Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Até 20 de maio

Planaltina recebe a tradicional Festa do Divino Espírito Santo

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Gabriel Jabur/Agencia Brasilia


Planaltina é a região administrativa mais antiga do DF e também a que carrega um dos mais tradicionais festejos populares, a Festa do Divino Espírito Santo. São 158 de história, perpassando gerações para manter as chamadas “folias de rua e de roça”. Obedecendo ao calendário religioso, que estabelece as celebrações sempre sete semanas após o domingo de Páscoa, entre os dias 10 e 20 de maio acontece mais uma edição do evento carregado de tradição, religiosidade e cultura. O ápice acontece nos últimos dias, com show de ícones da música Católica (18 e 20/5) e com o “Encontro das Bandeiras” (19/5), quando é selada a unidade das programações urbana e rural.

Durante os 10 dias, 100.000 participantes, entre fiéis, moradores da região e turistas devem acompanhar a programação na cidade (folia de rua) e na zona rural (folia de roça), que inclui missas, novenas, cavalgadas, procissões, cantorias e ladainhas e shows. Toda esta tradição é uma parceria entre a Igreja Católica e a comunidade, que numa manifestação de solidariedade conta com o apoio de voluntários e doações. Além do caráter cultural e religioso, o evento movimenta a economia solidária, além de valorizar o turismo histórico riquíssimo da região de Planaltina.

A organização da festa é compartilhada entre os casais escolhidos com posição de destaque – o festejo possui regras e hierarquias que remontam suas origens – e pelo menos 200 outros voluntários que coordenam as doações nas diferentes igrejas que participam dos festejos. Além disso, todos os alimentos são ofertados pela própria comunidade, urbana e rural, com o apoio das igrejas e capelas envolvidas. Mais de 10.000 refeições são servidas com os alimentos recebidos.

Tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino tem apoio do Governo de Brasília, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo. A realização tem ainda suporte da Associação de Carreiros de Planaltina-DF e Entorno, uma associação privada, sem fins lucrativos que trabalha na produção de espetáculos do meio rural.

Folia de Rua – Assim denominada as celebrações na cidade de Planaltina, tudo começa com as novenas que acontecem em 13 paróquias e capelas início das comemorações realizadas em 13 paróquias e capelas (entre elas as Paróquias Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, São Vicente de Paula, Divino Espírito Santo e São Sebastião e Capelas Santa Rita Murialdo, Imaculada, São Francisco e São José), além de 100 casas da região (noveneiros). Durante os nove dias, há missas com rituais diferenciados como a entrada dos imperadores e foliões de rua. O grande encerramento acontece dia 19 de maio com o “Encontro das Bandeiras”.

Este ano, dois grandes shows de música Católica integram a programação na praça São Sebastião. Davidson Silva sobe ao palco dia 18 de maio (sexta-feira), a partir das 22h, com grandes sucessos de louvor. Para encerrar todas as celebrações da Festa do Divino, o último dia dos festejos (20 – domingo) conta com a voz de Celina Borges para um momento de muita adoração da artista com 30 anos de carreira, inclusive tendo gravado ao lado do Padre Fábio de Mello.

Folia de Roça – Na zona rural, ou seja, na “Folia de Roça”, a festa segue por uma dinâmica diferente, sempre com todos paramentados de lenços vermelhos no pescoço e divisa (espécie de broche) nas blusas. A Alvorada (primeiro dia de folia) acontece na fazenda do Alferes (responsável pela festa). Nos “pousos” (fazendas antifriãs), os foliões jantam, tomam café, assistem às missas pela manhã e almoçam, sempre de forma gratuita, arcada com doações. Nestes pontos, acontecem também as cantorias e ladainhas, um dos maiores símbolos da festa, feitos por instrumentistas, rezadores e foliões antigos. Para mudar de um pouso a outro, seguem as cavalgadas que podem chegar a 25Km de distância.

Este ano a programação da Folia de roça segue:

  • 13/05 – 18h – Fazenda São Felipe (Rodovia GO230 Km 09 a direita, Água Fria de Goiás)
  • 14/05 – 13h – Fazenda Bela Vista (Rodovia GO230 Km 07 a esquerda, Água Fria de Goiás)
  • 15/05 – 13h – Fazenda Oliveira (Rodovia GO230 Km 22 a esquerda, Planaltina de Goiás)
  • 16/05 – 13h – Fazenda São Jorge (Rodovia GO430 Km 27 margem esquerda do Rio Cangalha, Planaltina de Goiás)
  • 17/05 – 13h – Fazenda Jequitibá (Rodovia GO430 Km 08 à esquerda, Planaltina de Goiás)
  • 18/05 – 13h – Fazenda Mantiqueira (Rodovia DF02 LESTE Km 3,9, Planaltina-DF)

Para saber mais – A Festa do Divino é uma manifestação cultural religiosa, tradicional e popular, a segunda maior manifestação de fé de Planaltina, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha. Ela recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa. A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados aos pobres. Essencialmente de caráter comunitário, a Festa do Divino é uma celebração em que a doação – de bens ou de trabalho – é fundamental, já que seu espírito é de promover comunhão e partilha, quando quem tem, doa, e que nada tem, recebe de graça.

Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina

Data: 10 a 20 de maio de 2018
Local: Planaltina-DF
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre

Shows
18/05 – Davidson Silva
20/05 – Celina Borges
Gratuitos, sempre às 22h na Praça São Sebastião.

Encontro das Bandeiras
Data: 19/05
Procissões pela cidade com encontro às 13h na Praça São Sebastião.

Publicidade

103 Norte

Le Parisien Bistrot aposta em artistas locais para animar as noites da casa

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação

Conhecido por ser representante legítimo da gastronomia francesa em Brasília, o Le Parisien Bistrot tem se tornando também ponto de encontro para os amantes da boa música. Com apresentações ao vivo, todas as quintas-feiras e sábados, a casa investe em artistas locais para movimentar as noites do bistrot e incentivar a cena artística brasiliense.

Às quintas-feiras quem sobe ao palco é o talentoso cantor Lyon Urcino. De voz suave e presença marcante, o artista abrilhanta a noite, tocando o melhor da MPB e clássicos da música internacional em versão acústica. Aos sábados é a vez do instrumentista Anco Marcos encantar o público com o groove pesado de seu baixo, tocando o melhor do Jazz. As apresentações acontecem sempre a partir das 19h30.

Sobre o Le Parisien

O restaurante Le Parisien (CLN 103) traz a referência dos tradicionais bistrôs franceses. A casa conta com um menu completo, em quatro etapas (couvert, entrada, prato principal e sobremesa), entre outras seleções incríveis, inclusive para compartilhar. Os comensais podem vivenciar uma verdadeira viagem à França por meio dos pratos autorais, além dos clássicos, assinados pelo renomado chef Leandro Nunes.

Continuar lendo

15 de fevereiro

Bloco Eduardo e Mônica vai comandar o Carnaval 2021 do Laguna Gastrobar

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação

Nesse momento tão novo e sem Carnaval de rua, o Bloco Eduardo & Mônica anuncia que irá se apresentar em formato inédito. Seguindo protocolos de segurança e higiene, a apresentação acontece no dia 15 de fevereiro, segunda de carnaval, no Laguna Gastrobar, que fica na Orla do Clube Ases, a partir de 12h.

Criado em janeiro de 2017 o Bloco Eduardo & Mônica já chegou sacudindo as multidões. Guitarras e distorção se uniram à pegada forte da percussão e deram cara nova a clássicos de ícones do rock da cidade como Legião Urbana, Paralamas, Raimundos, Plebe, Cássia Eller, Capital Inicial, e Natiruts.

Quem se apresenta também é um dos DJ’s mais aclamados da atualidade da cidade, o DJ Daniel Futuro.

Protocolos de segurança

A apresentação acontece com todos os protocolos de distanciamento social, higiene e segurança, respeitando o decreto que permite a realização de apresentações musicais ao vivo em bares e restaurantes do Distrito Federal.

Aferição da temperatura na entrada, mesas limitadas com distanciamento, acesso obrigatório com máscara e pontos estratégicos de higienização são alguns dos cuidados.

O Laguna funcionará de 12h às 2h.

Clique para comprar seu ingresso.

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2021 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense