Curta nossa página

Diversão & Arte

Planaltina recebe a tradicional Festa do Divino Espírito Santo

Redação

em

Gabriel Jabur/Agencia Brasilia


Planaltina é a região administrativa mais antiga do DF e também a que carrega um dos mais tradicionais festejos populares, a Festa do Divino Espírito Santo. São 158 de história, perpassando gerações para manter as chamadas “folias de rua e de roça”. Obedecendo ao calendário religioso, que estabelece as celebrações sempre sete semanas após o domingo de Páscoa, entre os dias 10 e 20 de maio acontece mais uma edição do evento carregado de tradição, religiosidade e cultura. O ápice acontece nos últimos dias, com show de ícones da música Católica (18 e 20/5) e com o “Encontro das Bandeiras” (19/5), quando é selada a unidade das programações urbana e rural.

Durante os 10 dias, 100.000 participantes, entre fiéis, moradores da região e turistas devem acompanhar a programação na cidade (folia de rua) e na zona rural (folia de roça), que inclui missas, novenas, cavalgadas, procissões, cantorias e ladainhas e shows. Toda esta tradição é uma parceria entre a Igreja Católica e a comunidade, que numa manifestação de solidariedade conta com o apoio de voluntários e doações. Além do caráter cultural e religioso, o evento movimenta a economia solidária, além de valorizar o turismo histórico riquíssimo da região de Planaltina.

A organização da festa é compartilhada entre os casais escolhidos com posição de destaque – o festejo possui regras e hierarquias que remontam suas origens – e pelo menos 200 outros voluntários que coordenam as doações nas diferentes igrejas que participam dos festejos. Além disso, todos os alimentos são ofertados pela própria comunidade, urbana e rural, com o apoio das igrejas e capelas envolvidas. Mais de 10.000 refeições são servidas com os alimentos recebidos.

Tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino tem apoio do Governo de Brasília, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo. A realização tem ainda suporte da Associação de Carreiros de Planaltina-DF e Entorno, uma associação privada, sem fins lucrativos que trabalha na produção de espetáculos do meio rural.

Folia de Rua – Assim denominada as celebrações na cidade de Planaltina, tudo começa com as novenas que acontecem em 13 paróquias e capelas início das comemorações realizadas em 13 paróquias e capelas (entre elas as Paróquias Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, São Vicente de Paula, Divino Espírito Santo e São Sebastião e Capelas Santa Rita Murialdo, Imaculada, São Francisco e São José), além de 100 casas da região (noveneiros). Durante os nove dias, há missas com rituais diferenciados como a entrada dos imperadores e foliões de rua. O grande encerramento acontece dia 19 de maio com o “Encontro das Bandeiras”.

Este ano, dois grandes shows de música Católica integram a programação na praça São Sebastião. Davidson Silva sobe ao palco dia 18 de maio (sexta-feira), a partir das 22h, com grandes sucessos de louvor. Para encerrar todas as celebrações da Festa do Divino, o último dia dos festejos (20 – domingo) conta com a voz de Celina Borges para um momento de muita adoração da artista com 30 anos de carreira, inclusive tendo gravado ao lado do Padre Fábio de Mello.

Folia de Roça – Na zona rural, ou seja, na “Folia de Roça”, a festa segue por uma dinâmica diferente, sempre com todos paramentados de lenços vermelhos no pescoço e divisa (espécie de broche) nas blusas. A Alvorada (primeiro dia de folia) acontece na fazenda do Alferes (responsável pela festa). Nos “pousos” (fazendas antifriãs), os foliões jantam, tomam café, assistem às missas pela manhã e almoçam, sempre de forma gratuita, arcada com doações. Nestes pontos, acontecem também as cantorias e ladainhas, um dos maiores símbolos da festa, feitos por instrumentistas, rezadores e foliões antigos. Para mudar de um pouso a outro, seguem as cavalgadas que podem chegar a 25Km de distância.

Este ano a programação da Folia de roça segue:

  • 13/05 – 18h – Fazenda São Felipe (Rodovia GO230 Km 09 a direita, Água Fria de Goiás)
  • 14/05 – 13h – Fazenda Bela Vista (Rodovia GO230 Km 07 a esquerda, Água Fria de Goiás)
  • 15/05 – 13h – Fazenda Oliveira (Rodovia GO230 Km 22 a esquerda, Planaltina de Goiás)
  • 16/05 – 13h – Fazenda São Jorge (Rodovia GO430 Km 27 margem esquerda do Rio Cangalha, Planaltina de Goiás)
  • 17/05 – 13h – Fazenda Jequitibá (Rodovia GO430 Km 08 à esquerda, Planaltina de Goiás)
  • 18/05 – 13h – Fazenda Mantiqueira (Rodovia DF02 LESTE Km 3,9, Planaltina-DF)

Para saber mais – A Festa do Divino é uma manifestação cultural religiosa, tradicional e popular, a segunda maior manifestação de fé de Planaltina, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha. Ela recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa. A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados aos pobres. Essencialmente de caráter comunitário, a Festa do Divino é uma celebração em que a doação – de bens ou de trabalho – é fundamental, já que seu espírito é de promover comunhão e partilha, quando quem tem, doa, e que nada tem, recebe de graça.

Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina

Data: 10 a 20 de maio de 2018
Local: Planaltina-DF
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre

Shows
18/05 – Davidson Silva
20/05 – Celina Borges
Gratuitos, sempre às 22h na Praça São Sebastião.

Encontro das Bandeiras
Data: 19/05
Procissões pela cidade com encontro às 13h na Praça São Sebastião.

Continuar lendo
Publicidade

Diversão & Arte

Brasília recebe encontro gratuito sobre cerveja artesanal

Redação

em

Publicado por

Shutterstock

A paixão nacional pela cerveja ganha novas possibilidades para extrapolar a simples degustação. Agora, os fãs da bebida fermentada podem produzir a sua própria versão exclusiva e realizar o desejo de se tornarem mestres cervejeiros. Em 11 de agosto, para comemorar o Dia dos Pais, o Boulevard Shopping Brasília promove um bate-papo sobre como produzir uma cerveja artesanal. De 15h às 18h, a conversa será conduzida pelo youtuber Leandro Oliveira, do canal Cerveja Fácil.

O bate-papo será no longe em frente à lo Voglio e os clientes terão uma demonstração completa sobre a produção de cerveja artesanal (produção ao vivo), além de degustarem uma versão da bebida. A ideia do canal Cerveja Fácil é mostrar que a criação de um produto próprio e artesanal pode ser feita de maneira simples e descomplicada.

“No evento faremos a cerveja de maneira simples, focada na prática. Eu ensino o processo enquanto colocamos a mão na massa. O público pode pegar o produto, provar e entender cada etapa enquanto cria sua própria versão para degustar”, afirma o youtuber.

O momento é ideal para que cervejeiros caseiros possam se encontrar, trocar experiências e encontrar novos caminhos e aprendizados. Acredita-se que a cerveja tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas que foram criadas pelo ser humano. Atualmente, é a bebida alcoólica mais consumida no mundo, além de ser a terceira bebida mais popular mundialmente, logo depois da água e do café.

Celebração em dose dupla

Para entrar no clima de celebração e presentear os pais da capital de maneira útil e especial, o Boulevard Shopping Brasília, criou uma nova campanha. A cada 300 reais em compras, o cliente ganha uma aparador de pelos sem fio da Wahl. Cada cliente poderá levar para casa uma máquina por CPF. Já os clientes que possuem cartão BRBCard e, que efetuarem as compras no cartão, poderão retirar até três máquinas por CPF. A promoção dura de 2 a 12 de agosto, ou enquanto durar o estoque de 1000 unidades.

O Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto no Brasil. Em 2018, a data será celebrada em 12 de agosto. A data marca o dia em que os filhos agradecem e homenageiam seus pais por todo o carinho recebido.

Bate-papo – Criação de cerveja artesanal

  • Onde: Boulevard Shopping
  • Quando: 11 de agosto
  • Horário: 15h às 18h

Continuar lendo

Diversão & Arte

Shopping Sul une cinema e gastronomia em evento gratuito

Redação

em

Publicado por

Detetives do Prédio Azul/Daniel Chiacos

De 10 a 12 de agosto, a partir das 17h, o Shopping Sul realiza a primeira Sessão Gourmet do Valparaíso. Com exibição de filmes nacionais ao ar livre, o festival inclui duas sessões noturnas e um espaço gastronômico com food trucks. O evento é gratuito, tem classificação indicativa livre e será realizado a céu aberto, no estacionamento do shopping.

O festival de filmes conta com um telão de LED para a projeção de longas-metragens. As sessões estão marcadas para 18h30 e 21h. “O cinema brasileiro completa 120 anos em 2018 e decidimos fazer essa homenagem com a exibição de filmes nacionais. Um evento para toda a família e todos os públicos, organizado com muito carinho”, afirma Fabiana Ferrara, gerente de Marketing do Shopping Sul.

Na sexta-feira (10) serão exibidos os filmes D.P.A – Detetives do Prédio Azul, às 18h30, e Minha Mãe é uma Peça 2, às 21h. As outras obras serão reveladas durante o evento, nas redes sociais do Shopping Sul.

Além das torneiras de chopp, o espaço gastronômico oferece opções para todos os gostos. Entre hambúrgueres, crepes, sucos, doces e massas, a Sessão Gourmet contará com a participação de diversos food trucks durante os três dias de festival, entre eles: Hamburgueria do Cheff, Crepe Voyage, Churros do Tio, Sucupira e Raf Hamburgueria.

Para acomodar os cinéfilos, será disponibilizado um gramado com puffs, que ficará próximo ao telão. “As pessoas também podem levar cangas ou esteiras para aproveitar a noite de lua nova”, sugere Ferrara.

Serviço

  • O quê: Sessão Gourmet
  • Quando: 10, 11 e 12 de agosto. Sessões 18h30 e 21h
  • Onde: Shopping Sul (estacionamento externo)
  • Evento: Gratuito
  • Classificação Indicativa: Livre

Continuar lendo

Diversão & Arte

O Musical Mamonas chega a Brasília em exibição gratuita

Redação

em

Publicado por

Divulgação

Desde a estreia em março de 2016, O Musical Mamonas é sucesso por onde passa. Após se apresentar em mais de 30 cidades pelo país, o espetáculo com direção de José Possi Neto, que retrata de forma divertida a história da banda paulista, vem para Brasília em apresentação única e gratuita. Será no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no dia 11 de agosto (sábado), a partir das 17h.

A montagem faz parte da última tour do espetáculo, que é apresentada e patrocinada pela BB Seguros e será realizada em formato como um grande teatro a céu aberto na capital. Para deixar o evento ainda mais legal, um DJ vai apresentar um set de música brasileira, e food trucks estarão instalados no CCBB. É uma excelente oportunidade para os fãs relembrarem os grandes sucessos da banda e, sem dúvidas, se divertirem com as histórias retratadas no texto de Walter Daguerre.

“A dramaturgia não é linear e sim irreverente, como o perfil teatral do Mamonas Assassinas. O olhar dos cinco meninos de Guarulhos está retratado no texto. É como se Dinho, Bento, Samuel, Júlio e Sérgio contassem a trajetória do grupo desde o tempo em que eram desconhecidos, quando animavam festas de condomínios, até o reconhecimento nacional”, detalha o autor.

A peça tem arranjos inéditos e releituras adaptadas, feitos pelo diretor musical Miguel Briamonte, que também compôs canções originais e paródias com a colaboração de todo o elenco. A banda toca ao vivo no palco e é composta por cinco músicos, responsáveis por levar ao coração do público sucessos como Vira-Vira, Robocop Gay, Sabão Crá-Crá e Pelados em Santos.

Open air

Em Salvador, primeira cidade a receber o formato, o evento atraiu mais de 6 mil pessoas. Já aqui na Capital, a estrutura do evento está sendo pensada como um grande teatro a céu aberto, com 2 mil cadeiras e espaço para as pessoas levarem as suas cangas e se acomodarem no grande gramado do CCBB.

“É um formato um tanto inédito para o espetáculo. Tivemos um excelente resultado em Salvador e pretendemos reproduzir o mesmo sucesso em Brasília, em um evento com atrações para toda a família. Recomendamos que as pessoas cheguem mais cedo para aproveitar a estrutura especial que estamos chamando de Grande Teatro e tudo que ele pode oferecer”, destaca o produtor Túlio Rivadávia.

Continuar lendo
Brasília, 15 de agosto de 2018

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana