Curta nossa página

Memorial oferece programação para celebrar o Dia do Índio

Publicado

Foto/Imagem:


De domingo (19) a 24 de abril, o Memorial dos Povos Indígenas oferecerá atividades ao público para comemorar o Dia do Índio, celebrado na data de abertura da programação. Haverá visitas guiadas, oficinas, palestras, mesas-redondas e apresentações culturais.

“Queremos que a população reocupe esse espaço, há anos voltado apenas para a comunidade indígena”, afirmou Osvaldo Xukuru, chefe do Núcleo de Diversidade Cultural da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. A pasta organiza o evento em parceria com a Secretaria de Cultura.

Durante os seis dias de programação, representantes de tribos diversas ministrarão oficinas de artesanato, linguística, dança e pintura. “Nossa cultura não morreu. Precisamos lutar pela visibilidade e, principalmente, pela valorização do que é nosso”, ressaltou Xukuru, representante da tribo homônima, de Pernambuco. Outros líderes indígenas participam da coordenação do evento: Francisco Tabajara, da tribo Tabajara, do Maranhão, e Álvaro Tukano, da tribo Tukano, do Amazonas.

Os três representantes foram nomeados pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em cargos ligados a políticas públicas de desenvolvimento da cultura indígena e de comunidades tradicionais. “Temos conhecimento de causa”, afirma Xukuru. Na solenidade de abertura do Abril Indígena, no domingo (19), os servidores participarão de uma posse simbólica.

Haverá ainda exibições de dança, pintura corporal e artesanato comandadas por índios Krahô, de Tocantins; Fulni-ô, de Pernambuco; e de etnias que habitam o Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso. No decorrer do evento, estudantes indígenas da Universidade de Brasília coordenarão uma roda de conversa sobre preconceito na cultura, na educação e na saúde. Também haverá debates com mulheres indígenas e mesas-redondas sobre valorização da cultura.

Pesquisa
Como parte da programação do Abril Indígena, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgará a pesquisa População Indígena: um Primeiro Olhar sobre o Fenômeno do Índio Urbano na Área Metropolitana de Brasília. A divulgação do estudo ocorrerá na quarta-feira (22), às 10 horas, no auditório do órgão (SAM, Bloco H).

Veja a programação completa

Atualizado em 17/04/2015 – 20:32.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana