Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Seype Engenharia

Pandemia aumenta procura por automação residencial no DF

Redação

Publicado

automação residencial
Foto/Imagem: Shutterstock
Ana Lúcia Ferreira

A medida que a pandemia causada pelo novo coronavírus continua a avançar no Distrito Federal, a única medida possível para evitar uma contaminação e mais assertiva no combate a disseminação da Covid-19 é o isolamento social. As restrições em frequentar espaços públicos e privados fizeram com que boa parte da população permanecesse por um período maior dentro de casa. Nesse cenário, a automação residencial ganhou espaço e caiu no gosto de quem hoje procura por conforto e praticidade.

Para o engenheiro e proprietário da Seype Engenharia, Júlio Seype, com mais tempo dentro de casa, as pessoas começaram a notar problemas em casa que antes estavam esquecidos por conta da rotina ou foram deixados para solução em um momento posterior.

“Foi quando automação residencial ganhou evidência por trazer uma maior comodidade para as pessoas. Afinal, apenas com um clique é possível acionar diversos dispositivos de uma residência, como a iluminação, ligar o som, TV, ar condicionado, fechar cortinas, entre outros. Com isso, a pessoa pode aproveitar mais o tempo e o conforto do lar”, explica.

Ainda de acordo com Júlio, no universo de trabalho, a residência acabou se tornando também o ambiente profissional e essa adaptação não foi feita de forma programada o que gerou gatilhos para a solução de questões não solucionadas.

“A migração para o home office acabou se tornando mais que uma realidade e muitas empresas, e até mesmo autônomos que antes atuavam em escritórios, perceberam que o formato pode dar certo. Se houver possibilidade de ter um local dentro de casa dedicado para esse fim é possível alinhar o trabalho e o lar em um mesmo endereço”, afirma Júlio.

Além do trabalho remoto, as atividades de lazer também foram restritas ao ambiente doméstico, o que, por vezes, tem causado o sentimento de tédio. Júlio Seype pontua que a tecnologia colabora para que as pessoas consigam aceitar essa realidade e tornar a estadia em casa prazerosa.

“A funcionalidade de um lar modifica o estado de espírito daqueles que ali vivem. Ter um espaço que trabalha a seu favor é muito mais do que conforto e comodidade, é economia de tempo e recursos. Sistemas de automação residencial são capazes de trazer mais tranquilidade aos moradores em tempos difíceis como o atual”, pontua.

De acordo com júlio Seype é possível automatizar em casa todo equipamento ou dispositivo que possua um comando de funcionamento, em geral um sinal elétrico ou eletrônico, como por exemplo, a iluminação, áudio e vídeo, projetor, telão, ar condicionado, ventilação, cortinas, persianas, toldos, irrigação, fontes, chafariz, piscina, controle de presença por meio de sensores, lareira, entre outros. Em tempos de home office, a luz, a climatização e o conforto são pontos fortes a serem avaliados, uma vez que a automação permite criar diversos ambientes dentro de um mesmo espaço. Confira:

Iluminação – é possível ter o controle integrado e remoto de toda a iluminação da casa, permitindo uma variação da combinação entre as lâmpadas em determinadas ocasiões como um jantar, filme, festa etc;

Controle de climatização – são os comandos de climatização (aquecedor e ar-condicionado) integrados ao sistema de controle, de acordo com o tamanho de cada ambiente. Além disso a automação permite a criação de funções como por exemplo ligar e desligar o aquecedor ou ar condicionado em horários definidos, ou desligá-los depois de certo tempo de funcionamento, ou depois que o ambiente atingir certa temperatura.

Conforto – controle de persianas e cortinas, acionamento remoto de sistemas de irrigação em quintais ou varandas, abertura de portas e portões, entre outros.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2020 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense