Curta nossa página

Impeachment

Manifestação na Esplanada dos Ministérios termina sem ocorrências de violência

Publicado

Foto/Imagem:


Terminou na madrugada desta segunda-feira (18) a movimentação de grupos contra e a favor ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. As manifestações começaram por volta das 10 horas de domingo (17) e, no momento de maior movimento, às 20 horas, a Polícia Militar do Distrito Federal calculou público de 79 mil pessoas. Cerca de 56 mil manifestantes ficaram do lado sul da Esplanada, destinado aos favoráveis ao pedido de impedimento, e cerca de 26 mil do outro lado, na área reservada aos manifestantes contrários.

Ao fim da votação, o governador Rodrigo Rollemberg, que acompanhou os acontecimentos pelo Palácio do Buriti, parabenizou as forças de segurança do Distrito Federal, “que mais uma vez atuaram de maneira eficiente e competente, garantindo a integridade física e a liberdade de expressão dos brasilienses e a preservação do patrimônio público.” O chefe do Executivo também destacou que os movimentos sociais cumpriram com o pacto por uma manifestação pacífica.

Para garantir a tranquilidade e preservar o patrimônio público, foi montada uma força-tarefa durante três dias na Esplanada dos Ministérios, de 15 a 17 de abril. Atuaram nesse período 11,5 mil policiais militares, 1,5 mil bombeiros e 330 agentes do Departamento de Trânsito do DF. Trezentos policiais civil reforçaram o policiamento nas Asas Sul e Norte, no Cruzeiro e no Sudoeste.

Desde o início da manhã de domingo, a Polícia Militar apreendeu fogos de artifício e 70 armas cortantes, como facas, pedaços de madeira e pedra. Até o início da madrugada de segunda, não houve registro de ocorrências criminais graves associadas às manifestações.

O Corpo de Bombeiros registrou 52 atendimentos de casos como desmaio, quedas e outros de gravidade leve.

Votação
A Câmara dos Deputados aprovou a autorização para o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado Federal por 367 votos favoráveis, 137 contra e sete abstenções. Dois parlamentares dos 513 não participaram na sessão que terminou por volta da meia-noite deste domingo. “O povo brasileiro e os brasilienses ocuparam a Esplanada dos Ministérios de maneira ordeira e pacífica, sem incidentes graves”, disse o governador. Segundo ele, essa foi mais uma demonstração da maturidade política dos cidadãos, que acataram a decisão dos parlamentares. “A hora é de reconstruir o País, sempre dentro dos limites da Constituição.”

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Segurança Pública

Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
PMDF
Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.

“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.

CONTINUAR LENDO

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense