Curta nossa página

Inscrições no local

Moradores do Sol Nascente se aprimoram em cursos profissionalizantes

Publicado

Foto/Imagem:


Com os certificados de conclusão dos cursos de auxiliar administrativo ou de operador de micro em mãos, 23 moradores do Sol Nascente, em Ceilândia, anseiam ter a qualificação no currículo. Eles concluíram a disciplina oferecida pelo governo local em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e — a partir de hoje — dão lugar a outros alunos-vizinhos que buscam capacitação profissional no espaço: duas unidades móveis estão estacionadas na entrada da feira do produtor.

Antes mesmo de receber o certificado, Luciana Garcia, 35 anos, fazia planos para dar continuidade aos estudos. Encerradas as aulas de auxiliar administrativo, ela aguarda uma oportunidade em duas outras capacitações: de eletricista de instalação predial e de aplicador de revestimento cerâmico. “Estou desempregada e aproveitei a chance para agregar conhecimento e ter mais conteúdo no currículo”, conta.

Os módulos — que continuam com inscrições abertas no local — são resultado de uma parceria da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) com o Senai no valor de R$ 100 mil. No total, 400 pessoas serão contempladas. Quem tiver interesse pode ir até as unidades móveis e se informar. Técnicos da companhia mostram as opções, recolhem dados dos moradores e entram em contato à medida que novas turmas são abertas.

A coordenadora Hellen de Araujo, da Assessoria de Mobilização Social da Codhab, destaca a importância da atividade, que tem o objetivo de promover trabalho e renda na região: “Queremos qualificar e ampliar o mercado de trabalho para esses moradores por meio do conhecimento”.

Sem férias
Irmãos, Eduardo Ferreira, 16, e Kelly Ferreira, 17, não se arrependem de terem dividido as férias escolares com outro tipo de estudo. O curso, que tem 200 horas/aula, foi iniciado em novembro e encerrado apenas na primeira semana de março.

“Valeu a pena. Aprendi muita coisa que não tinha nem ideia de como era. É uma chance para poder procurar um emprego no horário contrário à aula [escolar]”, avalia Eduardo. Para ele, o conteúdo mais atrativo foi de logística. As aulas incluíam ainda elementos administrativos, matemática financeira, gestão de materiais, marketing e conhecimentos de computação.

Um dos quatro professores encarregados do treinamento para auxiliar administrativo, Leonardo Ribeiro, elogia o comprometimento da turma. “Com chuva ou sol, eles não faltavam. Deram uma importância enorme, queriam muito aprender”, orgulha-se.

As unidades móveis são equipadas com ar condicionado, projetores e quadro. A que abriga a disciplina de operador de micro também tem computadores. Os alunos recebem kit com material escolar e uniforme.

Divulgação
Diariamente, moradores da região procuram informações sobre os cursos em tenda montada ao lado das unidades. Os que se inscreveram souberam da oportunidade de diferentes maneiras, pela televisão, no site da companhia, por visita de técnicos às casas, pelos vizinhos. Foi o caso de Eliene Rabello, 40, e Luciele Costa, 25. Elas foram avisadas, respectivamente, por Elza Queiroz, 49, e Aniceser Sabino, 31.

Agora que concluíram os estudos, os alunos das primeiras turmas formadas querem apresentar familiares e amigos à proposta. “Sempre comento com quem eu vejo pela rua. Falo para todo mundo vir aqui”, conta Roberval Lourenço, de 46 anos.

Nas unidades móveis do Sol Nascente, em Ceilândia, as oportunidades são para auxiliar administrativo e de operador de micro, mas no local também são preenchidas guias de inscrições para outras disciplinas ministradas no Senai de Taguatinga. São elas: mecânico de manutenção em automóveis, aplicador de revestimento cerâmico, mestre de obras, instalador hidráulico predial, padeiro, pedreiro de alvenaria, montagem e configuração de microcomputador e eletricista de instalação predial.

Cursos de capacitação no Sol Nascente
Unidades móveis do Senai, na entrada da feira do produtor
De segunda a sexta-feira
Das 8h às 12h e 14h às 17h
Mais informações: (61) 9163-1049

Amanda Martimon, da Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense