Órgãos do GDF terão de informar atividades realizadas e padrão de atendimento

Conhecer a função e os serviços de cada órgão público é primordial para que o cidadão desfrute plenamente de seus direitos. Com informação, ele não só sabe quem procurar, mas tem condições de exercer o controle social sobre o Estado e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento. Ainda neste ano, ficará mais fácil para o brasiliense praticar a cidadania. Todos os órgãos do governo do Distrito Federal terão de elaborar a Carta de Serviços ao Cidadão.
É como se fosse um catálogo dos serviços executados. Além da descrição das competências em si, a carta deverá trazer os requisitos de acesso por parte do cidadão, as etapas do processo, os modos de prestação de atendimento e os prazos, entre outras informações. Os órgãos também terão de informar os padrões de qualidade de atendimento: as prioridades, o tempo de espera, os procedimentos para lidar com reclamações, os mecanismos de consulta sobre a execução do serviço, os meios alternativos na falta de sistema informatizado e as estruturas mínimas das unidades de atendimento.
O decreto que institui a Carta de Serviços ao Cidadão foi assinado na manhã desta quarta-feira (25) pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, no Palácio do Buriti. Na ocasião, uma solenidade lembrou o Dia Nacional do Ouvidor — 16 de março. Durante o evento, o chefe do Executivo local relatou a experiência de viajar, no início da manhã de hoje, no Expresso Sul. Para ele, fazer o trajeto do Gama à Rodoviária do Plano Piloto foi uma oportunidade de conversar com os passageiros sobre os problemas cotidianos. “Temos a obrigação de ouvir a população, porque ela, mais do ninguém, conhece os problemas e consegue apontar caminhos para as soluções”, afirmou.
O controlador-geral do DF, Djacyr Cavalcanti de Arruda Filho, disse que a Carta de Serviços ao Cidadão é um instrumento de fiscalização. “A carta esclarece o que cada órgão oferece de serviços e é um compromisso do Estado com a população.”
De acordo com a norma, os órgãos terão 120 dias para apresentar a minuta do documento à Ouvidoria-Geral, subsecretaria da Controladoria-Geral do DF. Após a aprovação, a Carta de Serviços ao Cidadão deverá ser exposta em um ponto de fácil visualização em cada local de atendimento e publicada na respectiva página na internet.
O decreto assinado hoje também impõe aos órgãos a realização periódica de pesquisa de satisfação. O objetivo é assegurar a participação popular na avaliação dos serviços e subsidiar o gestor na tomada de decisões.
Presente à solenidade desta quarta, o ministro-ouvidor do Tribunal de Contas da União (TCU), José Lúcio Monteiro Filho, disse esperar que a Carta de Serviços ao Cidadão não seja apenas uma formalização da lei, mas uma ferramenta de trabalho. ” O ouvidor é um cidadão que tem a chance de conversar com cada um que começa indignado e, dependendo do tratamento, termina bem atendido.”

A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.
Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.
Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.
Requisitos
Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.
Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.
Inscrições
As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.
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