Curta nossa página

22 de outubro

Multivacinação contra pólio, sarampo e Covid-19 acontece neste sábado

Publicado

Dia D Multivacinação
Foto/Imagem: Breno Esaki/Agência Saúde-DF


Com cobertura vacinal abaixo do esperado para doenças como meningite, sarampo, hepatite, tétano, poliomielite, febre amarela e sarampo, o Distrito Federal terá 17 unidades básicas de saúde (UBSs) abertas neste sábado (22) para ampliar a imunização de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em todos os locais será possível atualizar o cartão vacinal, conforme o calendário de vacinação. Durante a multivacinação no Distrito Federal, também estarão disponíveis imunizantes contra a Covid-19, para primeira dose, segunda dose e reforços.



“De maneira geral, todas as vacinas estão abaixo da meta preconizada de 95%, com exceção da BCG, que é feita nas maternidades”, informa a enfermeira Fernanda Ledes, da área técnica de Imunização da Secretaria de Saúde. A profissional alerta que mesmo doenças que há muito não surgem no Distrito Federal podem voltar se as pessoas não receberem a proteção. “As coberturas precisam estar elevadas para que essas doenças não voltem. Não ter aqui não significa que não existem”, alerta.

A ação deste sábado terá ainda quatro Carros da Vacina, que vão percorrer ruas de Santa Maria, Ceilândia, Vila Telebrasília e condomínio Del Lago, no Itapoã. Cada veículo terá imunizantes contra Covid-19, influenza e pólio, para crianças de 1 a 4 anos. Neste último caso, a cobertura vacinal no Distrito Federal está em 50,6%.

Seja nas UBSs ou nos Carros da Vacina, é possível receber mais de uma vacina no mesmo dia, seguindo as orientações da equipe de saúde.

Confira todos os locais de multivacinação no Distrito Federal.

Testagem

Neste sábado, 18 unidades básicas de saúde também vão realizar a testagem de pessoas com sintomas de Covid-19. De acordo com o coordenador substituto de Atenção Primária à Saúde do DF, Adriano de Oliveira, os testes serão realizados de acordo com a avaliação da equipe médica. “Em geral, devem ser testadas as pessoas que apresentem sintomas de Covid-19”, explica.

Atualizado em 22/10/2022 – 06:37.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana