Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Depois do temporal

Morador de Samambaia volta a receber imóveis regularizados

Samira Pádua e Maryna Lacerda
Agência Brasília

A regularização de imóveis em Samambaia beneficiou cerca de 300 famílias. A ação, que teve início na quarta-feira (4), ocorreu até a tarde deste sábado (7), em várias quadras da região administrativa, e retomou um processo interrompido por causa do temporal que atingiu parte da cidade, em 19 de outubro de 2016.

A regularização de imóveis em Samambaia beneficiou cerca de 500 famílias. A aposentada Joana d’Arc Silveira dos Santos disse que seu sonho era receber a escritura.

À época, a entrega da documentação já estava programada, mas foi suspensa porque parte dos beneficiados ficou sem recursos para o pagamento das taxas de cartório. Para facilitar o procedimento, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) repassou as escrituras de porta em porta àqueles que têm direito. A ação faz parte do programa Habita Brasília, por meio do pilar do Lote Legal.

A medida se refere a imóveis estabelecidos há vários anos. “Alguns, desde a criação de Samambaia, só faltava a escritura”, explicou o chefe de Núcleo da Diretoria de Regularização da Codhab, Robert Oliveira. Toda a infraestrutura de água, energia e saneamento básico também está instalada. O passo seguinte para os proprietários é fazer o registro da escritura em cartório.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Dos 300 documentos entregues até este sábado, de um total de 466, um foi para a aposentada Joana d’Arc Silveira dos Santos, de 52 anos. “Meu sonho era ter meu papel [escritura]. Estou achando bom demais!”, disse ela, que mora há dez anos na região. “Agora sei que é meu mesmo”, completou.

Tecnólogo em serviços de telecomunicações, Efraim Geraldo Rodrigues Leite, de 39 anos, também recebeu o documento. “A escritura é tudo, é a parte legal da propriedade”, destacou.

Aqueles que não estavam em casa no momento da visita da equipe da Codhab podem procurar a Diretoria de Regularização da empresa pública, na Quadra 6 do Setor Comercial Sul, de terça (10) a sexta-feira (13), das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas. É preciso levar os documentos pessoais e, no caso de representantes, a procuração. Dúvidas podem ser sanadas por meio do telefone (61) 3214-1816

A ação unificada de governo em resposta aos estragos causados pelo temporal em Samambaia foi coordenada pela Secretaria das Cidades. Cinco mil telhas foram entregues a moradores e representantes de instituições afetadas pela chuva. Também foram distribuídos 100 sacos de cimento, cerca de mil cestas básicas, 1 tonelada de alimentos não perecíveis e 4 de frutas, legumes e verduras.

Além disso, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos prestou 1.536 atendimentos, e 1.491 famílias receberam a ordem de pagamento do auxílio vulnerabilidade, no valor de R$ 408.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Amamenta Brasília

Mães saudáveis com leite excedente podem se cadastrar no Amamenta Brasília pela internet ou pelo telefone 160 (opção 4)

Universidade de São Paulo

Ondas sonoras de alta frequência podem destruir vírus como SARS-CoV-2, H1N1 e outros sem causar danos a células, sendo alternativa para novos tratamentos

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.