Curta nossa página

Apreciado no Brasil e exterior

Picadinho de Carne: descubra a origem do prato de gosto popular

Publicado

Foto/Imagem: Boi na Colmeia/Dudu Bar


Tradicional na gastronomia brasileira, o bom e velho picadinho de carne é unanimidade quando se fala em gosto popular. O prato que é composto por carne bovina e acompanhamentos é apreciado de norte ao sul do Brasil e até mesmo no exterior. Por este motivo, essa delícia ganhou um dia, exclusivo, para chamar todinho de seu.



No próximo dia 26 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Picadinho de Carne e apesar das diversas versões e adaptações feitas por grandes chefs, o picadinho original é feito com carne bovina cortada em pequenos cubos e servida frita ou cozida com algum acompanhamento.

Há várias histórias associadas ao prato, entretanto, uma bastante difundida entre os curiosos é que o picadinho oriunda da boemia paulista dos anos 50. Conta-se que o prato teria surgido para suprir aquela fome da madrugada que exigia um preparo rápido para ser servido no balcão. Era uma comida servida aos “preguiçosos”, que de tão cansados da noitada se quer queriam cortar a carne.

Mesmo com a diversidade dos relatos, o importante é que o picadinho de carne sempre esteve em evidência na culinária brasileira. Confira duas opções para degustar o tradicional prato, em Brasília:

Dudu Bar Asa Sul e Lago Sul – No menu Você tem Fome de Quê? nas casas Dudu Bar a pedida é o Boi na Colmeia (R$ 43,90). O picadinho ao molho de melaço é acompanhado de arroz cremoso de queijo coalho e paçoca de presunto de Parma.

Santé 13 – Já no contemporâneo Santé 13, a sugestão do chef Divino Barbosa é o Picadinho Santé (R$ 58). O prato é servido somente no almoço e acompanha arroz com brócolis, banana grelhada, ovo poché e farofa especial (azeitonas verdes e pretas, passas e bacon).

Picadinho Santé/Santé 13

Atualizado em 24/10/2019 – 15:11.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana