Curta nossa página

704/705 Norte

Mercado Cobogó mistura moda, gastronomia, arte e muito mais em um só lugar

Publicado

Mercado Cobogó
Foto/Imagem: Nick El Moor


Ponto de encontro de gente apaixonada por arte, o Mercado Cobogó (704/705 Norte) exprime o jeito brasiliense despojado de ser, desde sua inauguração em 2008. Em meio a plantas ornamentais, peças de design, moda e obras de artistas locais, o visitante se sente à vontade para consumir do caprichoso cardápio, bem como da loja ou simplesmente apreciar coisas belas.

Na sua área externa, em um cenário acolhedor à sombra de uma grande Gameleira, o Cobogó realiza uma variedade de eventos, que preza em valorizar o pequeno produtor e em cada edição reúne expositores das mais diferentes vertentes das artes e da gastronomia. Todos têm entrada franca e classificação livre para todos os públicos.

Da literatura às artes visuais, passando pela moda e pela música, até cosméticos naturais, produtos orgânicos ou gourmets, tudo que se encontra nos eventos especiais do Cobogó respeita o meio ambiente, se alinha aos conceitos de sustentabilidade e tem preços acessíveis.

O calendário [de eventos] é extenso e promete muita coisa boa até o final do ano. A começar por uma Feira Livre de Livros Usados, onde leitores ávidos por um bom livro compartilham seus acervos. De formato colaborativo, participam da Feira: Sebos; Livrarias; Editoras independentes; Colecionadores; ou qualquer pessoa disposta a vender ou trocar. Esta acontece todo último sábado do mês e as próximas serão dias 28/08, 25/09, 30/10 e 27/11. A feira também recolhe livros para doação.

Conhecida por muitos e queridinha dos frequentadores do Cobogó, a Feira de Quintal reúne pequenos produtores artesanais, já há cinco anos. Sempre aos domingos, lá se encontram pães, mel, carnes defumadas, confeitaria, verduras e hortaliças orgânicas, e muito mais.

Às quintas-feiras, o horário de funcionamento do mercado se estende um pouco mais, vai até às 22h. Nesta noite, afetivamente chamada de Quinta Feliz, é servido um delicioso hambúrguer artesanal no pão francês, em formato de hambúrguer, com molho da casa, que faz toda a diferença. Para acompanhar, tem chopp artesanal e cervejas especiais. A noite é reservada para lançamentos literários.

No dia 4 de setembro, sábado, acontece o Foto Ampliada, que, como o nome já entrega, será um evento sobre fotografia, mas que não ficará apenas na imagem, na foto em si. O dia será dedicado a tudo relacionado a essa arte, desde máquinas digitais e analógicas a filmes e publicações além, é claro, de trabalhos de renomadas/os fotografas/os da cidade.

Promover o despertar consciente do necessário reuso de peças de vestimenta, dada a incalculável superprodução da indústria têxtil e seu alto consumo, a La Sacuelita – em parceria com o Cobogó – promove mais um Encontro de Brechós, dia 18 de setembro. Os próximos ocorrem dias 23/10 e 20/11.

Sempre temáticos, tendo sido os dois primeiros encontros “Brechó de Inverno” e “As Melhores Peças do Acervo”, para este terceiro os brechós apresentam peças mais leves, de caimento fluido, cores vibrantes e ensolaradas a comporem uma “Coleção Prima Vera”.

A jovem La Sacuelita, nascida em 2019, é o brechó de usados, novos e achados mais descolado da cidade. Seu rico acervo é composto de peças assinadas e acessórios vintage e tem ponto fixo no subsolo do Cobogó.

Desde o simples e bem-feito em pequenos ateliês, passando por marcas pouco conhecidas até grifes como Chanel, Moschino, Lino Villaventura e Versace, o acervo La Sacuelita surpreende com coleções bem garimpadas.

Eventos Mercado Cobogó

• Feira Livre de Livros Usados
Sábados 28/08, 25/09, 30/10 e 27/11

Das 10h às 20h

• Mostra Foto Ampliada
Sábado, 4 de setembro

Das 10h às 20h

• Encontro de Brechós
Sábados 18/09, 23/10 e 20/11

Das 10h às 20h

• Feira de Quintal
Todo domingo

Das 9h às 14h

• Quinta Feliz
Toda quinta-feira

Das 17h às 22h

Atualizado em 28/08/2021 – 13:02.

Publicidade
Comments
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana