Curta nossa página

Roda de Conversa

Moradores do Núcleo Bandeirante pedem atenção à saúde

Publicado

Foto/Imagem:


A equipe de Estratégia de Saúde da Família da Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, será reconstituída e terá o funcionamento normalizado no início de outubro. A garantia do programa de assistência primária foi dada pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na noite dessa quinta-feira (22), na Roda de Conversa que ocorreu no Salão Comunitário, com a presença de cerca de 500 pessoas. Atenção à saúde foi um dos principais pedidos de moradores da região administrativa.



“O compromisso nesse momento é para que a gente possa implementar unidades de pronto-atendimento [UPAs] para fortalecer os trabalhos na saúde”, afirmou o governador. Há um mês, houve remanejamento na equipe, com a saída de uma médica, no entanto o programa está garantido e há assistência para quem precisar do serviço.

Outro ponto levantado no encontro do governador com a população foi sobre a regularização de terras. A moradora Juliana Soares contou que a situação das propriedades é um incômodo à comunidade. “Existe um medo também por causa do período das chuvas, para não acontecer nenhuma tragédia com as pessoas em área de risco.”

Rollemberg disse que a regularização de terras é uma preocupação do Estado. O governador ressaltou que as ações deverão ser feitas já com infraestrutura. “O ideal é fazer o remanejamento das pessoas que estão em área de risco para locais mais seguros”. Na região, um posto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) orienta gratuitamente sobre o planejamento de estruturas para moradias em situação de vulnerabilidade. Para dar mais tranquilidade durante o período de chuvas, a companhia tem feito ações de limpeza de rio e de revitalização nas ruas.

O representante da Associação de Moradores da Vila Cauhy Walter Marques perguntou ao governador sobre a situação de quem precisa trabalhar, mas não tem com quem deixar as crianças. “Quando não existe creche, nega-se a possibilidade de essas mães criarem os filhos de uma maneira melhor.” Rollemberg adiantou que o governo providenciará creches para famílias que tenham crianças de 4 e 5 anos.

O governador destacou outras ações voltadas à educação, como os novos Centros Interescolares de Línguas — que passaram de nove para 13 na sua gestão — e os simulados gratuitos preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para alunos do terceiro ano do ensino médio.

Dos 500 participantes da Roda de Conversa, 98 inscreveram-se para falar com o governador — 46 da sociedade civil e 52 de movimentos sociais, como líderes comunitários. Por meio de sorteio, 12 tiveram a oportunidade de fazer perguntas. O encontro da população com Rollemberg ainda reúne gestores do Executivo local para ouvir as queixas da comunidade e encaminhá-las aos órgãos competentes.

Essa foi a nona edição da Roda de Conversa. Neste ano, ela já passou por Águas Claras, Brazlândia, Planaltina, Riacho Fundo II e São Sebastião. Em 2015, foi à Candangolândia, ao Itapoã e ao Recanto das Emas. O objetivo desses encontros do governador de Brasília com a população, organizados pela Subchefia de Interação Social, da Chefia de Comunicação Institucional e Interação Social do DF, é identificar as principais necessidades de cada região administrativa e, com isso, passar ao governo informações para a construção de políticas públicas com resultados mais eficazes, de acordo com as necessidades apontadas pelos moradores.

Atualizado em 23/09/2016 – 07:27.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana