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Entre 1º e 7 de maio

PMDF flagrou e multou 646 pessoas embriagadas ao volante em 1 semana

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Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik


Somente nos sete primeiros dias de maio, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Comando de Policiamento de Trânsito, flagrou e multou 646 pessoas por embriaguez ao volante. Esse é o maior número já registrado nas medições semanais este ano.

A fiscalização da PMDF ocorre o ano inteiro, em pontos estratégicos, para promover a segurança viária do DF. Durante a campanha Maio Amarelo, são priorizadas as ações educativas no combate aos acidentes fatais no trânsito.

Graças à atuação efetiva de vários órgãos do Distrito Federal, a capital teve o menor o número de mortes em acidentes de trânsito desde 2014. No primeiro trimestre de 2023, foram 47 óbitos, o que representa uma queda de 27% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 65 vítimas morreram.

“A quantidade de fiscalização aumenta cada vez mais porque isso é um fruto do trabalho contínuo da PM. Nós capacitamos toda a Polícia Militar para que tivéssemos uma fiscalização mais efetiva e abrangente”, explicou o coronel Edvã de Oliveira Sousa, da PMDF.

A PMDF registrou 19.738 alcoolemias em 2021; 26.230 em 2022; e 5.547 até abril de 2023. Somente na primeira semana de maio, foram aproximadamente três fiscalizações por dia efetuadas pelos militares da PMDF.

“A gente foca na alcoolemia, no uso de aparelhos eletrônicos durante a direção, no uso inadequado do cinto de segurança e nos inabilitados flagrados dirigindo. Acreditamos que essas autuações impactam diretamente na prevenção de acidentes e na segurança viária do DF”, defendeu o coronel. Segundo ele, atualmente o Comando de Policiamento de Trânsito conta com pouco mais de 400 militares, mas todo o quadro da PMDF é capacitado para fiscalizar no trânsito.

Maio Amarelo

O movimento completa uma década neste ano com o tema da ação, “No trânsito, escolha a vida!”. Em paralelo às ações de fiscalização, os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) promovem ações educativas para conscientizar a paz no trânsito.

“Este ano estamos completando 10 anos do Maio Amarelo e o Detran está com diversas ações educativas durante todo o mês que abordam os quatro envolvidos no trânsito: pedestre, motorista, motociclista e o ciclista. O nosso foco também é trazer a reflexão sobre a alcoolemia e o uso de aparelhos eletrônicos durante a direção, que são as principais causas de acidentes no DF”, explicou a diretora de educação de trânsito do Detran-DF, Paula Nunan.

A partir de 11/12

Transporte coletivo do DF: pagamento agora, somente por meio eletrônico

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Ao Vivo de Brasília
Pagamento com cartão de crédito e débito transporte público DF
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Com a inclusão de mais 295 linhas no sistema digital, a partir da próxima quarta-feira (11) todas as linhas urbanas do transporte público coletivo do DF passam a receber o pagamento de passagens somente por meio eletrônico. Os usuários devem ficar atentos, porque dentro dos ônibus não será possível pagar a tarifa com dinheiro em espécie. Ao todo, são 931 linhas que atendem todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

“Implantamos o sistema de forma gradual para dar tempo dos usuários entenderem as regras e escolher seu modo preferido de pagar a passagem”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. Ele lembra que o sistema 100% digital começou a ser implantado em 1º de julho, com apenas 52 linhas (5,65% do total).

“Fomos ampliando aos poucos, inserindo as linhas onde o pagamento em espécie foi reduzindo. Ao todo, foram cinco ampliações e hoje o sistema registra um pequeno percentual de pagamento em dinheiro. Acreditamos que agora todos os passageiros estejam adaptados ao sistema digital e podemos inserir todas as linhas restantes”, avaliou o secretário.

Dados do sistema de bilhetagem automática do DF apontam a migração do pagamento em espécie para os meios digitais. Entre junho e dezembro deste ano, o pagamento em dinheiro na catraca caiu de 29% para 7,4% do total de acessos. O meio mais usado pelos passageiros é o cartão Mobilidade, com 49,2% dos pagamentos e depois o Vale-transporte, com 32,3% do total. Os cartões bancários são usados em 11% dos acessos e somente 0,03% dos embarques ocorrem com uso de bilhete avulso.

Com o sistema 100% digital, para acessar qualquer linha de ônibus do DF, os passageiros não podem mais pagar com dinheiro em espécie. Deverão utilizar cartões bancários (débito ou crédito), cartões de transporte (Mobilidade e Vale-transporte) ou bilhete avulso (QR Code). Os cartões bancários devem ter o sistema de pagamento por aproximação, mas os usuários poderão pagar também por meio de smartphones ou pulseiras eletrônicas.

Fazendo o pagamento com Vale-transporte ou cartão Mobilidade, o usuário tem o benefício da integração, que permite fazer até três embarques no intervalo de três horas pagando o valor máximo de R$ 5,50. Os cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) também continuam sendo aceitos.

Os passageiros que preferem pagar em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso nos mesmos pontos de recarga do cartão Mobilidade. O bilhete é unitário, vendido no mesmo valor da tarifa da linha que o passageiro vai acessar e não permite a integração com outras linhas de ônibus nem acesso ao metrô.

O BRB mantém pontos de comercialização em 148 locais, onde é possível adquirir o bilhete avulso e fazer recarga do cartão Mobilidade. O passageiro também pode recarregar o cartão por meio de Pix no aplicativo BRB Mobilidade, ou com dinheiro nos terminais rodoviários e estações do metrô.

O atendimento é feito ainda nos postos de conveniência do BRB, localizados em áreas comerciais de grande circulação das cidades satélites e do Plano Piloto. Quem ainda não possui o cartão, pode se dirigir a um dos 70 pontos que oferecem o serviço, incluindo as unidades do Na Hora em Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama e Riacho Fundo.

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BRBCARD

BRB bate recorde em operações com cartão de crédito na Black Friday

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Ao Vivo de Brasília
cartao brb infinite visa
Foto/Imagem: Divulgação/BRBCARD

A Black Friday agitou os consumidores no último final de semana. Entre os dias 29 de novembro e 1º deste mês, o BRB registrou alta de 13,69% no volume de compras realizadas com seus cartões de crédito, em comparação com a mesma data comercial do ano passado, atingindo R$ 114,7 milhões em movimentação financeira.

O dado considera as compras realizadas com cartões de crédito no e-commerce e em lojas físicas. O segmento que mais se destacou foi o de materiais de construção, com uma alta de 61,1%, seguido pelas agências de viagens e turismo, que apresentaram quase 50% de crescimento. Somente na sexta-feira (29/11), foram movimentados R$ 55,6 milhões, o que representa um aumento de 10,5% em relação à Black Friday do ano passado.

“Este marco representa a confiança dos clientes do BRB em nossos serviços e na eficácia das nossas soluções de pagamento, o que beneficia o crescimento econômico como um todo. Continuaremos oferecendo a melhor experiência, inovando e trazendo mais facilidades e opções para os nossos clientes”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

O crescimento também ocorreu nas maquininhas do BRBPay. O volume total de pagamentos (TPV) no período foi de R$ 4,8 milhões, um crescimento de 46,81%. Só na sexta-feira, o TPV foi de R$ 2,35 milhões, ou seja, houve um incremento de 104% em relação a 2023. O segmento de bares e restaurantes foi o que mais se destacou.

Novo app BRBCARD

Na última semana, a BRBCARD disponibilizou uma atualização de seu aplicativo, com interface renovada e ainda mais integrada ao Super App BRB. A nova versão da plataforma tem como principal objetivo facilitar a navegação e centralizar todos os produtos e serviços de cartões de crédito em um único ambiente digital.

O programa de relacionamento dos cartões de crédito também passou a ser totalmente integrado. Os pontos acumulados podem ser acessados e utilizados diretamente no marketplace, sem a necessidade de navegar por outras plataformas, o que torna o processo mais ágil.

Além disso, os cartões adicionais agora possuem acesso independente ao app, o que proporcionará uma experiência personalizada aos titulares dos cartões, que aproveitarão as funcionalidades de forma individualizada.

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