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50ª edição

Largada da Corrida de Reis será no dia 25 de janeiro, às 19 horas

Redação

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Foto/Imagem: Pedro Ventura/Agência Brasília


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A 50ª Corrida de Reis é o primeiro grande evento esportivo no calendário de comemorações do aniversário de 60 anos de Brasília. E neste ano, a tradicional corrida volta a ser realizada em janeiro e no período noturno. Considerada um dos maiores eventos esportivos gratuitos do país, a largada da Corrida de Reis será no dia 25, às 19 horas, em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, com 16 mil vagas divididas entre os percursos de 6 e 10 quilômetros.

Neste ano, o cadastro ocorrerá de forma direta – sem necessidade de pré-inscrição e sorteio –, as inscrições serão feitas pelo link que será disponibilizado no site da Secretaria de Esporte e Lazer, no dia 13 de janeiro. Outra mudança na forma de inscrição é que ela será feita em horários diferenciados. Os atletas que desejam correr a prova de 10 quilômetros deverão fazer as inscrições das 13h às 14h59. Em seguida, das 15h às 17h, será a vez dos atletas que vão participar da corrida de 6 quilômetros. As inscrições para a corrida Mirim serão realizadas a partir das 13 horas e ficarão abertas até encerrar o número de vagas ofertadas.

A novidade desta edição é a possibilidade da troca de titularidade do atleta inscrito. O período para mudança será entre os dias 14 e 19 de janeiro. “A Corrida de Reis acontece no seu período tradicional, no mês em que ela se firmou como referência nacional de corrida. Esse é um resgate muito importante para a cidade. A temperatura e a beleza plástica da cidade nos fizeram optar pelo período noturno. A corrida abre o calendário de comemorações dos 60 anos de Brasília, do ponto de vista esportivo. Vai ser uma bela corrida, com muita paz e tranquilidade, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz.

Na prova de 10 quilômetros, os cinco melhores colocados no geral masculino e feminino serão contemplados com troféus. Os três primeiros atletas com deficiência, por tipo de classificação, também ganharão troféus. Medalhões especiais serão concedidos aos três melhores de cada faixa etária no masculino e feminino, conforme o regulamento. Na prova de 6 quilômetros, os cinco melhores masculino e feminino geral ganharão medalhões, assim como os três primeiros atletas com deficiência masculino e feminino por tipo de classificação.

Percurso

Na corrida de 6 km, os participantes retornarão na altura da Rodoviária do Plano Piloto. Na prova de 10 km, os atletas passarão pela Rodoviária e voltarão perto da Alameda dos Estados, na Esplanada dos Ministérios.

Pessoas com Deficiência (PCD)

Atendendo a pedidos dos atletas foram efetuadas subdivisões para as categorias cadeirante e andante. Os cadeirantes serão divididos entre racing wheelchair (cadeira triciclo, especial para corrida) e handcycle (bicicleta adaptada pedalada com as mãos). Já os andantes estão classificados entre deficientes visuais, deficientes intelectuais, mobilidade superior reduzida, mobilidade inferior reduzida.

A divisão tem como intuito tornar a competição mais justa de acordo com o grau de necessidade de cada atleta da categoria PCD, sendo a premiação feita com medalhões especiais somente para os atletas com deficiência na distância de 10km.

Kits

Os kits com camiseta, número de identificação do corredor, chip eletrônico — que cronometra o tempo e colocação — serão entregues entre os dias 23 e 25 de janeiro, no Mané Garrincha. Na hora da retirada do kit é obrigatória a entrega de 4 kg de alimento não-perecível. Como praxe, a doação será repassada para o Banco de Alimentos da Ceasa, responsável pela distribuição às instituições parceiras.

Corrida Mirim

Para participantes de 4 a 14 anos, a Corrida Mirim vai ocorrer em 25 de janeiro, a partir das 16 horas, no estacionamento do Mané Garrincha, com percursos que variam entre 25 e 300 metros, em baterias divididas de acordo com a faixa etária. Essa etapa contabiliza mil inscrições, no mesmo dia e horário da etapa adulta. E no dia da corrida, serão sorteadas bicicletas.

A Secretaria de Esporte e Lazer é co-realizadora do evento, por meio de termo de fomento, em parceria com o Instituto Internacional Correr Bem, filiada aos principais órgãos esportivos do país, como o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo. A entidade já realizou, entre 2011 e 2019, 85 etapas de corrida de rua em sete estados nacionais. Entre eles, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia, totalizando 288 mil pessoas participantes.

Histórico

Criada com o objetivo de trazer à capital atletas de outras unidades da Federação e corredores internacionais que vinham ao Brasil disputar a São Silvestre, em São Paulo, a Corrida de Reis teve a primeira edição em 6 de janeiro de 1971. Os dois esportistas que mais reúnem pódios da Corrida de Reis são os brasilienses Valdenor Pereira dos Santos e Carmem de Oliveira, com, respectivamente, sete e cinco títulos.

A primeira largada ocorreu no fim do Eixo Rodoviário Sul, e a chegada, na W3 Sul, em frente à antiga sede da TV Brasília. Pelo trecho de 8 quilômetros, correram 42 atletas — quase metade deles estrangeiros, como os futuros campeões olímpicos Frank Shorter, dos Estados Unidos, e Lasse Viren, da Finlândia. No ano seguinte, a prova foi para a W3 e tempos depois ganhou o Eixo Monumental.

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Lances via internet

Terracap coloca mais 15 imóveis à venda por meio de leilão público

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terracap
Foto/Imagem: Andre Borges/Agência Brasília

Já estão abertos os lances para a compra dos imóveis disponibilizados pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) em leilão público. São 15 ofertas, ao todo.

A oportunidade mais em conta fica em Santa Maria, com preço mínimo de R$ 126,8 mil e metragem de 75m². Já o imóvel com maior valor agregado está localizado no Paranoá, cujo lance inicial é de R$ 5,1 milhões. O terreno possui 3,3 mil m².

O leilão é realizado em sessão pública com lances via internet. O edital com a descrição dos imóveis leiloados está disponível no site da Terracap.

Há terrenos em outras regiões administrativas como Guará, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo II e Ceilândia. No setor industrial de Ceilândia, por exemplo, são 10 lotes dispostos em leilão, todos com 700m² cada, e com R$ 412,8 mil de lance mínimo.

A grande novidade dos leilões ocorridos em 2020 está na possibilidade de financiar o terreno arrematado junto à Terracap. “Agora, o arrematante poderá optar por pelo crédito imobiliário, em até 180 meses. Isso facilita o acesso da população aos terrenos da empresa”, explica do gerente de Administração de Recebíveis Imobiliários da Terracap, Erasmo Cirqueira Lino. Também serão aceitos financiamentos oriundos de outras instituições financeiras.

Quaisquer pessoas física ou jurídica podem participar do processo. A sessão pública para a disputa dos lances é dirigida por leiloeira oficial credenciada.

A recepção dos lances do 1º leilão encerra dia 25 de agosto, às 15h. Não havendo lance superior ou igual ao da avaliação do imóvel, é dada sequência ao 2º leilão, que será encerrado, por sua vez, no dia 27 de agosto, também às 15h.

Para participar, os interessados precisam se cadastrar no site do leiloeiro e inserir digitalizados os documentos previstos no edital. O credenciamento deverá ser efetuado até dois dias úteis antes da realização dos lances.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3350-2222.

