Curta nossa página

Evitando golpes

Ministério Público lança vídeo com orientações sobre segurança digital

Publicado

segurança digital
Foto/Imagem: Pexels


Nos dias de hoje, precisamos nos prevenir para garantir a segurança no mundo digital. As plataformas de comunicação nunca foram tão exploradas como agora, para que pessoas do mundo todo continuem conectadas umas às outras para trabalhar, estudar, se informar e manter contato com a família e os amigos. A Secretaria de Segurança Institucional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (SSI/MPDFT) lançou um vídeo com orientações para reduzir as vulnerabilidades e alertar para a prevenção contra golpes e acesso indevido a dados.

O vídeo é mais uma iniciativa do Mês da Segurança, que promove, ao longo de agosto, eventos informativos, o lançamento de vídeos e o relançamento de um manual para disseminar conhecimentos que auxiliam a identificar, analisar e evitar situações de risco. Assista e confira dicas de segurança para perfis nas redes sociais, proteção com autenticação em dois fatores em equipamentos e aplicativos, atenção à veracidade das mensagens recebidas e compartilhadas, entre outras.

Mês da Segurança

Instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o mês de agosto é dedicado à difusão de conteúdos e promoção de atividades que incentivem a implementação da cultura de segurança institucional no Ministério Público. Este ano, o MPDFT promove atividades dedicadas à segurança institucional, pessoal, da informação, da imagem e do patrimônio.

Um manual elaborado a partir de pesquisas de estudiosos da área de segurança e da prática diária dos profissionais do MPDFT foi relançado e disponibilizado para o público interno e também para toda a população. Há orientações e cuidados importantes em momentos como a saída e a chegada em casa; ao carregar bolsas ou mochila; em estacionamentos, postos de gasolina e comércios; ao usar táxi ou transportes por aplicativos, entre outros. O conteúdo também informa o que se deve fazer se um ato de violência acontecer.

O primeiro vídeo sobre o tema apresenta dicas de segurança em estacionamentos e usa cenas reais de câmeras de vigilância para orientar sobre a violência urbana. Confira como se prevenir, a partir da análise do comportamento da vítima e do agressor.

Um curso sobre análise e gestão de riscos aplicado à Segurança Institucional e contrainteligência também está sendo realizado, com a participação de integrantes da Secretaria de Segurança Institucional (SSI) e do Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI) do MPDFT, além de inscritos de outros ramos do MPU, do Ministério Público do Pará, do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça (TJDFT), Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Controladoria-Geral do DF (CG-DF), Casa Militar da Governadoria e Vice-governadoria e Polícia do Senado.

Um webinário sobre “Segurança contra golpes em ambientes digitais”, promovido no dia 24 de agosto, destacou medidas preventivas para evitar tornar-se vítima de golpes e engenharia social que possam trazer prejuízo financeiro e risco à integridade. A transmissão foi aberta ao público e realizada no YouTube. Se ficou interessado, clique aqui e assista.

Atualizado em 26/08/2021 – 08:05.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana