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Emergência e orientações

Polícia Militar usa WhatsApp para estreitar vínculo com a comunidade

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Mariana Damaceno

No caminho, é difícil não os pararem para conversar. O grupo de cinco militares é responsável pelo policiamento comunitário do 28° batalhão, no Riacho Fundo. A rotina baseia-se em cativar a confiança da população com mais proximidade.

Para fortalecer o vínculo, a equipe representa um dos 10 batalhões com número de WhatsApp disponível para a comunidade. O atendimento, no caso do Riacho Fundo, não é para casos de emergência, mas para orientações.

Jordana Lopes, de 31 anos, está entre os 180 comerciantes que participam de grupo no aplicativo. Dona de lojas de materiais de construção, ela teve uma das unidades assaltada em julho, de madrugada. “Quando chegamos, a loja estava praticamente vazia, levaram tudo”, lembra.

O prejuízo, de cerca de R$ 20 mil, foi revertido depois que a proprietária do comércio informou sobre o furto no grupo. “Os policiais conseguiram recuperar tudo e prenderam o homem que estava com as coisas.”

Para ela, o grupo é muito útil e deixa a população com maior sensação de segurança. As respostas, ela conta, são rápidas e todos se sentem à vontade para denunciar qualquer atitude suspeita no local onde estão.

“A gente deixa de ser um agente distante de Estado e passa a ser a gente. Isso cria familiaridade e vínculo, porque eles sabem que estamos à disposição para atendê-los”, ressalta o coordenador da equipe de policiamento comunitário, tenente Georgio.

São feitas em média 25 visitas por dia. Eles ainda pedem para que a comunidade preencha ficha com informações como: horário com maior incidência de crime, se há medo de sair de casa ou se já foi vítima de alguma violência.

As informações, segundo o tenente Georgio, servem para que o batalhão trace as melhores estratégias de segurança para cada lugar.

Proximidade facilita o combate ao crime

No caso dos comércios, os policiais conseguiram perceber uma queda de 15,8% no número de roubos de janeiro a novembro de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado, no Riacho Fundo II.

Além do grupo de comerciantes, a dupla responsável pela área do Riacho Fundo II também utiliza a ferramenta para condomínios e quadras residenciais. No primeiro caso, os policiais trocam mensagens com os síndicos de cada local, que são cadastrados e assinam um termo de cooperação.

Para o sargento Rosse, um dos militares da equipe do Riacho Fundo II, os novos condomínios, verticais, são um desafio. “Eles reuniram gente de várias regiões, com realidades diferentes. As pessoas não sabem quem são seus vizinhos e ficam acuadas”, avalia. “Quando percebem que a polícia está presente no lugar onde moram, sentem-se mais seguras.”

Graças à parceria fechada com síndicos, os policiais podem entrar na área privada dos condomínios e chamar moradores para conversas, nas quais escutam demandas e orientam sobre o que fazer em caso de algum tipo de crime. São 15 minutos que Elias Roriz, de 53 anos, diz serem determinantes.

Roriz é síndico desde o início do ano no Condomínio 18 do Parque do Riacho. “Vim de São Paulo e nunca vi caso semelhante de proximidade da polícia com a comunidade. Para mim é inédito e muito bom para a população.”

As conversas por celular ajudam os policiais a traçar o planejamento para as visitas e reuniões que fazem na região. A parceria com a comunidade facilita projetos sociais como doação de brinquedos para crianças carentes e esporte para adolescentes.

“Em três dias, arrecadamos 273 brinquedos para doação”, conta Rosse, ao destacar que a iniciativa só foi possível graças à participação dos comerciantes locais.

Em Taguatinga, WhatsApp auxilia no serviço de emergência

No 2º Batalhão de Polícia Militar, em Taguatinga, a corporação começou a utilizar o WhatsApp em 2014, com o grupamento tático operacional. O trabalho teve início com um operador, que recebia as demandas 12 horas por dia e as passava às viaturas que estavam na rua.

O serviço foi ampliado e, atualmente, dois operadores se revezam em turnos de 12 horas cada um. Eles também gerenciam as informações do sistema de ocorrências e as câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade.

Além do tempo de despacho, que caiu da média de 15 para dois minutos, segundo a estimativa do subcomandante do batalhão, capitão Servato, aumentou a apreensão de drogas e diminuíram os crimes como furtos e roubos. “Fomos percebendo que após esse contato mais direto com a população, pegamos bastante confiança.”

Batalhões que disponibilizam número de WhatsApp para a população

  • 2° Batalhão de Polícia Militar, em Taguatinga (61) 98301-1149
  • 28° Batalhão de Polícia Militar, no Riacho Fundo (61) 99969-2873
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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Ao Vivo de Brasília
Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Ao Vivo de Brasília
Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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