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CLDF aprovou

Validade de concursos públicos homologados é suspensa no DF

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CLDF - Câmara Legislativa do DF
Foto/Imagem: Silvio Abdon/CLDF

A validade dos concursos públicos homologados e vigentes será suspensa no Distrito Federal até o fim do estado de calamidade pública. Nesta terça-feira (11), em sessão extraordinária remota da Câmara Legislativa do Distrito Federal, os deputados distritais aprovaram o Projeto de Lei nº 1346/2020, do Executivo, que suspende os prazos de validade dos concursos públicos homologados e vigentes na administração pública direta e indireta do DF. O projeto chegou ao Legislativo nesta terça (11) e um acordo entre as lideranças políticas da Casa permitiu a rápida votação da proposta, que beneficia milhares de aprovados em concursos públicos.

O projeto foi aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis, e segue agora à sanção do governador Ibaneis Rocha. O texto original recebeu cinco emendas de plenário visando o aperfeiçoamento da proposta. Todas as modificações também foram aprovadas por unanimidade pelos distritais. Uma das emendas suprimiu o artigo 3º do projeto, permitindo assim que a suspensão também possa ser adotada nos certames promovidos pelas estatais locais.

Outra modificação estabelece que a decretação do estado de calamidade pública não pode ser usada para provimento temporário de cargos em detrimento dos aprovados em concurso público em vigor para cargos com atribuições equivalentes. O texto aprovado indica ainda que as nomeações que ocorrerem durante o período de suspensão não impedem a prorrogação da validade do concurso.

Também foi aprovada uma emenda definindo que a suspensão dos concursos passa a valer a partir da edição do Decreto nº 40.475, de 28 de fevereiro de 2020, até o término de vigência do estado de calamidade pública no DF.

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Evitando a Covid-19

Atendimento da CEB no Na Hora só será feito com agendamento

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ceb
Foto/Imagem: Arquivo/AVB

O atendimento da CEB nas unidades de atendimento do Na Hora está sendo realizado mediante agendamento prévio pelo site do próprio Na Hora. A decisão segue orientação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), órgão responsável pela gestão do local.

A medida adotada visa evitar a aglomeração de pessoas que buscam o atendimento presencial, reduzindo, assim, os riscos de disseminação do novo coronavírus entre servidores e público. Por isso, estarão disponíveis apenas os serviços que a Companhia não oferece nos seus canais digitais. Confira no site do Na Hora os serviços presenciais disponíveis.

De acordo com a gestão do Na Hora, até quinta-feira (13) aqueles que buscarem o atendimento sem agendamento prévio serão atendidos por meio de encaixe e, a partir da sexta-feira (14), o atendimento será exclusivo para os usuários com hora marcada.

O diretor de Atendimento ao Cliente e Tecnologia da Informação da CEB, Gustavo Álvares, lembra que, com a pandemia, os serviços da companhia foram migrados para os canais digitais e que a população deve, sempre que possível, evitar o atendimento presencial e buscar o atendimento online para solicitar os serviços.

“É que 80% dos serviços da CEB já estão em canais digitais e, nos últimos 135 dias, durante a pandemia, foram realizados mais de 1,6 milhão de atendimentos pela nova plataforma digital”, declarou Gustavo. “Nesse modelo, nosso atendimento fica disponível aos consumidores 24 horas por dia, e ele tem toda a segurança de solicitar no conforto de sua casa”, completou.

Canais digitais

Nos canais digitais, o cliente tem acesso aos seguintes serviços expressos (sem necessidade de login):

  • solicitação de ligação nova;
  • solicitação de alteração de titularidade;
  • credenciamento de cliente sobrevida;
  • credenciamento de Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE;
  • autoleitura;
  • solicitação de consumo final/desligamento;
  • verificação de leitura do medidor;
  • parcelamento de débitos;
  • documento simplificado para pagamento.

Além dos serviços expressos, também estão disponíveis os seguintes serviços comerciais (com necessidade de login para solicitação):

  • segunda via de conta;
  • solicitação de religação (para clientes com fornecimento suspenso por inadimplência)
  • solicitação de nada consta;
  • alteração da data de vencimento;
  • atualização cadastral;
  • consulta do histórico de consumo, da data da próxima leitura, do andamento de solicitações e dos indicadores de continuidade.
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