Curta nossa página

Mamães: HMIB oferece partos cesarianos humanizados

Publicado

Foto/Imagem:


O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) realiza, em média, 350 partos por mês, 40% são cesarianas. A partir dessa realidade, a equipe mobilizou-se para estender as ações de humanização aos partos cesarianos.

Segundo a chefe da Ginecologia e Obstetrícia, Lucila Nagata, humanizar o parto significa realizar protocolos de atendimento que respeitem a mãe e a criança. A garantia da alimentação adequada durante o trabalho de parto, a escolha da posição para conceber o filho, a promoção do contato pele a pele após o nascimento são ações que aprimoram o vínculo afetivo entre o bebê e a mãe.

“Durante muito tempo, ligou-se a palavra humanização apenas aos partos normais, mas é importante lembrar que as práticas de humanização podem ser implementadas em todos os tipos de partos e procedimentos dentro de um hospital”, relata Lucila.

Para a auxiliar de enfermagem que já participou de procedimentos desse tipo, Juliana Souza Ramos, essa ação foi possível por causa do incentivo e engajamento da equipe em reconhecer a importância da prática, principalmente por ser um hospital denominado Amigo da Criança e Amigo da Mãe.

Cleidelene Privado de Sá, moradora de Santo Antônio do Descoberto (GO), relata que a sensibilidade da equipe em permitir o contato pele a pele desde o primeiro momento foi fundamental para trazer mais tranqüilidade para ela e seu filho, Vitor Hugo. “Faz muita diferença poder ficar juntinho com o meu bebê. Ele saiu chorando e logo que o colocaram encostado e mim, ficou quietinho”, conta Cleidelene.

A paciente conta que teve seus três filhos no HMIB e que todos foram por meio de cesariana. Segundo ela, o atendimento recebido sempre foi excelente, mas desta vez percebeu a diferença na atuação da equipe e aprovou a mudança. “Antes eles mostravam o bebê já todo enroladinho na tolha e só depois de ir para o quarto eu consegui pegá-lo. Agora foi melhorr, pude ficar com ele pertinho na hora.”

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense