Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Carnaval da Paz

Polícia Civil combaterá LGBTfobia no carnaval

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Chris Caldwell
William Nascimento

Segue a gente no
Google News

O combate à discriminação, agressão ou ameaça ao público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) é o foco da campanha Carnaval da Paz – livre da LGBTfobia. A iniciativa é da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), da Polícia Civil do Distrito Federal.

A campanha focará nas redes sociais. Dez mil panfletos serão ainda distribuídos nos blocos nos quatro dias de carnaval. O material elaborado contém informações abordando formas de preconceito e agressão sofridas pelo público LGBT. A delegada-chefe da Decrin, Glaucia Cristina da Silva, explica que a ideia é esclarecer a população sobre as diversas situações como injúria, ameaça e lesões corporais.

“As pessoas ainda são tímidas no seu direito de reclamar, inclusive por não haver uma legislação específica para responsabilizar os agressores. Porém, a PCDF possui um acolhimento diferenciado, capaz de entender a pessoa como um cidadão comum e que tem os direitos a serem respeitados”, disse Glaucia.

A delegada-chefe da Decrin lembra que as denúncias precisam ser formalizadas, para que o agredido ou agredida, seja submetido a exame de lesões corporais.

“As demais ocorrências podem ser registradas pela Delegacia Eletrônica ou comparecendo posteriormente à sede da Decrin. Nas situações de flagrante, a vítima deve procurar a delegacia mais próxima para fazer a ocorrência”, disse.

Glaucia Cristina alerta que, em todos os casos, a orientação indispensável é que a vítima se lembre de coletar o máximo de provas possível, devendo anotar o local e horário do fato, procurando testemunhas, fotos e vídeos que comprometam o agressor.

Divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2020 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense