil profissionais estão sendo afetados pelo fechamento do comércio.

Participaram o presidente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, do Sindicato de Hotéis, Bares Restaurantes (Sindhobar), Jael Silva, a representante da Fecomércio, Thaís Quintão, e de entidades que organizam eventos e do setor de beleza da capital federal.

A deputada Paula Belmonte defendeu que o bom senso prevaleça nas negociações. Afinal, o coronavírus trouxe dificuldades para diversos setores, com impactos variados. “Estamos nos posicionando para pensar em opções dentro da pandemia e após a crise. Afinal teremos muitos litígios. Alugueis que não serão pagos, contratos rompidos e muitos outros casos. Então temos que estar alertas para discutir o futuro”, disse, sugerindo moderação.

A questão da locação de imóveis tem sido um problema recorrente para os empresários do setor alimentício. Mas, segundo o presidente do Sindhobar, muitos empreendedores estão desassistidos pelas linhas de crédito. Por isso, é preciso definir datas de retorno de atividades e olhar com cautela para as faixa de renda mais baixas.

“Estamos preocupados com os microempreendedores individuais. Todas as medidas beneficiam o médio e o grande, que têm uma certa poupança, mas não o MEI. É necessário pensar em linhas de crédito para o pequeno, que vai sucumbir e junto com ele as famílias”, afirmou Jael Silva.

O presidente do Sebrae cobrou serenidade para superar a crise. “O Sebrae não discute o tipo de confinamento, se é vertical ou geral. Não falamos sobre como combater o vírus. Para isso temos médicos”, resumiu. O suporte oferecido pela entidade ao setor produtivo tem sido no sentido da transformação digital. “Temos falado que os empreendedores não podem perder conectividade com o cliente”, disse.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense