Curta nossa página

Diversão & Arte

Planaltina recebe a tradicional Festa do Divino Espírito Santo

Redação
Gabriel Jabur/Agencia Brasilia


Planaltina é a região administrativa mais antiga do DF e também a que carrega um dos mais tradicionais festejos populares, a Festa do Divino Espírito Santo. São 158 de história, perpassando gerações para manter as chamadas “folias de rua e de roça”. Obedecendo ao calendário religioso, que estabelece as celebrações sempre sete semanas após o domingo de Páscoa, entre os dias 10 e 20 de maio acontece mais uma edição do evento carregado de tradição, religiosidade e cultura. O ápice acontece nos últimos dias, com show de ícones da música Católica (18 e 20/5) e com o “Encontro das Bandeiras” (19/5), quando é selada a unidade das programações urbana e rural.

Durante os 10 dias, 100.000 participantes, entre fiéis, moradores da região e turistas devem acompanhar a programação na cidade (folia de rua) e na zona rural (folia de roça), que inclui missas, novenas, cavalgadas, procissões, cantorias e ladainhas e shows. Toda esta tradição é uma parceria entre a Igreja Católica e a comunidade, que numa manifestação de solidariedade conta com o apoio de voluntários e doações. Além do caráter cultural e religioso, o evento movimenta a economia solidária, além de valorizar o turismo histórico riquíssimo da região de Planaltina.

A organização da festa é compartilhada entre os casais escolhidos com posição de destaque – o festejo possui regras e hierarquias que remontam suas origens – e pelo menos 200 outros voluntários que coordenam as doações nas diferentes igrejas que participam dos festejos. Além disso, todos os alimentos são ofertados pela própria comunidade, urbana e rural, com o apoio das igrejas e capelas envolvidas. Mais de 10.000 refeições são servidas com os alimentos recebidos.

Tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino tem apoio do Governo de Brasília, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo. A realização tem ainda suporte da Associação de Carreiros de Planaltina-DF e Entorno, uma associação privada, sem fins lucrativos que trabalha na produção de espetáculos do meio rural.

Folia de Rua – Assim denominada as celebrações na cidade de Planaltina, tudo começa com as novenas que acontecem em 13 paróquias e capelas início das comemorações realizadas em 13 paróquias e capelas (entre elas as Paróquias Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, São Vicente de Paula, Divino Espírito Santo e São Sebastião e Capelas Santa Rita Murialdo, Imaculada, São Francisco e São José), além de 100 casas da região (noveneiros). Durante os nove dias, há missas com rituais diferenciados como a entrada dos imperadores e foliões de rua. O grande encerramento acontece dia 19 de maio com o “Encontro das Bandeiras”.

Este ano, dois grandes shows de música Católica integram a programação na praça São Sebastião. Davidson Silva sobe ao palco dia 18 de maio (sexta-feira), a partir das 22h, com grandes sucessos de louvor. Para encerrar todas as celebrações da Festa do Divino, o último dia dos festejos (20 – domingo) conta com a voz de Celina Borges para um momento de muita adoração da artista com 30 anos de carreira, inclusive tendo gravado ao lado do Padre Fábio de Mello.

Folia de Roça – Na zona rural, ou seja, na “Folia de Roça”, a festa segue por uma dinâmica diferente, sempre com todos paramentados de lenços vermelhos no pescoço e divisa (espécie de broche) nas blusas. A Alvorada (primeiro dia de folia) acontece na fazenda do Alferes (responsável pela festa). Nos “pousos” (fazendas antifriãs), os foliões jantam, tomam café, assistem às missas pela manhã e almoçam, sempre de forma gratuita, arcada com doações. Nestes pontos, acontecem também as cantorias e ladainhas, um dos maiores símbolos da festa, feitos por instrumentistas, rezadores e foliões antigos. Para mudar de um pouso a outro, seguem as cavalgadas que podem chegar a 25Km de distância.

Este ano a programação da Folia de roça segue:

  • 13/05 – 18h – Fazenda São Felipe (Rodovia GO230 Km 09 a direita, Água Fria de Goiás)
  • 14/05 – 13h – Fazenda Bela Vista (Rodovia GO230 Km 07 a esquerda, Água Fria de Goiás)
  • 15/05 – 13h – Fazenda Oliveira (Rodovia GO230 Km 22 a esquerda, Planaltina de Goiás)
  • 16/05 – 13h – Fazenda São Jorge (Rodovia GO430 Km 27 margem esquerda do Rio Cangalha, Planaltina de Goiás)
  • 17/05 – 13h – Fazenda Jequitibá (Rodovia GO430 Km 08 à esquerda, Planaltina de Goiás)
  • 18/05 – 13h – Fazenda Mantiqueira (Rodovia DF02 LESTE Km 3,9, Planaltina-DF)

Para saber mais – A Festa do Divino é uma manifestação cultural religiosa, tradicional e popular, a segunda maior manifestação de fé de Planaltina, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha. Ela recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa. A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados aos pobres. Essencialmente de caráter comunitário, a Festa do Divino é uma celebração em que a doação – de bens ou de trabalho – é fundamental, já que seu espírito é de promover comunhão e partilha, quando quem tem, doa, e que nada tem, recebe de graça.

Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina

Data: 10 a 20 de maio de 2018
Local: Planaltina-DF
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre

Shows
18/05 – Davidson Silva
20/05 – Celina Borges
Gratuitos, sempre às 22h na Praça São Sebastião.

Encontro das Bandeiras
Data: 19/05
Procissões pela cidade com encontro às 13h na Praça São Sebastião.

Continuar lendo
Publicidade

Diversão & Arte

GameCon inicia venda de ingressos para GameCup

Redação

em

Publicado por

Divulgação

De 09 a 11 de novembro, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães irá receber a maior arena de eSports de Brasília para a GameCup.

A GameCup integra a programação da GameCon, convenção internacional de games que irá reunir eSports, cultura gamer e empreendedorismo em um único evento na capital federal.

Durante três dias o público gamer poderá conferir as finais dos campeonatos Overwatch GameCon Challenge 2018, GameCon Challenge Female CS:GO 2018, além das semifinais e finais do GameCon Open CS:GO que, pela primeira vez no Brasil, valerá uma vaga para a final mundial do Starseries i-League Season 7.

A programação da GameCup contará ainda com a presença de pro players e influenciadores como BrTT e Rato Borrachudo que participarão de show matches, keynotes e meet&greets durante o evento. Além deles, outros sete convidados surpresa serão anunciados no decorrer do mês de outubro.

Os ingressos estão a venda na plataforma sympla. O primeiro lote, promocional, será vendido a R$ 20,00 (vinte reais).

O ingresso diário dá acesso a todos os jogos, keynotes, meet&greets e show matches da GameCup, à praça de alimentação, à Feira Geek e a tudo o que acontecer no dia escolhido. Já o passaporte dá acesso à toda a programação e os espaços dos três dias de GameCup.

Estudantes, idosos, professores, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos terão direito à meia entrada.

GameCon

Continuar lendo

Diversão & Arte

Feriadão tem programação para criançada no Shopping Sul

Redação

em

Publicado por

Divulgação/Shopping Sul

Durante o dia 12 de outubro e todo o fim de semana do Dia das Crianças, o Espaço Kids do Shopping Sul contará com atrações especiais para celebrar os pequenos. Durante os três dias, as atividades serão iniciadas a partir das 14h e se estendem durante toda a tarde. As atrações que estarão no Espaço Kids serão totalmente gratuitas e livres para todas as idades.

Ao todo, serão três dias consecutivos de pinturinha de rosto; duas oficinas (Perna de Pau e Bola de Equilíbrio); apresentação teatral “Era Uma Vez” e teatro de fantoches; show de mágica com Tio André; apresentação musical por conta da banda “Four Children” e contação de histórias com a Tia Sol. Outras opções pagas também estarão disponíveis: “Mágico Mundo” (uma piscina de bolinhas gigante), simulador de montanha russa, brinquedotecas, entre outros.

As lojas funcionarão facultativamente no feriado (12), das 10h às 22h. No sábado (13), das 10h às 20h e no domingo das 14h às 20h.

Shopping Sul

Com 25 anos de história, o Shopping Sul é o maior empreendimento comercial do Entorno Sul do Distrito Federal. Ocupando um espaço de mais de 35 mil metros quadrados, o centro de compras conta atualmente com 136 lojas, tendo como âncoras as lojas Americanas, Marisa, Riachuelo, Renner, C&A e Vapt Vupt. Já o Cineflix cinemas oferece seis salas com tecnologias 4K e 3D, com lançamentos e novidades toda semana.

Além de ampla praça de eventos e brinquedoteca, o Shopping Sul possui uma praça de alimentação com diversas opções gastronômicas: Giraffas, Geléia Burguer, Spoleto, McDonalds, Burguer King, Subway, Divino Fogão, M&M Pizza na Pedra, Assados e Grelhados, Mixido Express, Mini Kalzone, Chiquinho Sorvetes, Bob’s e Frango no Pote.

O Shopping Sul conta ainda com as megalojas Fuijoka, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Lojas Mix e Centauro. Referência em calçado, o empreendimento conta com as marcas Agittus, Polyelle, Mamede Calçados, MrFoot, Baeta, Aleatto, Carmen Steffens, CS Club, Melissa, Milano e Arezzo.

Continuar lendo

Diversão & Arte

BTF promove ação social em comemoração ao Outubro Rosa

Redação

em

Publicado por

Facebook/Brasília Tattoo Festival

Todos os anos, a população mundial lembra a luta contra o câncer de mama com a campanha chamada Outubro Rosa. O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi adotado pelos demais países para alertar as mulheres e entidades governamentais sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dessa doença tão devastadora, que, somente no Brasil, atinge cerca de 156 mulheres por dia.

Durante todo o mês, o principal objetivo da campanha é buscar incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura. É comum vermos, durante todo o mês, a sociedade engajada em prol da causa.

Atuante no movimento, o Brasília Tattoo Festival (Convenção de Tatuagem e Piercieng, que acontece em Brasília, e esse ano está em sua 5ª edição), todos os anos, promove uma ação social para elevar a autoestima de mulheres que já passaram pela doença, se curaram, reconstruíram suas mamas, mas ficaram sem aréola e mamilo. A iniciativa abre vagas, gratuitas, para mulheres interessadas em reconstituí-la por meio de tatuagem.

Segundo Kbça, organizador da Convenção, a inciativa ajuda a resgatar a autoestima de mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama. Com o uso de técnicas realistas, com variações de sombras e cores, a tatuagem permite que os profissionais redesenhem o mamilo e a aréola do seio de quem passou por cirurgia para retirada do tumor.

“Para participar é muito simples, basta se inscrever pelo site do BTF preenchendo uma ficha. Disponibilizaremos 30 vagas e as mulheres selecionadas serão direcionadas, durante todo o mês de outubro, para os estúdios de tatuagem parceiros. Na ocasião devem levar liberação médica atestando estarem aptas para passar pelo procedimento (laudo médico). Esse ano nossa ação completa 4 anos e, o melhor, é gratuita”, explica Kbça.

A 5ª edição do Brasília Tattoo Festival acontece, em 2018, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Uma das maiores Convenções de tatuagem e body piercing, recebe, mais uma vez, artistas de todo país e do mundo. Serão três dias de muita arte, cultura e entretenimento, em um só lugar, para toda a família.

O evento, que já é sucesso, esse ano apresenta 210 stands. Além de contar com os melhores especialistas do segmento, que também ministrarão workshops, quem passar por lá poderá curtir vários shows. Para a criançada e toda família, espaço kids, área de alimentação, presença de modelos exóticos, games, Vitrine Tattoo, exposições, feirinha mix e bungee jumping.

Continuar lendo
Brasília, 16 de outubro de 2018

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana