1º dia
Mais da metade dos estudantes agendados retiraram o cartão do Passe Livre

Até as 14 horas desta quinta-feira (24), mais de 300 estudantes que tiveram o cadastro para o Passe Livre Estudantil aprovado retiraram o cartão no posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) na Rodoviária do Plano Piloto.
Foram agendadas 600 entregas hoje, primeiro dia após a implementação do novo sistema. Pela manhã, uma longa fila se formou no local e o tempo médio para atendimento ultrapassou 30 minutos. A demora ocorreu porque os estudantes precisam assinar um formulário que indica o recebimento do cartão, de acordo com o DFTrans. No entanto, após alguns ajustes, como o preenchimento prévio do questionário por quem estava na fila, o serviço foi normalizado e o tempo médio de espera se estabilizou em 15 minutos.
O DFTrans iniciou o envio de e-mails aos estudantes convocados para a retirada na segunda-feira (21). A expectativa da autarquia é que na próxima semana a média diária de entrega seja de 1,5 mil cartões. O estudante precisa comparecer ao posto da rodoviária no dia agendado. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7 às 18 horas. Antes, é preciso preencher o cadastro no site passelivreestudantil.df.gov.br. O aluno que não comparecer no dia marcado deve aguardar novo agendamento, que ocorrerá quando houver vaga.
Recadastramento
O cadastramento e o recadastramento de alunos interessados em obter o Passe Livre Estudantil começou em 1º de março. O processo, obrigatório para todos os estudantes, termina em 1° de abril.
Depois da análise dos dados preenchidos no site, feita por 50 funcionários das empresas prestadoras de serviço de transporte público, o DFTrans informará a situação cadastral ao aluno, por e-mail, em um prazo de até 20 dias úteis.
Esta é a primeira vez em que se faz eletronicamente o cadastramento para o Passe Livre Estudantil. Para completar o registro no novo modelo, é preciso informar o número do cadastro de pessoas físicas (CPF).

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025