Mercado 24 horas
Praticidade e autonomia: Zaitt abre duas novas lojas em Brasília

O futuro chegou e com ele alternativas tecnológicas que são verdadeiros aliados no dia a dia da vida moderna. Destaque para as lojas autônomas, que oferecem uma experiência prática e rápida de compra – ideais para quem deseja fugir de longos corredores e filas dos supermercados. Conhecida como a primeira smartstore da América Latina, a Zaitt abre nesta semana, duas novas operações em Brasília – uma na Asa Norte e, outra, na Asa Sul. As lojas têm à frente os empresários brasilienses, Onildo Maciel e Bianca Maciel, pai e filha, que resolveram apostar no segmento de inteligência artificial como franqueados da marca na capital.
Nas lojas Zaitt, toda a tecnologia foi pensada para simplificar o processo de compra. A jornada é feita com auxílio do aplicativo da loja – que o usuário baixa gratuitamente e cadastra seus dados. A entrada, a escolha dos produtos, o pagamento e a saída da loja independem da presença de um funcionário. “Tudo é feito com o app e de forma autônoma e extremamente intuitiva, pelo próprio cliente, com a leitura dos itens com QR Code. Depois de escolher os produtos, o cliente sai do mercado sem passar por um caixa, pois a conta é cobrada direto no app”, explica Bianca, que se diz encantada com a inteligência da marca.
Antes ou depois da balada, no café da manhã, no lanche rápido, ou na comprinha de última hora, as novas unidades da Zaitt na capital estarão prontas para receber os brasilienses em todos os momentos do dia, com funcionamento 24 horas, sete dias por semana. O mix de produtos é variado e inclui bebidas, doces, snacks, tabacaria entre vários outros, que vão desde food service até higiene pessoal. Completando a experiência, o cliente ainda pode contar com o auxílio da Alexa, instalada nas lojas, para tirar dúvidas ou pedir sua música preferida durante as compras.
A Zaitt
Criada em 2017, em Vitória (ES), a rede de lojas Zaitt – que hoje faz parte do Grupo Sapore – inaugurou sua primeira unidade como franquia, em 2019, em São Paulo. Seu conceito de lojas autônomas se encaixou perfeitamente nas necessidades dos consumidores em 2020 – início da maior pandemia que o mundo já vivenciou. De lá para cá, praticamente tudo voltou ao normal, mas muitas inovações chegaram para ficar, como a praticidade e autonomia a oferecida pela Zaitt, que investiu em muita tecnologia para tudo acontecer sem problemas, como o sistema de pagamento usado, que é o Scan&Go, em que cliente insere o produto no carrinho virtual com a leitura do QR Code do produto.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia