Percurso de 23 quilômetros
Lago Sul inaugura o projeto Pedal Seguro na segunda-feira, dia 21

Na segunda-feira (21), às 19h30, será a vez de o Lago Sul inaugurar o projeto Pedal Seguro. O percurso do passeio de estreia, coordenado pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da região, terá 23 quilômetros — daquela unidade da corporação, na QI 11, até o Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, retornando ao ponto inicial.
Com a chegada do projeto no Lago Sul, sobe para dez o número de regiões administrativas que já aderiram a ele. As outras são: Ceilândia, Gama, Guará, Lago Norte, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, de Samambaia e de Sobradinho. As próximas deverão ser o Sudoeste, por meio do 7º BPM, até o fim de março, e Ceilândia Sul, pelo 8º BPM, em data a ser definida.
Segurança
Para garantir a integridade física dos participantes, serão utilizados oito motos, quatro viaturas, micro-ônibus, policiamento ciclístico e ambulância de apoio. A saída está marcada para as 20 horas. A PM recomenda usar equipamentos de segurança, como capacetes, luvas e luzes.
Segundo o comandante do 5ª Batalhão da PM, tenente-coronel Evaldo Vieira, a existência de ciclofaixas em toda a DF-025 e de vias com trânsito reduzido à noite foram algumas das razões que motivaram a corporação a iniciar o projeto. A estimativa é que ele reúna de 200 a 300 ciclistas.
Respeito ao ciclista
No mesmo dia, será lançada a Campanha de Respeito ao Ciclista, com o objetivo de conscientizar motoristas em relação a quem anda de bicicleta e informar regras para uma melhor convivência. A polícia vai entregar materiais educativos, com dicas e orientações.
Veja onde participar do projeto:
Ceilândia Norte
Às terças-feiras
Saída do 10º BPM — Setor de Indústria, Ceilândia Norte
Às 20 horas
Gama
Às terças-feiras
Saída do 9º BPM — Área Especial 2, Setor Sul
Às 19 horas
Guará
Aos sábados (quinzenal)
Saída do 4º BPM — Área Especial 10, Módulo A
Às 8 horas
Lago Norte
Às quartas-feiras
Saída da Administração do Lago Norte — CA 5, Conjunto J, Blocos A e B
Às 19h30
Lago Sul
Às segundas-feiras
Saída do 5º BPM — QI 11, Área Especial nº 2
Às 19h30
Paranoá
Às terças-feiras
Saída do 20º BPM — Quadra 33, Área Especial Sem Número
Às 19h30
Planaltina
Às quartas-feiras
Saída do 14º BPM — Área Especial 13, Setor Norte
Às 19h30
(Horário e local da concentração podem variar)
Recanto das Emas
Às quartas-feiras
Saída do 27º PM — Entrequadra 111/305
Às 19 horas
Samambaia
Às terças-feiras
Saída do 11º BPM — Quadra Residencial 203, Área Especial s/n, Samambaia Norte
Às 19h30
Sobradinho
Às quartas-feiras, às 19 horas, para os menos experientes
Aos sábados, às 7h30, para os que têm mais prática
Saída do 13º BPM — Quadra Central, Área Especial 2
Lançamento do Pedal Seguro no Lago Sul
Em 21 de março (segunda-feira)
Às 19h30
No 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) — QI 11, Área Especial nº 2
Mais informações pelos telefones (61) 3190-0503 e (61) 8135-2673

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia