Curta nossa página

Distrito Federal

População de rua terá alimentação gratuita nos restaurantes comunitários

Publicado

restaurante comunitário
Foto/Imagem: André Borges/Agência Brasília


A partir desta segunda-feira (13), a população em situação de rua do Distrito Federal passará a receber, de forma gratuita, café da manhã, almoço e jantar nos restaurantes comunitários que disponibilizam as refeições em seus cardápios.

A medida faz parte de um decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha em abril em que altera uma norma anterior onde apenas o almoço era gratuito nas 16 unidades. Agora, todas as refeições servidas pelas unidades passam a ser servidas sem custos a esse público, de acordo com a oferta de cada restaurante.

Por exemplo, onde há disponibilidade de café da manhã, almoço e jantar, essas três refeições serão distribuídas à população de rua sem custos. Naquelas onde há café da manhã e almoço, as duas são gratuitas, e nos restaurantes que servem apenas o almoço segue essa mesma lógica.

O Governo do Distrito Federal (GDF) reafirma que tem trabalhado para ampliar as três opções (café da manhã, almoço e jantar) em todos os restaurantes. Assim que os novos contratos entrarem em vigor já estará prevista a oferta ampliada.

“A partir desta segunda (13), a população em situação de rua pode fazer gratuitamente todas as refeições que são oferecidas no 16 restaurantes comunitários do DF. Desde 2020, eles tinham garantido o almoço nos equipamentos. Agora, será café da manhã, almoço e jantar. Importante fazer uma ressalva que o serviço é ofertado conforme a capacidade de atendimento de cada unidade. Hoje, são quatro restaurantes que oferecem as três refeições: Arniqueira, Sol Nascente/Pôr do Sol, Planaltina e Recanto das Emas. Temos restaurantes que oferecem café da manhã e almoço ou só almoço. Mas, em breve, todos terão as três refeições. Vamos ampliar o atendimento à medida que formos renovando os contratos com as empresas terceirizadas que produzem alimentação nos restaurantes comunitários”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Refeições servidas em cada unidade

Café da manhã, almoço e jantar

– Arniqueira (QS 9 Avenida Águas Claras, Lote 3)
– Planaltina (Setor Recreativo e Cultural -Módulo Esportivo -Via WL 1-a/NS)
– Recanto das Emas (Av Recanto das Emas – Ǫuadra 205 -Lote 01)
– Sol Nascente/Pôr do Sol – Unidade II (Ǫuadra 105, conjunto O, AE 1, trecho 02)

Café da manhã e almoço

– Brazlândia (Ǫuadra 36 –Área Especial nº 01 – Vila São José)
– Ceilândia (CNM 01 – Bloco 01 – Lote 01 -Ceilândia Centro)
– Estrutural (Ǫuadra 14 – Área Especial – Vila Estrutural)
– Paranoá (Ǫuadra 2 -Lote A – Feira Livre -ÁreaEspecial)
– Samambaia (ADE/S -Conjunto 15 – Lotes 01/02 – às margens da BR-061)
– São Sebastião (Centro de Múltiplas Atividades -Lote 02 – próximo à Administração Regional)
– Sobradinho (AR 13 – Área Especial 08 -Ǫuadra 03 – Setor Administrativo)
– Sol Nascente/Pôr do Sol (ǪNR 01, Área Especial nº 2 Ceilândia Norte)

Almoço

– Gama (Setor Central – Área Especial – Complexo Esportivo do Gama – Estádio Bezerrão)
– Itapoã (Ǫuadra 61 – Área Especial – Entre Conjuntos D/E, Condomínio Del Lago)
– Riacho Fundo II (Ǫuadra 10 – Conjunto 01 -Lote 01)
– Santa Maria (Avenida Alagados – Área Central – junto ao prédio da Administração Regional)

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense