Curta nossa página

Viva Brasília

Polícia Militar apreende, em média, sete armas de fogo diariamente

Publicado

Foto/Imagem:


A Polícia Militar apreende uma média diária de sete armas de fogo no Distrito Federal. O número de armas e simulacros retirados das ruas de 1º de janeiro a 23 de junho deste ano chegou a 1.258 — 19,7% a mais que os 1.051 recolhidos nos seis primeiros meses de 2015. Somente no fim de semana de 6 a 8 de maio, por exemplo, a corporação apreendeu 54 objetos do tipo. A quantidade é considerada um recorde para o espaço de tempo.

Segundo informações da PM, essas armas são encontradas, na maioria das vezes, em posse de gangues ligadas ao tráfico de drogas, e usadas constantemente para acertos de contas, assaltos e homicídios.

Apreensao_de_Armas_Agencia_Brasilia

Em 100% dos casos, de acordo com a polícia, a apreensão é fruto de abordagens das equipes de rua. Após recolhidos, esses artefatos são apresentados nas delegacias da Polícia Civil, de onde seguem para armazenamento na Central de Guarda de Objetos de Crime, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Depois, o juiz competente envia as armas ao Comando do Exército para destruição ou doação a qualquer órgão de segurança pública do País ou às Forças Armadas. Há ainda a possibilidade de o equipamento ser incorporado, por exemplo, no arsenal da própria Polícia Militar do DF, com a devida autorização judicial.

O trabalho de recolhimento das armas de fogo integra o programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, lançado oficialmente em 21 de julho de 2015. Por meio dele, as forças de segurança e outros órgãos de governo atuam para desenvolver ações que garantam o bem-estar social. Entre as prioridades estão o aumento nas apreensões de drogas e de armas, a solução de crimes contra a vida e a redução da vulnerabilidade social.

Documentos comprovam registro e porte de arma de fogo
Para evitar apreensão, os donos de armas de fogo precisam registrá-las e, se necessário, o porte. No primeiro caso, trata-se de documento, com validade de três anos, que autoriza o proprietário a manter o objeto exclusivamente no interior de sua residência ou no local de trabalho. O porte de arma exige uma certidão com validade de até cinco anos. Já os procedimentos de compra de armas de fogo ficam a cargo da Polícia Federal.

Simulacros: equipamentos que imitam as armas
A Polícia Militar também tira das ruas de Brasília produtos que imitam armas reais, conhecidos como simulacros. Por serem muito semelhantes aos originais, são usados pelos criminosos para intimidar as vítimas. O mesmo ocorre com asairsofts, armas de ar utilizadas para práticas esportivas.

Do início do ano até 23 de junho, foram apreendidos 284 simulacros e 11 airsofts. A polícia ressalta, porém, que o simples fato de portar um equipamento desse tipo não caracteriza crime.

Por conta da dificuldade em reconhecer uma arma de fogo real, a recomendação da PM é evitar comportamentos de risco, como tentar desarmar o criminoso ou ignorar as instruções do assaltante.

Campanha paga por armas entregues
Os donos de arma de fogo, com ou sem registro, podem entregá-las à Polícia Federal ou às instituições credenciadas para destruição, sendo indenizados com valores que variam de R$ 150 a R$ 450, de acordo com o tipo da arma.

Segundo o portal da Polícia Federal, para entregar o material, é preciso preencher um requerimento eletrônico no site da corporação, imprimi-lo e entregá-lo a uma unidade credenciada, com a apresentação do documento de registro. Será fornecido um protocolo de indenização, e o dinheiro poderá ser sacado em qualquer posto de autoatendimento do Banco do Brasil.

As delegacias circunscricionais e algumas especializadas da Polícia Civil também estão aptas a receber armas de fogo, mas, nesse caso, não há indenização.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

CONTINUAR LENDO

Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense