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Cursos gratuitos

Portal da Qualificação Profissional recebe mais de 15 mil inscrições em três meses

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Lançado em 21 de março, o Portal de Qualificação Profissional do Governo de Brasília contabilizou 15.483 inscritos até a segunda-feira (20). Até o momento, 3.749 se formaram em uma das 21 opções de cursos disponíveis.

De acordo com o secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, as pessoas estão ávidas por qualificação profissional. “Existe uma crise econômica instalada em nível nacional, então quanto mais o trabalhador se capacitar, maior é sua chance de se manter no mercado de trabalho ou conseguir uma recolocação mais rapidamente”, acredita. A Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF) apresentada pela Companhia de Planejamento (Codeplan), em 25 de maio, mostrou que a taxa de desemprego total em Brasília passou de 18,1%, em março, para 18,6%, em abril.

Segundo Jarjour, os cursos são complementares, o que incentiva o aluno a fazer mais de uma disciplina. A técnica em secretaria executiva, Andreia Brito Rocha, de 45 anos, finalizou gestão financeira, cursa atualmente inglês básico instrumental e pensa em iniciar algum outro curso na área administrativa ou de atendimento. “Eu precisava atualizar meu currículo”, conta e complementa: “O conteúdo é baseado em coisas que de fato serão aplicadas.”

Quando o programa foi lançado, a meta era alcançar 10 mil cadastros até 2017. Porém, com a enorme demanda por capacitação, até o dia 30 de maio (pouco mais de dois meses), o site contava com 11.679 alunos. De acordo com a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, o curso com maior procura ainda é a capacitação para assistente administrativo.

Os cursos são gratuitos e a distância
As 21 capacitações não têm custo algum para o aluno e são oferecidas no formato educação a distância. Para se matricular, basta o interessado informar os dados pessoais. Não há exigência de idade nem de escolaridade mínimas. O único pré-requisito é ter acesso a um computador, tablet ou dispositivo móvel com internet. Ao fim das aulas, é emitido um certificado da Secretaria do Trabalho.

Os cursos podem durar de 40 a 160 horas e o próprio aluno monta a rotina de estudos. As orientações sobre metodologia de ensino, cronograma, certificado de conclusão e matrículas em novas modalidades são ensinadas num tutorial virtual.

Interessado precisa se cadastrar no site
Os cursos no site estão divididos em três categorias: aprenda uma profissão, atualize seus conhecimentos e seja um empreendedor. Caso o estudante já tenha cadastro, precisará apenas inserir o número do CPF e a senha escolhida. Quem ainda não se registrou deve preencher um formulário com dados pessoais, como endereço, telefone e e-mail. O sistema produz uma senha que dá acesso às aulas e às apostilas.

O portal do programa Qualifica Mais Brasília foi instituído pela Resolução n° 201 do Conselho do Trabalho do Distrito Federal, de 26 de março de 2010. O investimento anual no site é de R$ 339.180, recurso da secretaria.

Os 21 cursos do Portal de Qualificação Profissional 
Abrindo um novo negócio 40 horas
Análise de crédito e cobrança 40 horas
Assistente administrativo 160 horas
Assistente de marketing 40 horas
Atendimento ao público 40 horas
Auxiliar de contabilidade 160 horas
Auxiliar de escritório 160 horas
Auxiliar de pessoal 160 horas
Criando um novo negócio digital 40 horas
Formação de preço de venda 160 horas
Gerenciando micro e pequenas empresas 40 horas
Gestão financeira 40 horas
Inglês básico instrumental 40 horas
Microsoft Excel 40 horas
Microsoft Word 40 horas
Operador de micro 160 horas
Planejamento estratégico 40 horas
Recepcionista 160 horas
Recolocação profissional 40 horas
Telemarketing 40 horas
Tornando-se um microempreendedor individual 40 horas
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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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