Curta nossa página

Cinema colombiano

Mostra aborda os direitos humanos na América Latina

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Divulgação


O CinemaCAL realiza, a partir desta segunda-feira, 26 de novembro, a mostra Direitos Humanos na América Latina com filmes da nova safra do cinema colombiano que, nos últimos anos, tem participado em festivais mundo afora, recebido inúmeros prêmios e levado um público cada vez maior às salas de cinema, dentro e fora da Colômbia.

Parceria da Casa da Cultura da América Latina da UnB, Embaixada da Colômbia no Brasil e Museu Nacional da República/Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a mostra ocupa o Auditório II do Museu Nacional da República, às 19h30, até 29 de novembro com quatro produções, três delas dirigidas por mulheres, com entrada franca e debate com o professor da Faculdade de Direito da UnB, Alexandre Bernardino e convidados.

Programação

Dia 26 de novembro (segunda-feira)
O silêncio dos rifles (Colômbia/Cuba e França). Direção de Natalia Orozco, 2017, 120 min.

O filme narra o processo de paz da Colômbia, que necessitou de quatro anos de reuniões tensas que culminou no acordo histórico, centrado na visão do presidente colombiano vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, e Timochenko, líder dos guerrilheiros das Farc. A diretora mostra os argumentos das duas partes.

Classificação indicativa: 14 anos

Dia 27 de novembro (terça-feira)
Mateo (Colômbia/França). Direção de Maria Gamboa, 2014, 86 min.

História baseada em experiências reais que fala de um jovem de 16 anos que cobra taxas exorbitantes a comerciantes em Barrancabermeja, a mando de um tio, chefe do crime. Ao entrar num grupo de teatro, o jovem se encanta com o estilo criativo da trupe e tem que tomar decisões difíceis na vida.

Classificação indicativa: 14 anos

Dia 28 de novembro (quarta-feira)
Keyla (Colômbia). Direção de Viviana Gómez, 2017, 87 min.

Keyla é uma adolescente que mora em uma pequena ilha no Caribe, quando seu pai sai para pescar e desaparece, a ex-mulher dele e seu meio irmão aparecem em sua vida. Unidos pelo desaparecimento de um de seus membros, essa família, há tanto tempo distante, precisa enfrentar todos os problemas de seu obscuro passado.

Classificação indicativa: 12 anos

Dia 29 de novembro (quinta-feira)
Chiribiquete (Colômbia). Direção de Carlos Arturo Ramírez, 2017, 81 min.

História de um pesquisador que retorna à serra de Chiribiquete (Amazônia colombiana), lugar que ele descobriu acidentalmente 30 anos atrás que possui as formações rochosas mais antigas do planeta e um grande tesouro arqueológico.

Classificação indicativa: livre

Publicidade

De 12 de fevereiro a 10 de março

CCBB Brasília recebe mostra em homenagem a Martin Scorsese

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília recebe a mostra de cinema Scorsese, em homenagem ao cineastra Martin Scorsese, um dos maiores e mais influentes cineastas contemporâneos, consagrado com diversos prêmios e homenagens internacionais. A seleção de 33 produções – entre documentários, longas e curta-metragens para cinema e televisão – permanece em cartaz no Cinema do CCBB entre os dias 12 de fevereiro a 10 de março, em programação que conta ainda com debate sobre a trajetória do cineastra, curso ministrado pela crítica Cecília Barroso e uma sessão inclusiva do filme Touro Indomável.

Na programação, a retrospectiva exibirá 25 longas-metragens de ficção, desde o longa de estreia Quem Bate à Minha Porta? (I Call First, 1967), com o ator Harvey Keitel e a montadora Thelma Schoonmaker, grandes colaboradores do cineasta, até Silêncio (Silence, 2016), passando por clássicos como Taxi Driver (1976), primeira Palma de Ouro de Scorsese, Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990), Os Infiltrados (The Departed, 2006), que deu a Scorsese um Oscar de direção, e, ainda, raridades como Sexy e Marginal (Boxcar Bertha, 1972) e Caminhos Perigosos (Mean Streets, 1973).

Serão exibidos também três documentários,  entre eles Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano (A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Cinema, 1995), uma verdadeira aula de cinema; quatro curtas-metragens, como The Big Shave (1967), e um filme para TV, Histórias Maravilhosas/Mirror, Mirror (série Amazing Stories, 1986), completando a mostra.

“Martin Scorsese é sem dúvida um dos maiores diretores de cinema vivo no mundo.  Sempre nos espantou o fato de nunca ter sido realizada nenhuma mostra sobre sua obra no Brasil.  A retrospectiva Scorsese é uma forma de quitar esta dívida, exibindo pela primeira vez uma rica seleção de seus filmes. Esperamos com isto revelar ao público brasileiro a grandiosidade deste grande cineasta e cinéfilo que tanto fez e ainda faz pelo cinema mundial”, comentam os curadores José de Aguiar e Marina Pessanha.

Da amizade de Martin Scorsese com os também influentes cineastras Brian De Palma, Francis Ford Coppola, George Lucas e Steven Spielberg nasceu uma geração que transformou os anos 70 em uma das décadas mais memoráveis do cinema americano. Conhecido como um diretor de gênero, Scorsese demonstra grande interesse por filmes de máfia. De Os Bons Companheiros até Os Infiltrados, passando por Cassino, é clara a persistência do diretor no tema da violência.

O cineasta também é famoso por dispositivos como o uso da câmera lenta, voz em off, travelling e imagem congelada. Lança praticamente um filme por ano, desde a década de 60, e ele mesmo produz quase todos seus filmes.

A programação da mostra Scorsese contará também com um debate com os críticos Cecília Barroso, Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida e mediação do curador José de Aguiar, com tradução em libras. A mostra também oferecerá um curso nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, com Cecília Barroso, cujas inscrições podem ser realizadas através do e-mail [email protected]. Os dois eventos são gratuitos.

A mostra Scorsese apresentará também uma sessão inclusiva do filme Touro Indomável (Raging Bull, 1980), com audiodescrição, tradução em libras, legendagem descritiva e entrada gratuita no dia 7 de março, às 13h.

Além disso, será distribuído ao público da mostra – por meio do cartão fidelidade do CCBB Brasília –  um catálogo produzido especialmente para a mostra com fotos, fichas técnicas, filmografia, textos críticos inéditos e clássicos de publicações nacionais e estrangeiras. A obra pode ser retirada na bilheteria do centro cultural.

Mostra Scorsese

  • Cinema do CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22)
  • De 12 de fevereiro a 10 de março
  • Programação e a classificação dos filmes no site
  • Ingresso a R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia e clientes BB) e sessões gratuitas
Continuar lendo

Estádio Nacional

Future Space: Brasília ganha novo festival de música eletrônica

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação/Cat Dealers

Os brasilienses já podem se preparar para mais uma novidade na cena eletrônica da cidade. Nascido do palco Future and Sounds, do Federal Music de 2016, vem aí o Future Space Festival. No dia 16 de fevereiro, sábado, os fãs do gênero irão curtir 12 horas seguidas de música no Estádio Nacional. No topo do estrelado line-up, está o aclamado Cat Dealers – melhor duo brasileiro de música eletrônica da atualidade, que já fez apresentações no Rock in Rio, Lollapalooza e Ultra Brasil.

Além deles, outros grandes nomes marcarão presença no evento, como Beowulf, Clubbers, Rivkah e mais 10 artistas. Quando foi idealizado, em 2016, o palco Future and Sounds veio do conceito de estar de olho no futuro da música eletrônica. Logo, o festival inspirado nele não poderia ser diferente. Considerados os “queridinhos” do momento, o deep house e o brazilian bass são os protagonistas da noite. “É uma cena mais pop, que abusa dos vocais e remixes de hits antigos com nova roupagem. Isso está em alta aqui no Brasil”, explica Raff, da Equinox Entretenimento, uma das produtoras responsáveis pela festa.

Na estrutura coberta do Arena Lounge, no Estádio Nacional, os cerca de 5 mil presentes esperados vão contar com uma área de alimentação farta, com hot dog gourmet, hambúrguer, batata frita e frango no pote. Além disso, os amantes de narguilé também terão um espaço destinado a eles, com aluguel do hookah, essências e carvão.

No bar, assinado pela Play Bar, drinks exclusivos e uma novidade: o sistema Nugo. Os cartões de consumação, que já são muito usados em grandes eventos da cidade, permitem carga ilimitada e trazem as facilidades de não pegar filas para comprar fichas e ainda usar o crédito que restar em outras festas. Sem desculpas para deixar de curtir, não é mesmo?

Viagem intergaláctica

Quem marcar presença na ocasião vai ser imerso em uma mega cenografia temática. Seguindo a linha tecnológica e futurista, o festival vai se assemelhar a uma viagem intergaláctica, com referências ao espaço, expedições siderais e extraterrestres. Em meio a isso, um palco de 45 metros de largura e incríveis 15 metros de altura promete impactar os “astronautas” brasilienses. Ansioso? Os ingressos estão sendo vendidos online.

Future Space Festival

  • Data: 16 de fevereiro, sábado, a partir das 19h
  • Local: Estádio Nacional Mané Garrincha
  • Classificação indicativa: 18 anos
  • Ingressos online

Pontos de Venda

  • Taguatinga Shopping – Loja do Ingresso
  • Santa Maria Shopping – Stilus Hering 2º Piso
  • JK shopping – Visual Calçados
  • Loja.com – 307 Sul
  • World Piercing Tonny – Paranoá
  • Ingresso Em Todo Lugar – Tele Entrega: (61) 98349-1120/3710-3009
  • 4evinte – 103 Sul – Cine São Franciso
  • 4evinte – 310 Norte
  • 135 Store – Sudoeste 101 Bl.B (ao lado da Koni)
Continuar lendo

Happy Hour

JK Shopping realiza programação musical ao vivo em fevereiro

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Xanndy e Ricardo/Divulgação

Que música renova as energias e traz alegria ao coração, todo mundo sabe. Então que tal começar a semana com uma dose de alto astral? A boa pedida para quem quer animação é o Happy Hour do JK Shopping. Com uma variedade de estilos musicais, representados por artistas locais cheios de personalidades, o programa é diversão garantida nas noites de terças e quartas-feiras e é gratuito. Dá para curtir com os amigos e a família e ainda aproveitar as deliciosas opções gastronômicas que podem acompanhar a diversão. Os shows acontecem a partir das 20h.

Programação

Nos dias 05/02 e 13/02, o pop vai sacudir o público na voz de Bernardo Rosa. O cantor começou cedo, com apenas 13 anos aprendeu a tocar violão, com 15, já se apresentava em bares e aos 17 anos montou sua primeira banda. Bernardo já foi integrante de diversos grupos, como a Banda Tocaia e Banda Canal X. Hoje, segue carreira solo e se apresenta em bares e casas de show em Brasília.

Já nos dias 06/02 e 20/02, a noite é toda da dupla sertaneja Xanndy e Ricardo! Com uma pegada bem eclética, os dois apresentam um repertório que vai dos mais antigos aos mais atuais sucessos.

Nos dias 12/02 e 26/02, o cantor Gabriel de Oliveira é quem comanda a noite. O cantor traz o melhor do sertanejo, modão e forró, cantando os grandes sucessos dos estilos musicais. Prata da casa, o artista nasceu em Ceilândia e aos 13 anos arriscou os primeiros acordes no violão, não parou mais. Aprendeu um pouco de viola caipira, teclado e se apaixonou pelo canto. Há sete anos, se apresenta em todo o DF.

E nos dias 19/02 e 27/02, é a vez da cantora Vanessa Porto mostrar todo o seu talento. A brasiliense traz o melhor do sertanejo para a praça de alimentação do shopping. Vanessa que com apenas 10 anos começou na música tem longa experiência como cantora profissional. De lá para cá, participou de uma dupla sertaneja e hoje se apresenta nas casas de show de Brasília.

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana