Curta nossa página

Renata Guirau

Outubro Rosa: alimentos que auxiliam na prevenção do câncer de mama

Publicado

outubro rosa
Foto/Imagem: Getty Images


Em outubro, mês da conscientização do câncer de mama, ter um estilo de vida e uma alimentação saudáveis, é o primeiro passo para prevenir a doença. Com cada vez mais incidência nas mulheres, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer no público feminino no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas as regiões brasileiras.

De acordo com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, o pilar para a prevenção do câncer está associado à uma boa alimentação, à prática regular de atividades físicas, ao sono de qualidade e à gestão do estresse. “É importante consumir uma média de 500g de verduras, frutas e legumes todos os dias, para que a nossa alimentação seja baseada em grandes quantidades de fitoquímicos e compostos antioxidantes, que previnem o câncer de mama”, explica. Essa quantidade também pode ser medida em 5 porções ao dia, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Frutas com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, blueberry, cereja e melancia são algumas indicadas para a prevenção. “Os alimentos fontes das chamadas ‘gorduras boas’, como azeite, abacate, castanhas e peixes também devem fazer parte da dieta regular”, completa. Já os alimentos ultraprocessados, com excesso de sódio, conservantes e gorduras trans, além de bebidas alcoólicas, devem ser evitados ou consumidos apenas esporadicamente.

Outros alimentos com ação antioxidante e anti-inflamatória, como brócolis, cúrcuma, gengibre, alho e cebola também precisam ser consumidos. “O brócolis possui alguns componentes com ação funcional, como os sulforafanos, que previne contra diversos tipos de câncer, incluindo câncer de mama – quando incluído com frequência na rotina alimentar”, explica a nutricionista.

Um estudo publicado no Journal Cancer Prevention Research, em 2018, mostra uma relação positiva entre o consumo de fontes de sulforafanos durante a gestação e prevenção do câncer de mama ao longo da vida, apontando o efeito positivo na epigenética de uma geração para outra. Sendo assim, Renata explica que o brócolis, fonte de sulforafanos, tem ação quimioprotetora, o que faz dele um alimento importante na prevenção e como auxílio durante o tratamento do câncer.

Além disso, o vegetal possui fibras, que ajudam na função intestinal e na saciedade, apresenta boa quantidade de ferro, ajudando na prevenção de anemias, possui cálcio, importante para saúde óssea e muscular, e diversos antioxidantes, que favorecem a saúde de um modo geral.

Atualizado em 07/10/2021 – 09:14.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade