8 de março
Boa notícia da Codeplan. Mulheres de Brasília vão muito bem, obrigado

No mês do Dia Internacional da Mulher, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) desenvolveu o estudo Trajetória das Mulheres no Distrito Federal – 50 Anos de Conquistas. Os dados baseiam-se no censo demográfico produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 1970 a 2010. O levantamento da população feminina feito pela companhia abrange os anos de 1959 e 1960.
A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (7) na sede da Codeplan (Setor de Administração Municipal) traz informações diversas, como a evolução da participação das brasilienses no mercado de trabalho. Em 1970, por exemplo, 25,9% delas tinham algum tipo de ocupação. O número evoluiu para 46,5%, crescimento sentido por elas no dia a dia.
A vendedora Flávia Campos Martins, de 35 anos, trabalha em uma loja de vidros e esquadrias na Asa Norte e reconhece que, na última década, as mesmas funções são desempenhadas de forma equilibrada entre homens e mulheres. “Para serviços braçais ainda vemos mais homens, mas em trabalhos como o que desenvolvo, com vendas, não há diferenças”, diz Flávia.
Remuneração – Mesmo com o aumento do número de mulheres com algum tipo de ocupação, ainda há desigualdade em relação às remunerações. De acordo com o estudo, o montante de pagamentos direcionados aos homens representava 82% na década de 1970 e 18% para as mulheres. Em 2010, o total pago a trabalhadores do sexo masculino caiu para 60,2% e subiu para 39,8% para as do sexo feminino.
Também vendedora, Ana Carolina Simões Barbosa, de 25 anos, acredita que as oportunidades aparecem com mais facilidade para eles. “As mulheres podem engravidar, e acredito que alguns patrões ainda têm receio disso. Devido às licenças-maternidade, vejo que muitas vezes um cargo de chefia é oferecido para homens.”
Em contrapartida, o número de mulheres chefes de domicílio no DF, na faixa etária de 18 a 24 anos, cresceu: de 3%, em 1970, passou para 12%, em 2010. Entre aquelas com mais de 60 anos, a elevação foi de 19 para 52%.
Filhos – De acordo com a pesquisa, no período estudado, houve redução do analfabetismo para mulheres acima de 18 anos. Em 1980, por exemplo, 13,2% eram analfabetas. Em 2010, 3,8%. O estudo também revela diminuição da quantidade de filhos. Em 1970, a população feminina com idade superior a 60 anos tinha, em média, 6,37 filhos. Em 2010, o índice caiu para 3,84.
O secretário-adjunto de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Carlos Alberto Santos, avalia o estudo como fundamental para ações do Estado voltadas às mulheres. “Esse trabalho subsidia o governo de Brasília para que possamos implementar políticas públicas de apoio às mulheres e diminuir, cada dia mais, a desigualdade de gêneros no Distrito Federal.”
Participaram da apresentação dos resultados a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; o presidente da Codeplan, Lucio Rennó; e o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da companhia, Bruno de Oliveira Cruz.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal