Curta nossa página

Em uma semana

Mais de 50 mil estudantes já se cadastraram para o Passe Livre Estudantil

Publicado

Foto/Imagem:


Nesta terça-feira (8), completou-se uma semana do cadastramento eletrônico para o benefício do Passe Livre Estudantil. Desde que começou, em 1º de março, até o meio-dia de hoje, 50,3 mil alunos já haviam feito o processo. Parte das inscrições foi aprovada e existem pedidos analisados, mas pendentes por falta de algum documento ou por informações erradas.

Essa é a primeira vez em que se faz eletronicamente o cadastramento para o Passe Livre Estudantil. A obrigatoriedade do número do cadastro de pessoas físicas (CPF) para ser inserido no sistema é outra novidade. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) não tem ainda expectativa de quantos cadastros serão realizados ao todo. Até o início do ano, mais de 200 mil pessoas tinham acesso ao benefício.

Todos os estudantes do Distrito Federal precisam passar pelo processo, até 1º de abril, inclusive aqueles que já têm esse tipo de passe. O recadastramento, assim como o cadastramento, deve ser feito pelo site www.passelivreestudantil.df.gov.br, e o aluno só precisa ir ao posto para retirar o cartão caso ele ainda não o tenha.

O preenchimento dos dados dura, em média, oito minutos, segundo ferramenta de monitoramento adotada pelo DFTrans. A plataforma permanece aberta, por motivo de segurança, por meia hora. Depois disso, é reiniciada. Por isso, recomenda-se ter à mão todos os documentos a serem anexados.

Depois da análise, realizada por 50 funcionários das empresas prestadoras de serviço de transporte público, o DFTrans informa a situação cadastral ao aluno, por e-mail. O prazo é de até 20 dias úteis. A retirada do passe livre terá de ser no posto do DFTrans na Rodoviária do Plano Piloto.

Tire dúvidas sobre o cadastramento e o recadastramento para o Passe Livre Estudantil:

O que deve ser feito caso o estudante, depois de finalizar o cadastro, perceba que esqueceu de anexar algum documento?
Quando o cadastro for analisado, o estudante receberá um e-mail informando, se for o caso, os documentos que faltam e terá a opção de incluí-los. É preciso ficar atento ao e-mail e observar também a caixa despam (local para onde são enviados e-mails sem o consentimento do destinatário).

Quem já tem o cartão do Passe Livre Estudantil precisa retirar outro?
Não. O cartão continuará valendo e só será bloqueado caso o aluno não preencha os dados no site www.passelivreestudantil.df.gov.br. O cadastro é obrigatório para todos os estudantes.

Quando serão informadas as linhas em que o estudante queira utilizar o passe livre?
O aluno não terá a opção de escolher linhas de ônibus. Após fazer o cadastro, ele receberá por e-mail a informação das linhas que poderá usar, com base no endereço de residência e da instituição de ensino em que está matriculado.

Depois de finalizado o cadastro, quando o estudante terá acesso ao Passe Livre Estudantil?
O aluno será informado por e-mail, em até 20 dias úteis, e o novo cartão — para quem ainda não faz parte do sistema —, entregue no posto de atendimento exclusivo para estudantes, na Rodoviária do Plano Piloto. Aqueles que já têm o benefício poderão continuar usando-o normalmente desde que façam o procedimento até 1° de abril.

O número de CPF a ser inserido deve ser do próprio estudante?
Sim. O CPF e a identidade informados têm de ser do aluno. No site www.passelivreestudantil.df.gov.br, é possível encontrar informações de como tirar o documento.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense