Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Entrada gratuita

Planetário de Brasília recebe festival internacional de cinema 360°

César Filho

A partir de 1° de novembro, o Planetário de Brasília receberá o Immersphere — Festival Internacional de Fulldome de Brasília. O evento contará com exibições de filmes nacionais e internacionais até 30 de novembro. A entrada será gratuita.

A tecnologia fulldome causa a impressão no espectador de que ele está inserido totalmente no filme, pois o mundo real se mistura com o virtual. Isso ocorre porque as películas são exibidas em uma tela semiesférica com sons e imagens de alta qualidade que confundem os sentidos.

Nos cinco primeiros dias, ocorrerá a mostra competitiva. Vinte e dois filmes concorrerão a seis prêmios. Serão sete produções do Brasil, cinco da Grã-Bretanha, duas da França, duas da Colômbia, duas do México, uma do Canadá, uma da Bélgica, uma da Espanha e uma dos Estados Unidos.

As categorias são:

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
  • Melhor Filme, escolhido pelo público e com premiação de R$ 6 mil
    (único com premiação em dinheiro)
  • Prêmio Planetário de Brasília, indicado pelo diretor do Planetário
  • Melhor Filme
  • Melhor Filme Experimental
  • Melhor Narrativa
  • Melhor Experiência sonora
    (selecionados pelos curadores)

Após a fase de premiações, a mostra continuará no Planetário de Brasília até 30 de novembro. Além dos 22 filmes, os visitantes poderão assistir a dez títulos que não participam da competição paralela.

A bilheteria do Planetário vai distribuir as senhas por ordem de chegada uma hora antes das sessões. Cada pessoa pode pegar até dois ingressos.

O festival também contará com workshops sobre conteúdo da área audiovisual e fulldome, palestras, mesas-redondas, apresentações de projetos e pesquisas relacionadas à mostra, exposição de arte e de tecnologia e oficinas.

No encerramento, haverá a publicação de um catálogo com o resumo dos filmes, das obras exibidas e das apresentações dos autores.

Os workshops e as mesas-redondas terão a entrada franca, sujeita à lotação dos espaços. Já as oficinas são pagas, e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

O festival conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF e tem apoio da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, que cedeu o Planetário.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Amamenta Brasília

Mães saudáveis com leite excedente podem se cadastrar no Amamenta Brasília pela internet ou pelo telefone 160 (opção 4)

Universidade de São Paulo

Ondas sonoras de alta frequência podem destruir vírus como SARS-CoV-2, H1N1 e outros sem causar danos a células, sendo alternativa para novos tratamentos

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.