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Revezamento nacional

Oito atletas olímpicos brasilienses conduzirão a tocha olímpica na capital

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Oito atletas olímpicos de Brasília — seis nascidos aqui e dois radicados desde crianças — conduzirão a tocha olímpica na capital por indicação do governo. O revezamento nacional começará pela cidade em 3 de maio. O governador Rodrigo Rollemberg e os secretários de Cultura, Guilherme Reis, da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, o adjunto de Turismo, Jaime Recena, anunciaram os condutores, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (28), no Palácio do Buriti. Também foram divulgadas as atrações para a festa de celebração, que terá nove artistas locais e será encerrada por Diogo Nogueira e Daniela Mercury, na Esplanada dos Ministérios.

Os condutores olímpicos indicados pelo governo de Brasília são: Joaquim Cruz, maior nome do atletismo nacional e ouro nos Jogos de Los Angeles (1984); Paula Pequeno, bicampeã olímpica de vôlei (Pequim-2008 e Londres-2012); Hugo Parisi, classificado para os Jogos do Rio e um dos principais nomes dos saltos ornamentais do País; Leila Barros, medalhista em duas edições olímpicas; João José Vianna, o ex-jogador de basquete Pipoka, ouro pan-americano e atleta da seleção brasileira por 13 anos; Lúcio, pentacampeão com a seleção brasileira de futebol na Copa de 2002; Leandro Macedo, dono da melhor colocação de brasileiros no triatlo em olimpíadas; e Joilto Bonfim, duas vezes campeão sul-americano e sete brasileiro nos 100 metros com barreiras.

Além desses, foram indicados pelo Executivo local para carregar o símbolo olímpico: Bruna Camargo, Felipe Rondina, Flávia Cantal, Elaine Silva, Haudson Alves, Ícaro Ludgero, João Batista, Kamukaiká Lappa, Mackinley Souza, Manoel Messias, Quedson Conceição, Rubens Pompeu e Wellington Nascimento.

Atletas universitários e que atuam nas forças de segurança pública somam-se aos 25 condutores indicados pelo Executivo local. O percurso da chama na cidade passará por cinco regiões administrativas e terá 105 quilômetros — dos quais 40 quilômetros serão conduzidos.

Encerramento
Ao fim do revezamento, a tocha olímpica vai ser entregue para celebração na Esplanada dos Ministérios. A previsão é que isso ocorra por volta das 20h20. Antes disso, porém, desde as 16 horas, haverá apresentações musicais no palco que ficará montado no gramado central, na altura da Biblioteca Nacional de Brasília.

Iniciam a festa nove atrações locais — Ellen Oléria, Renata Jambeiro, Dhi Ribeiro, Zé do Pife e as Juvelinas, Zé Regino, Mamulengo Presepada, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Boi do Seu Teodoro e Associação Cultural Namastê. No encerramento apresentam-se Diogo Nogueira e Daniela Mercury.

Os cachês dos artistas da cidade serão pagos com verba de R$ 250 mil de convênio da pasta de Cultura com o Ministério da Cultura. Os recursos para pagamento aos cantores nacionais, que também somam R$ 250 mil, são de convênio da Secretaria-Adjunta de Turismo, da pasta do Esporte, Turismo e Lazer, com o Ministério do Turismo.

Todas as informações sobre o revezamento em Brasília estão no site vibrabrasilia.com.br.

Veja a lista de condutores confirmados pela Rio 2016 para o revezamento em Brasília.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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