Curta nossa página

Até 20 de maio

Planaltina recebe a tradicional Festa do Divino Espírito Santo

Publicado

Foto/Imagem: Gabriel Jabur/Agencia Brasilia


Planaltina é a região administrativa mais antiga do DF e também a que carrega um dos mais tradicionais festejos populares, a Festa do Divino Espírito Santo. São 158 de história, perpassando gerações para manter as chamadas “folias de rua e de roça”. Obedecendo ao calendário religioso, que estabelece as celebrações sempre sete semanas após o domingo de Páscoa, entre os dias 10 e 20 de maio acontece mais uma edição do evento carregado de tradição, religiosidade e cultura. O ápice acontece nos últimos dias, com show de ícones da música Católica (18 e 20/5) e com o “Encontro das Bandeiras” (19/5), quando é selada a unidade das programações urbana e rural.



Durante os 10 dias, 100.000 participantes, entre fiéis, moradores da região e turistas devem acompanhar a programação na cidade (folia de rua) e na zona rural (folia de roça), que inclui missas, novenas, cavalgadas, procissões, cantorias e ladainhas e shows. Toda esta tradição é uma parceria entre a Igreja Católica e a comunidade, que numa manifestação de solidariedade conta com o apoio de voluntários e doações. Além do caráter cultural e religioso, o evento movimenta a economia solidária, além de valorizar o turismo histórico riquíssimo da região de Planaltina.

A organização da festa é compartilhada entre os casais escolhidos com posição de destaque – o festejo possui regras e hierarquias que remontam suas origens – e pelo menos 200 outros voluntários que coordenam as doações nas diferentes igrejas que participam dos festejos. Além disso, todos os alimentos são ofertados pela própria comunidade, urbana e rural, com o apoio das igrejas e capelas envolvidas. Mais de 10.000 refeições são servidas com os alimentos recebidos.

Tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino tem apoio do Governo de Brasília, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo. A realização tem ainda suporte da Associação de Carreiros de Planaltina-DF e Entorno, uma associação privada, sem fins lucrativos que trabalha na produção de espetáculos do meio rural.

Folia de Rua – Assim denominada as celebrações na cidade de Planaltina, tudo começa com as novenas que acontecem em 13 paróquias e capelas início das comemorações realizadas em 13 paróquias e capelas (entre elas as Paróquias Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, São Vicente de Paula, Divino Espírito Santo e São Sebastião e Capelas Santa Rita Murialdo, Imaculada, São Francisco e São José), além de 100 casas da região (noveneiros). Durante os nove dias, há missas com rituais diferenciados como a entrada dos imperadores e foliões de rua. O grande encerramento acontece dia 19 de maio com o “Encontro das Bandeiras”.

Este ano, dois grandes shows de música Católica integram a programação na praça São Sebastião. Davidson Silva sobe ao palco dia 18 de maio (sexta-feira), a partir das 22h, com grandes sucessos de louvor. Para encerrar todas as celebrações da Festa do Divino, o último dia dos festejos (20 – domingo) conta com a voz de Celina Borges para um momento de muita adoração da artista com 30 anos de carreira, inclusive tendo gravado ao lado do Padre Fábio de Mello.

Folia de Roça – Na zona rural, ou seja, na “Folia de Roça”, a festa segue por uma dinâmica diferente, sempre com todos paramentados de lenços vermelhos no pescoço e divisa (espécie de broche) nas blusas. A Alvorada (primeiro dia de folia) acontece na fazenda do Alferes (responsável pela festa). Nos “pousos” (fazendas antifriãs), os foliões jantam, tomam café, assistem às missas pela manhã e almoçam, sempre de forma gratuita, arcada com doações. Nestes pontos, acontecem também as cantorias e ladainhas, um dos maiores símbolos da festa, feitos por instrumentistas, rezadores e foliões antigos. Para mudar de um pouso a outro, seguem as cavalgadas que podem chegar a 25Km de distância.

Este ano a programação da Folia de roça segue:

  • 13/05 – 18h – Fazenda São Felipe (Rodovia GO230 Km 09 a direita, Água Fria de Goiás)
  • 14/05 – 13h – Fazenda Bela Vista (Rodovia GO230 Km 07 a esquerda, Água Fria de Goiás)
  • 15/05 – 13h – Fazenda Oliveira (Rodovia GO230 Km 22 a esquerda, Planaltina de Goiás)
  • 16/05 – 13h – Fazenda São Jorge (Rodovia GO430 Km 27 margem esquerda do Rio Cangalha, Planaltina de Goiás)
  • 17/05 – 13h – Fazenda Jequitibá (Rodovia GO430 Km 08 à esquerda, Planaltina de Goiás)
  • 18/05 – 13h – Fazenda Mantiqueira (Rodovia DF02 LESTE Km 3,9, Planaltina-DF)

Para saber mais – A Festa do Divino é uma manifestação cultural religiosa, tradicional e popular, a segunda maior manifestação de fé de Planaltina, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha. Ela recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa. A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados aos pobres. Essencialmente de caráter comunitário, a Festa do Divino é uma celebração em que a doação – de bens ou de trabalho – é fundamental, já que seu espírito é de promover comunhão e partilha, quando quem tem, doa, e que nada tem, recebe de graça.

Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina

Data: 10 a 20 de maio de 2018
Local: Planaltina-DF
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre

Shows
18/05 – Davidson Silva
20/05 – Celina Borges
Gratuitos, sempre às 22h na Praça São Sebastião.

Encontro das Bandeiras
Data: 19/05
Procissões pela cidade com encontro às 13h na Praça São Sebastião.

Atualizado em 11/05/2018 – 14:55.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana