Curta nossa página

Cidades

Polícia Militar reforça vigilância em novos acessos à orla do Lago Paranoá

Redação
Mariana Damaceno

Até o fim do ano, toda a orla do Lago Paranoá terá sido desobstruída e poderá ser utilizada pela população. Democratizar o espaço, que começou a ser desocupado em agosto de 2015, e garantir o acesso de qualquer pessoa à orla também exigem cuidado reforçado do governo.

A Polícia Militar estima que o movimento perto do espelho d’água tenha aumentado em média 30%. Nos fins de semana, a avaliação é que cerca de 1,2 mil pessoas passem pelos lugares mais movimentados, como Ermida Dom Bosco e Deck Norte.

Por isso, o Batalhão de Policiamento Turístico, responsável pela orla, reforçou o patrulhamento com embarcações da Companhia de Policiamento Lacustre e viaturas convencionais.

O movimento costuma ser mais intenso pela manhã, no fim da tarde e nos fins de semana e feriados. São nesses momentos que a presença dos policiais também aumenta.

Para garantir maior efetivo, o batalhão trabalha com serviço voluntário gratificado dos policiais. Os militares atuam em escala de plantão, mas, nos dias mais movimentados, a maior parte opta por trabalhar.

“Aos poucos, a população tem descoberto esses novos locais desobstruídos e precisamos estar lá para fazer a segurança”, reforça o comandante do batalhão, major André Luiz Caldas. Ele ressalta que entre os novos pontos mais movimentados está o Deck Sul, o Parque da Asa Delta e o Parque da Península.

A Polícia Militar também tem trabalhado para conscientizar a população para o uso sustentável da área. Motoristas são orientados a não estacionar na margem do lago, e frequentadores, a não poluir o espaço. “A desobstrução ocorreu exatamente porque a área precisa ser conservada”, reforça o comandante.

Força-tarefa para cuidar da orla

Outros órgãos também trabalham para garantir o uso consciente da orla. O governo criou uma força-tarefa para orientar a população sobre o acesso à margem do Lago Paranoá.

Em 25 de outubro, o governo entregou oficialmente 671 metros quadrados de terrenos desobstruídos na parte do Lago Norte. As construções retiradas estavam a até 30 metros da margem do Lago Paranoá, espaço de área de preservação permanente (APP).

Parte do projeto Orla Livre, o trabalho visa retomar a escala bucólica de Brasília, pensada por Lucio Costa. A ideia dele era que o lago fosse de todos. Falta ser desobstruída a área ocupada por 48 lotes no Lago Sul.

Continuar lendo
Publicidade
Comments

Cidades

Detran promove o quarto leilão do ano com quase mil veículos

Redação

em

Publicado por

Gabriel Jabur/Agência Brasília

Na segunda-feira (22), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) abre o período de visitação aos veículos que serão leiloados no próximo dia 29. A exposição estará aberta das 8h30 às 17h30, em horário ininterrupto, até sexta-feira (26).

Ao todo, serão leiloados 986 veículos, entre carros e motos. Desses, 80 estão aptos a circular e o restante é considerado sucata, destinado apenas ao comércio de peças e componentes.

Durante a visitação, é vedado manusear, experimentar e retirar peças dos veículos. Os lotes estão disponíveis para inspeção visual nos pátios abaixo:

– Lotes: 001 ao 107; 403 ao 720 – Posto da Polícia Rodoviária Federal – BR 040, KM 0, Santa Maria/DF.

– Lotes: 202 a 213 – Pátio do Depósito de Veículos Apreendidos – DVA I, situado na SGAN 906 Bloco T (próximo ao Autódromo Internacional de Brasília).

– Lotes: 301 ao 378 e 801 ao 903 – Pátio da Copol Leste, situado na SGA Área Especial 11, Lote 11, Sobradinho/DF (altura do km 08 da BR 020).

O quarto leilão deste ano será realizado, no Ginásio de Esportes de Sobradinho, localizado na Quadra 02, Área Especial 01 a 05, Sobradinho – DF (próximo à Rodoviária da cidade) a partir das 9h. O edital com todas as condições para a arrematação está disponível nos sites www.detran.df.gov.br/servicos/leilao e www.costanetoleiloeiro.com.

O valor arrecadado em cada lote será utilizado para quitação dos débitos do veículo. O restante, se houver, ficará à disposição do proprietário anterior.

Continuar lendo

Cidades

CLDF: CPI da Pedofilia apresenta celulares com fotos de crianças

Redação

em

Publicado por

Valter Campanato/Agência Brasil

A CPI da Pedofilia da Câmara Legislativa identificou uma rede de abuso sexual de adolescentes por meio de troca, armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos na internet. Foram encontrados 145 grupos com até 200 participantes envolvidos na disseminação de fotos de meninos e meninas em atos sexuais.

A informação foi prestada pela CPI nesta quinta-feira (18), em entrevista coletiva. A ação, que começou há seis meses, é parte da segunda etapa da Operação Erástes, que investiga o compartilhamento e divulgação de pornografia infantil em redes sociais na web. A CPI conduz as investigações.

Depois da identificação dos grupos e participantes, a operação apreendeu, no início do mês, 15 aparelhos celulares de administradores de grupos. Os telefones serão periciados para identificar se houve armazenamento e transmissão de imagens e vídeos, práticas caracterizadas como crime. Caso sejam constatadas essas condutas, as provas serão repassada à Polícia Civil para indiciamento dos responsáveis.

O delegado Haandel Fonseca, à frente das investigações da CPI, informou que a polícia vai investigar também outros participantes dos grupos para verificar se há indícios de atividades ilícitas que possam levar à inclusão deles entre os denunciados. “Vamos dar sequência às investigações, pois há relatos de que integrantes participam de vários grupos de troca de imagens com conteúdo sexual.”

Operação Crisálida

A CPI da Pedofilia também deflagrou a segunda etapa da Operação Crisálida, com foco no combate ao aliciamento de adolescentes em regiões e no entorno do DF. Os policiais identificaram sites de relacionamento e salas de bate-papo virtuais que eram usados para prostituição infantil.

Sites encontrados vendiam a troca de apoio financeiro a mulheres por serviço de acompanhante. Segundo o delegado Haendel Fonseca, os responsáveis pelo site estão sendo investigados. Em um deles, foi identificada uma adolescente. A operação teve início com denúncias recebidas pela CPI. Na primeira etapa, foi identificada uma jovem sendo abusada em apartamentos na região central de Brasília.

Resultados

O presidente da CPI, deputado Rodrigo Delmasso (PRB), informou que a comissão deve entregar o relatório final até o fim do ano e destacou as ações realizadas. “Esta CPI fez operações de busca e apreensão em busca de provas para possíveis indiciamentos. O relatório deve trazer informações novas e importantes de denúncias de crimes de abusos sexuais de crianças e adolescentes, um crime subdenunciado”, disse.

Delmasso acrescentou que a CPI também solicitou uma auditoria do Tribunal de Contas do DF sobre o uso do fundo para políticas voltadas à infância e adolescência. De acordo com o deputado, o governo do Distrito Federal teria contingenciado recursos, o que não seria permitido. O parlamentar defendeu o endurecimento das penas de pessoas condenadas por crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes.

Denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, do 190 da Polícia Civil, e da própria CPI, pelo telefone 3348-8821. Não é preciso se identificar.

Continuar lendo

Cidades

Outubro Rosa da Bodytech tem aulões especiais e muito mais

Redação

em

Publicado por

Divulgação

O mês de outubro foi escolhido para a conscientização e prevenção do câncer de mama. Para reforçar ainda mais a campanha, a Bodytech Brasília preparou aulões especiais.

Confira a programação:

Lago Sul

A começar pela aula de Hatha Yoga gratuita da Bodytech Lago Sul. O evento será no sábado, dia 20 de outubro, no Deck Sul, em frente à academia. A aula é aberta ao público.

Asa Norte

No mesmo dia, a unidade Asa Norte vai oferecer um super aulão de defesa pessoal para elas, às 9h, com o professor Hugo Bidu. No sábado, 27, aula Divas BT, com yoga, ministrado por Bruna Maculam; glúteo e coxa, com Eliana Silva e Ballet Fitness com Rany Luna. Os eventos são destinados apenas a clientes da academia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas com uma semana de antecedência.

Lago Norte

Os profissionais do Lago Norte também prepararam um dia muito especial. No sábado, dia 20, a unidade vai oferecer aulas de Cycling, Running, Dance Mix, Step Hiit e Localizada com degustação de suplementos Glambia e café da manhã, em parceria com o restaurante Pobre Juan. O ambiente contará ainda com decoração especial do Outubro rosa e DJ. O evento é aberto para alunos do Lago Norte e da Asa Norte.

Sudoeste

A Bodytech Sudoeste também vai realizar um aulão no próximo dia 20. Na programação tem Localizada, Cycling, treinamento funcional e atividades de maind, das 10h às 12h. São 100 vagas para o evento.

A academia vai realizar ainda um aulão de dança, para 80 pessoas, com o professor Helton dos Anjos, no dia 25. O 1º Baile Funk do Helton acontecerá na sala 1, das 19h30 às 21h30.

Outubro rosa na Bodytech Brasília

Bodytech Lago Sul

  • Aulão gratuito de Yoga
    Quando: 20 de outubro às 9h
    Onde: Deck, em frente à academia, no Setor de Clubes Esportivos Sul
    Quem pode participar: aberto ao público

Bodytech Asa Norte

  • Defesa pessoal para elas
    Quando: 20 de outubro às 9h
  • Divas da BT
    Quando: 27 de outubro às 9h30
    Onde: Asa Norte – Plaza Norte – Quadra EQN 110/111
    Inscrições para alunas da academia, com uma semana de antecedência

Bodytech Lago Norte

  • Aulão
    Quando: 20 de outubro
    10h – Step Hiit
    10h – Running
    11h – Cycling
    11h – Localizada
    11h – Dance Mix
    Onde: Shopping Iguatemi – 3º Piso S/N
    Inscrições: não há

Bodytech Sudoeste

  • Aulão de localizada
    Quando: 20 de outubro das 10h às 12h
    Onde: Na quadra de esporte da unidade: Setor EQSW 301/302 LT 03
  • 1º Baile Funk do Helton
    Quando: 20 de outubro das 19h30 às 21h30
    Onde: Sala 1 da academia

Continuar lendo
Brasília, 19 de outubro de 2018

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana