Curta nossa página

Até 20 de maio

Planaltina recebe a tradicional Festa do Divino Espírito Santo

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Gabriel Jabur/Agencia Brasilia


Planaltina é a região administrativa mais antiga do DF e também a que carrega um dos mais tradicionais festejos populares, a Festa do Divino Espírito Santo. São 158 de história, perpassando gerações para manter as chamadas “folias de rua e de roça”. Obedecendo ao calendário religioso, que estabelece as celebrações sempre sete semanas após o domingo de Páscoa, entre os dias 10 e 20 de maio acontece mais uma edição do evento carregado de tradição, religiosidade e cultura. O ápice acontece nos últimos dias, com show de ícones da música Católica (18 e 20/5) e com o “Encontro das Bandeiras” (19/5), quando é selada a unidade das programações urbana e rural.

Durante os 10 dias, 100.000 participantes, entre fiéis, moradores da região e turistas devem acompanhar a programação na cidade (folia de rua) e na zona rural (folia de roça), que inclui missas, novenas, cavalgadas, procissões, cantorias e ladainhas e shows. Toda esta tradição é uma parceria entre a Igreja Católica e a comunidade, que numa manifestação de solidariedade conta com o apoio de voluntários e doações. Além do caráter cultural e religioso, o evento movimenta a economia solidária, além de valorizar o turismo histórico riquíssimo da região de Planaltina.

A organização da festa é compartilhada entre os casais escolhidos com posição de destaque – o festejo possui regras e hierarquias que remontam suas origens – e pelo menos 200 outros voluntários que coordenam as doações nas diferentes igrejas que participam dos festejos. Além disso, todos os alimentos são ofertados pela própria comunidade, urbana e rural, com o apoio das igrejas e capelas envolvidas. Mais de 10.000 refeições são servidas com os alimentos recebidos.

Tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino tem apoio do Governo de Brasília, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo. A realização tem ainda suporte da Associação de Carreiros de Planaltina-DF e Entorno, uma associação privada, sem fins lucrativos que trabalha na produção de espetáculos do meio rural.

Folia de Rua – Assim denominada as celebrações na cidade de Planaltina, tudo começa com as novenas que acontecem em 13 paróquias e capelas início das comemorações realizadas em 13 paróquias e capelas (entre elas as Paróquias Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, São Vicente de Paula, Divino Espírito Santo e São Sebastião e Capelas Santa Rita Murialdo, Imaculada, São Francisco e São José), além de 100 casas da região (noveneiros). Durante os nove dias, há missas com rituais diferenciados como a entrada dos imperadores e foliões de rua. O grande encerramento acontece dia 19 de maio com o “Encontro das Bandeiras”.

Este ano, dois grandes shows de música Católica integram a programação na praça São Sebastião. Davidson Silva sobe ao palco dia 18 de maio (sexta-feira), a partir das 22h, com grandes sucessos de louvor. Para encerrar todas as celebrações da Festa do Divino, o último dia dos festejos (20 – domingo) conta com a voz de Celina Borges para um momento de muita adoração da artista com 30 anos de carreira, inclusive tendo gravado ao lado do Padre Fábio de Mello.

Folia de Roça – Na zona rural, ou seja, na “Folia de Roça”, a festa segue por uma dinâmica diferente, sempre com todos paramentados de lenços vermelhos no pescoço e divisa (espécie de broche) nas blusas. A Alvorada (primeiro dia de folia) acontece na fazenda do Alferes (responsável pela festa). Nos “pousos” (fazendas antifriãs), os foliões jantam, tomam café, assistem às missas pela manhã e almoçam, sempre de forma gratuita, arcada com doações. Nestes pontos, acontecem também as cantorias e ladainhas, um dos maiores símbolos da festa, feitos por instrumentistas, rezadores e foliões antigos. Para mudar de um pouso a outro, seguem as cavalgadas que podem chegar a 25Km de distância.

Este ano a programação da Folia de roça segue:

  • 13/05 – 18h – Fazenda São Felipe (Rodovia GO230 Km 09 a direita, Água Fria de Goiás)
  • 14/05 – 13h – Fazenda Bela Vista (Rodovia GO230 Km 07 a esquerda, Água Fria de Goiás)
  • 15/05 – 13h – Fazenda Oliveira (Rodovia GO230 Km 22 a esquerda, Planaltina de Goiás)
  • 16/05 – 13h – Fazenda São Jorge (Rodovia GO430 Km 27 margem esquerda do Rio Cangalha, Planaltina de Goiás)
  • 17/05 – 13h – Fazenda Jequitibá (Rodovia GO430 Km 08 à esquerda, Planaltina de Goiás)
  • 18/05 – 13h – Fazenda Mantiqueira (Rodovia DF02 LESTE Km 3,9, Planaltina-DF)

Para saber mais – A Festa do Divino é uma manifestação cultural religiosa, tradicional e popular, a segunda maior manifestação de fé de Planaltina, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha. Ela recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa. A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados aos pobres. Essencialmente de caráter comunitário, a Festa do Divino é uma celebração em que a doação – de bens ou de trabalho – é fundamental, já que seu espírito é de promover comunhão e partilha, quando quem tem, doa, e que nada tem, recebe de graça.

Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina

Data: 10 a 20 de maio de 2018
Local: Planaltina-DF
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre

Shows
18/05 – Davidson Silva
20/05 – Celina Borges
Gratuitos, sempre às 22h na Praça São Sebastião.

Encontro das Bandeiras
Data: 19/05
Procissões pela cidade com encontro às 13h na Praça São Sebastião.

Publicidade

Estádio Mané Garrincha

Terceira edição da Campus Party Brasília será realizada em junho

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Pedro Ventura/Agência Brasília

Após se firmar como a segunda maior edição do país, a Campus Party Brasília, maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo confirma sua terceira edição na cidade. O evento que reuniu cerca de 100 mil pessoas no último ano, ocorrerá entre 19 e 23 de junho, no Estádio Mané Garrincha.

“Os campuseiros da região centro-oeste abraçaram o evento, participando de forma ativa de toda as atrações e atividades propostas. Por isso buscamos, assim que possível, alinhar com o novo Governo a realização de uma nova edição da Campus, e para a nossa surpresa, o governador Ibaneis Rocha já nos confirmou a realização do evento nos próximos quatro anos”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

A terceira edição da Campus Party Brasilia seguirá o mesmo formato do último ano, com cinco dias de duração e mais de 300 horas de atividades entre palestras, workshops, hackathons, entre outros. Entre as novidades da programação já confirmadas estão o Campus Jobs – um espaço destinado a oferecer atividades com o objetivo de orientar a carreira não apenas de quem deseja empreender na área de tecnologia e inovação, mas principalmente, de quem quer se desenvolver e construir carreira em empresas do setor – e a Campus Music – um palco voltado para a apresentação de bandas independentes dos campuseiros e de palestras e workshops que abordam como a música e a tecnologia estão cada dia mais interligadas.

“Além disso, esse ano iremos realizar um evento dentro da Campus para abordar tudo que abrange uma GovTech, ou seja, pretendemos reforçar a importância da parceria entre o setor público e privado (principalmente stratups) para gerar soluções que melhorem as performances dos governos e garantam uma melhor qualidade de vida aos cidadãos”, explica Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.

Open Campus

Assim como nas últimas duas edições, o espaço gratuito e aberto ao público da Campus Party está confirmado. É nele que os visitantes podem conhecer e se divertir em simuladores de realidade virtual, batalhas de drones, além de aprender com o palco voltado ao empreendedorismo e com as startups e projetos universitários. “Já estamos pensando em atrações e atividades que aproximem as mais novas tecnologias dos visitantes. A Open Campus é a porta de entrada para o evento, é onde as pessoas vivenciam um pouco do que é a experiência de uma Campus Party”, finaliza Tonico.

Continuar lendo

De 11 a 27 de janeiro

Boulevard Shopping Brasília recebe evento “Mundo Gloob”

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação

A diversão da garotada da capital vai ficar ainda melhor entre os dias 11 e 27 de janeiro. Nesse período, o Boulevard Shopping Brasília recebe o evento “Mundo Gloob”, que está de cara nova e com atividades repaginadas de diferentes programas. São eles: “Detetives do Prédio Azul”, “Porto Papel”, “Miraculous – As Aventuras de Ladybug” e “ALVINNN!!! E Os Esquilos”. A atração, de 100 m², é destinada a crianças de 4 a 10 anos e tem entrada gratuita, mediante distribuição de senhas e disponibilidade de lugares.

“O Mundo Gloob é o nosso evento mais completo, entregando os principais conteúdos do canal em uma experiência única e divertida. Fazemos questão de que as atividades preservem valores importantes, como a amizade, o companheirismo e o respeito às diferenças, que estão presentes também em nossos programas”, destaca Luciane Neno, gerente de marketing e plataformas digitais da Unidade Infantil da Globosat, composta pelos canais Gloob e Gloobinho.

Todos os eventos do Gloob são adaptados para receber crianças especiais, que terão acesso a todas as atividades, acompanhadas sempre de um responsável. Para Luana Peixoto, gerente de marketing do Boulevard Shopping, a ideia é integrar a criançada durante o período de férias e oferecer um espaço confortável para toda a família. “Aqui, os pequenos podem curtir brincadeiras em grupo, solucionar desafios e se divertir fora de casa”, destaca.

Conheça os espaços do Mundo Gloob

A área de Detetives do Prédio Azul dá início ao circuito de brincadeiras. Neste espaço, as crianças vestem as capas dos detetives e precisam desarmar um dispositivo, que está dentro de uma caixa trancada, para impedirem uma invasão de bichos no Clubinho Secreto. Usando a criatividade, elas precisam decifrar pistas e charadas para encontrarem a chave da caixa.

Em seguida, na área de Escola de Gênios, a criançada entra em um dos laboratórios da escola, onde serão convidadas a solucionar alguns desafios. No primeiro deles, inspirado em Isaac, gênio da robótica, elas precisam montar um robô.

No espaço de Porto Papel, os pequenos encontram a brincadeira “Roleta de Poderes”. Para conquistarem um dos poderes da personagem Matilde, como “sorrir”, “chorar”, “ficar bravo”, “tomar um susto” ou “ficar sonolento”, eles devem, em duplas, cumprir um jogo que exige sincronia e boa mira.

O desafio muda na área de Miraculous – As Aventuras de Ladybug. No cenário noturno de Paris, as crianças têm a missão de resgatar as criaturas mágicas Kwamis e colocá-las dentro do miraculous em um tempo determinado.

Para encerrar a atividade, a garotada encontra uma piscina de bolinhas no espaço de ALVINNN!!! E Os Esquilos. Para chegar até ela, vale explorar duas possibilidades: escalar uma parede ou uma trama de cordas. Após o mergulho na piscina, a tarefa é encontrar os esquilos perdidos no fundo dela.

O evento disponibiliza, também, a Área Família, destinada às crianças de até 4 anos. Neste espaço, elas podem acompanhar os programas do Gloob, se divertir nos aplicativos do canal, além de brincar com peças geométricas.

Mundo Gloob

  • Local: Boulevard Shopping Brasília
  • Data: de 11 a 27 de janeiro
  • Horário: segunda a sábado de 12h às 19h30* e domingo de 12h às 18h30*
    (*entrada da última turma)
  • Faixa etária: 4 a 10 anos
  • Faixa etária da área baby: 0 a 4 anos
  • Duração do circuito: 30 minutos
Continuar lendo

Abre Alas

Grito de pré-carnaval dá início à folia do bloco Suvaco da Asa

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Etéocles Brandão Monteiro

A Orquestra Marafreboi (DF) se une com a banda Tropicaos e as Djs Karla Testa e La Ursa para comandar o line-up do “Abre Alas”, grito de pré-carnaval que dá início à folia do bloco Suvaco da Asa em 2019 e arrasta foliões de todo o Distrito Federal em uma das celebrações carnavalescas mais tradicionais da Capital.

A festa será realizada no dia 26 de janeiro, a partir das 17h, no Canteiro Central, Setor Comercial Sul. Ingressos a R$ 25 pela compra online e no local.

Dentro da iniciativa de divulgação da cultura de Pernambuco em Brasília, o Suvaco da Asa propõe dar mais uma mostra da maior festa popular brasileira com as raízes e inspirações nas tradições de Recife e Olinda, em uma produção do grupo organizador do Suvaco da Asa, Beco da Coruja Produções e Canteiro Central.

Há 13 anos sendo um dos mais tradicionais gritos carnavalescos do estado e também um dos primeiros blocos a ocupar as vias de Brasília dentro da programação de festividades do período, o Suvaco da Asa arrasta multidões de todas as gerações. Em 2018, o bloco contou com a presença de mais de 60 mil foliões no Eixo Monumental ao som de frevo, maracatu, samba, samba reggae e afoxé e músicas tradicionais do carnaval.

Considerado o carnaval mais diverso culturalmente no país, o carnaval pernambucano tem como característica principal a democratização e espontaneidade da brincadeira, filosofia que também é mantida em Brasília através da mistura de ritmos, cores e referências.

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana