nova cnh divulgação

Mais de 4 mil motoristas podem ter seus direitos de dirigir revogados devido a infrações

Nova CNH/Divulgação

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai começar a notificar 4.022 motoristas que podem ter o direito de dirigir suspenso devido a infrações de trânsito, conforme a Instrução do Detran-DF nº 165, datada de 4 de maio de 2026. As penalidades variam de dois a 12 meses, dependendo da gravidade da infração. Até agora, em 2026, o Detran-DF já impôs 6.838 suspensões. Os motoristas têm 30 dias após a notificação para recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), e a penalidade será aplicada caso não haja recurso ou após o julgamento final.

A maioria das suspensões está ligada a infrações relacionadas ao uso de álcool, como dirigir sob a influência ou recusar o teste do etilômetro. Também são mencionadas infrações como disputar corridas, realizar manobras perigosas, conduzir sem capacete, exceder em mais de 50% a velocidade permitida, desrespeitar bloqueios viários e ameaçar a segurança de pedestres e veículos. Rodrigo Xavier, gerente de Registro e Controle de Penalidades do Detran-DF, enfatiza que a aplicação dessas penalidades é crucial para garantir o cumprimento da legislação e promover a segurança viária, assegurando que infratores não se sintam impunes.

Compartilhar notícia