Curta nossa página

Vias urbanas

Luz na Faixa vai iluminar 4,2 mil faixas de pedestres em todo o Distrito Federal

Publicado

faixa pedestre
Foto/Imagem: André Borges/Agência Brasília
Agência Brasília

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lança, às 11h30 desta terça-feira (24), na estação de metrô da Ceilândia Sul (QNN 16), o programa Luz na Faixa. Trata-se de uma parceria firmada entre Detran-DF e CEB Holding que prevê, no prazo de quatro anos, iluminar todas as 4.200 faixas de pedestre em vias urbanas do Distrito Federal.

O custo de implantação é de R$ 6,6 milhões e tem prazo de execução de nove meses, com possibilidade de antecipação. O programa vai começar iluminando 759 faixas do Plano Piloto (425) e Ceilândia (334), escolhidas por serem as regiões administrativas que possuem o maior número de faixas de pedestres entre todas do DF.

A implantação da iluminação vai garantir maior visibilidade para os pedestres, mesmo nas calçadas e áreas próximas à faixa, fazendo com que a percepção do condutor seja imediata. Isso vai trazer mais segurança, tanto para o pedestre como para o motorista.

O programa consiste na instalação de um poste de iluminação com 5 metros de altura, contendo uma luminária em LED de 120W, para as vias com até duas faixas de rolamento. Nas vias com mais de duas faixas de rolamento, serão instalados dois postes de 5 metros, sendo um em cada lado da via.

A potência da luminária a ser empregada (120W) representa ganho de 79,34% em relação à iluminância média produzida pelas luminárias de 72W geralmente utilizada nos postes de 5 metros de altura. Com isso, o local da faixa ficará destacado em relação ao restante da via, sendo mais uma forma de alertar o condutor sobre a necessidade de atenção dada à possibilidade de travessia de pedestres.

Atualizado em 23/05/2022 – 18:42.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana