Curta nossa página

Primeira dose

Mais de 65 mil idosos já foram vacinados contra a Covid no Distrito Federal

Publicado

vacinacao idosos brasilia df
Foto/Imagem: Breno Esaki/Agência Saúde-DF


Até a última sexta-feira, 26 de fevereiro, a Secretaria de Saúde vacinou 130.547 pessoas com a primeira dose da vacina que protege contra a Covid-19. Desse total, 65.216 são idosos e 64.735 são trabalhadores da saúde. Os dados são do boletim da vacinação publicado semanalmente na página Vacinômetro. Com a segunda dose, já foram imunizadas 43.225 pessoas do grupo prioritário, sendo a maioria trabalhadores da Saúde, com 39.048 vacinados.

O balanço detalha o avanço da vacinação na capital federal desde o início da vacinação. Até o momento, 4,27% população do DF recebeu a primeira dose do imunizante. O DF aguarda a chegada de mais doses para ampliar a campanha de vacinação contemplando idosos com menos de 76 anos.

Do total de idosos vacinados, 48.024 estão na faixa etária acima dos 80 anos e 15.390 têm entre 75 e 79 anos.

Vacinação no DF

A vacinação no Distrito Federal começou no dia 19 de janeiro imunizando inicialmente os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente nas redes pública e privada. Desde a última sexta-feira, 26 de fevereiro, os idosos com 76 anos ou mais passaram a integrar o grupo prioritário.

Para a campanha, o Distrito Federal já recebeu 240.060 doses das vacinas CoronaVac e Covishield. Da primeira, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, a capital federal recebeu, em quatro remessas, 173.560 doses. Da segunda, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, foram recebidas, em duas remessas, 66,5 mil doses.

Cerca de 5% das doses das vacinas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas. A vacina CoronaVac tem intervalo de aplicação entre as doses de 14 a 28 dias. Devido a isso, metade das doses recebidas são reservadas para a segunda aplicação. Já com a vacina de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam utilizadas todas as doses da vacina de Oxford.

Reação à vacina

Até o dia 26 de fevereiro, a Secretaria de Saúde notificou 846 casos de Evento Adverso Pós Vacinação (EAPV) relacionados às vacinas contra a Covid-19, sendo 553 foram associados à vacina CoronaVac e 293 a vacina Covishield. Do total de notificações, 48 foram consideradas EAPV. Nenhum evento adverso grave foi confirmado até o momento. Vermelhidão e dor no local de aplicação, dor de cabeça e febre são os principais eventos relatados pelos pacientes.

Apesar dos casos confirmados, as duas vacinas têm segurança comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é necessário que o paciente complete o ciclo de imunização com as duas doses das vacinas. A infectologista do Hospital Regional da Asa Norte, Joana D’arc Gonçalves, alerta para a necessidade do reforço da imunização. “Caso o indivíduo não tome a segunda dose, há o risco de não adquirir imunidade protetora contra o vírus. O que os estudos mostram é a necessidade da segunda dose, conforme o prescrito em bula. Até o momento não há evidência de que uma única dose seja suficiente”, destaca.

Qualquer sintoma apresentado pelo paciente após a administração da dose da vacina deve ser notificado imediatamente no mesmo ponto de vacinação em que tomou a dose.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense