Em 15 estações
Painéis do Metrô foram oficialmente inaugurados nesta quinta (23)
Em funcionamento desde 15 de fevereiro, os 59 painéis instalados em 15 estações de metrô de Brasília foram oficialmente inaugurados nesta quinta-feira (23). “Até o fim do ano, vamos levar essa tecnologia às outras nove”, destacou o presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado, na cerimônia em Águas Claras.
Os equipamentos mostram o tempo que falta para o trem chegar à estação. Por enquanto, além de Águas Claras, eles estão nos terminais 114 Sul, Arniqueiras, Central, Ceilândia Centro, Ceilândia Sul, Concessionárias, Furnas, Galeria, Guará, Metropolitana, Praça do Relógio, Shopping, Terminal Ceilândia e Terminal Samambaia.
Desenvolvido a custo zero, o projeto é dos próprios funcionários do Metrô-DF, sob a coordenação do Departamento de Planejamento e Estudos da companhia. Para os painéis foram destinados cerca de R$ 600 mil, de emendas parlamentares dos deputados distritais Chico Leite (Rede) e Telma Rufino (Pros). “É uma forma de incentivar que as pessoas usem o transporte público”, justificou Leite. “Trata-se de um sistema semelhante aos usados nos principais metrôs do mundo”, completou Telma.
Para o diretor-presidente da Associação dos Usuários do Metrô, Trem e VLT do Distrito Federal, Luzimar Pereira, os monitores ajudam a programar as viagens. “Com eles [os painéis], podemos estimar o horário de chegada ao destino, e isso é fundamental para trabalhadores, estudantes e demais passageiros”, destacou Pereira.
De acordo com o Metrô, esse é um processo de modernização do sistema de informação, dividido em três etapas. A primeira corresponde à instalação dos monitores. A seguinte é a expansão, até o fim do ano, para as outras nove estações metroviárias. Por fim, o tempo que falta para o trem chegar poderá ser visto em um aplicativo para tablets e smartphones.
Painel experimental na Estação Arniqueiras
Em 21 de abril de 2016, um painel experimental foi instalado na Estação Arniqueiras e funcionou por 60 dias. Em seguida, o Metrô-DF lançou edital de licitação para adquirir os monitores.
Pelo WhatsApp (61) 99220-0176, é possível encaminhar sugestões, informações e reclamações sobre o serviço metroviário de Brasília. Além desse canal, há o (61) 3353-7373 e a Ouvidoria do governo de Brasília, pelo site ou pelo telefone 156.
Atualizado em 24/02/2017 – 09:22.
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