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Semana do Microempreendedor Individual

Mutirão da Simplificação fica em Ceilândia até sexta (18)

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Foto/Imagem: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Guilherme Pera

Na Semana do Microempreendedor Individual (MEI), teve início o 12º Mutirão da Simplificação, em Ceilândia. Destinado a micro e pequenos empreendedores locais, o evento segue até sexta-feira (18), na CNM 1, ao lado do restaurante comunitário, das 8 às 18 horas.

A iniciativa é uma parceria do governo de Brasília com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF), que oferta orientações sobre registro e licenciamento de empresas, bem como capacitações e consultorias.

No mesmo local, funcionará a Semana do MEI. Trata-se de um evento nacional, com atividades específicas por todo o País, até 19 de maio. Após o fim do mutirão, ainda haverá palestras e oficinas para microempreendedores individuais até as 12 horas de sábado (19).

“O Sebrae-DF costuma realizar a Semana do MEI aqui em Ceilândia, pela quantidade de CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica] e de MEI da região. Desta vez, conseguimos congregar o evento com o Mutirão da Simplificação”, disse o secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Antonio Valdir Oliveira Filho.

O DF conta com cerca de 150 mil microempreendedores individuais. Desses, 16 mil estão em Ceilândia, a mais populosa das 31 regiões administrativas.

Salas do Empreendedor – Paralelamente ao que ocorre em Ceilândia, haverá atendimento aos microempreendedores individuais nas Salas do Empreendedor. Elas estão espalhadas por 15 regiões administrativas:

  • Candangolândia (Administração Regional – Área Especial 1, Rua dos Transportes)
  • Cruzeiro (Feira Permanente – Quadra 811, Cruzeiro Novo)
  • Estrutural (Administração Regional – Setor Central, Área Especial 5)
  • Gama (Administração Regional – Área Especial S/N, Setor Central)
  • Guará II (Administração Regional – Área Especial do Cave)
  • Itapoã (Administração Regional – Quadra 378, Conjunto A, Área Especial 4)
  • Lago Norte (Administração Regional – SHIN CA 5, Conjunto J, Blocos A e B)
  • Lago Sul (Administração Regional – SHIS QI 11)
  • Paranoá (Administração Regional – Praça Central S/N, Lote 1)
  • Planaltina (Administração Regional – Avenida Uberdan Cardoso, Setor Administrativo)
  • Recanto das Emas (Recanto das Artes – Quadra 102, Área Especial)
  • Riacho Fundo I (Administração Regional – Área Central 3, Lote 6)
  • Santa Maria (Administração Regional – Centro Urbano, Quadra Central 1, Conjunto H, Lote 1)
  • São Sebastião (Administração Regional – Quadra 101, Conjunto 8, Área Especial)
  • Varjão (Casa da Cultura – Quadra 2, Conjunto A, Lotes 13 e 14)

A partir de 11/12

Transporte coletivo do DF: pagamento agora, somente por meio eletrônico

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Ao Vivo de Brasília
Pagamento com cartão de crédito e débito transporte público DF
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Com a inclusão de mais 295 linhas no sistema digital, a partir da próxima quarta-feira (11) todas as linhas urbanas do transporte público coletivo do DF passam a receber o pagamento de passagens somente por meio eletrônico. Os usuários devem ficar atentos, porque dentro dos ônibus não será possível pagar a tarifa com dinheiro em espécie. Ao todo, são 931 linhas que atendem todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

“Implantamos o sistema de forma gradual para dar tempo dos usuários entenderem as regras e escolher seu modo preferido de pagar a passagem”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. Ele lembra que o sistema 100% digital começou a ser implantado em 1º de julho, com apenas 52 linhas (5,65% do total).

“Fomos ampliando aos poucos, inserindo as linhas onde o pagamento em espécie foi reduzindo. Ao todo, foram cinco ampliações e hoje o sistema registra um pequeno percentual de pagamento em dinheiro. Acreditamos que agora todos os passageiros estejam adaptados ao sistema digital e podemos inserir todas as linhas restantes”, avaliou o secretário.

Dados do sistema de bilhetagem automática do DF apontam a migração do pagamento em espécie para os meios digitais. Entre junho e dezembro deste ano, o pagamento em dinheiro na catraca caiu de 29% para 7,4% do total de acessos. O meio mais usado pelos passageiros é o cartão Mobilidade, com 49,2% dos pagamentos e depois o Vale-transporte, com 32,3% do total. Os cartões bancários são usados em 11% dos acessos e somente 0,03% dos embarques ocorrem com uso de bilhete avulso.

Com o sistema 100% digital, para acessar qualquer linha de ônibus do DF, os passageiros não podem mais pagar com dinheiro em espécie. Deverão utilizar cartões bancários (débito ou crédito), cartões de transporte (Mobilidade e Vale-transporte) ou bilhete avulso (QR Code). Os cartões bancários devem ter o sistema de pagamento por aproximação, mas os usuários poderão pagar também por meio de smartphones ou pulseiras eletrônicas.

Fazendo o pagamento com Vale-transporte ou cartão Mobilidade, o usuário tem o benefício da integração, que permite fazer até três embarques no intervalo de três horas pagando o valor máximo de R$ 5,50. Os cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) também continuam sendo aceitos.

Os passageiros que preferem pagar em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso nos mesmos pontos de recarga do cartão Mobilidade. O bilhete é unitário, vendido no mesmo valor da tarifa da linha que o passageiro vai acessar e não permite a integração com outras linhas de ônibus nem acesso ao metrô.

O BRB mantém pontos de comercialização em 148 locais, onde é possível adquirir o bilhete avulso e fazer recarga do cartão Mobilidade. O passageiro também pode recarregar o cartão por meio de Pix no aplicativo BRB Mobilidade, ou com dinheiro nos terminais rodoviários e estações do metrô.

O atendimento é feito ainda nos postos de conveniência do BRB, localizados em áreas comerciais de grande circulação das cidades satélites e do Plano Piloto. Quem ainda não possui o cartão, pode se dirigir a um dos 70 pontos que oferecem o serviço, incluindo as unidades do Na Hora em Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama e Riacho Fundo.

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BRBCARD

BRB bate recorde em operações com cartão de crédito na Black Friday

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Ao Vivo de Brasília
cartao brb infinite visa
Foto/Imagem: Divulgação/BRBCARD

A Black Friday agitou os consumidores no último final de semana. Entre os dias 29 de novembro e 1º deste mês, o BRB registrou alta de 13,69% no volume de compras realizadas com seus cartões de crédito, em comparação com a mesma data comercial do ano passado, atingindo R$ 114,7 milhões em movimentação financeira.

O dado considera as compras realizadas com cartões de crédito no e-commerce e em lojas físicas. O segmento que mais se destacou foi o de materiais de construção, com uma alta de 61,1%, seguido pelas agências de viagens e turismo, que apresentaram quase 50% de crescimento. Somente na sexta-feira (29/11), foram movimentados R$ 55,6 milhões, o que representa um aumento de 10,5% em relação à Black Friday do ano passado.

“Este marco representa a confiança dos clientes do BRB em nossos serviços e na eficácia das nossas soluções de pagamento, o que beneficia o crescimento econômico como um todo. Continuaremos oferecendo a melhor experiência, inovando e trazendo mais facilidades e opções para os nossos clientes”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

O crescimento também ocorreu nas maquininhas do BRBPay. O volume total de pagamentos (TPV) no período foi de R$ 4,8 milhões, um crescimento de 46,81%. Só na sexta-feira, o TPV foi de R$ 2,35 milhões, ou seja, houve um incremento de 104% em relação a 2023. O segmento de bares e restaurantes foi o que mais se destacou.

Novo app BRBCARD

Na última semana, a BRBCARD disponibilizou uma atualização de seu aplicativo, com interface renovada e ainda mais integrada ao Super App BRB. A nova versão da plataforma tem como principal objetivo facilitar a navegação e centralizar todos os produtos e serviços de cartões de crédito em um único ambiente digital.

O programa de relacionamento dos cartões de crédito também passou a ser totalmente integrado. Os pontos acumulados podem ser acessados e utilizados diretamente no marketplace, sem a necessidade de navegar por outras plataformas, o que torna o processo mais ágil.

Além disso, os cartões adicionais agora possuem acesso independente ao app, o que proporcionará uma experiência personalizada aos titulares dos cartões, que aproveitarão as funcionalidades de forma individualizada.

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