Curta nossa página

Gilberto Mello

Jardim Botânico expõe quadros com materiais do Cerrado

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Andre Borges/Agência Brasília


Quadros feitos com materiais do Cerrado estão expostos no Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Brasília até 16 de dezembro.

A mostra é do artista plástico Gilberto Mello, de 92 anos, que também usa folha de bananeira e casca de coco para fazer mosaicos com o desenho de São Francisco de Assis.

Por ser agrônomo, Mello aproveita a biodiversidade brasiliense como inspiração para os quadros com a representação do santo.

Além dessas obras, o expositor apresenta cartões de Natal com a mesma temática.

O Jardim Botânico fica aberto de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.  A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência são isentos.

Das 7 às 8h50, é permitida somente o acesso de pedestres e de ciclistas, sem cobrança de ingressos.

Aniversário de Ceilândia

JK Shopping tem programação especial no mês de março

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Telmo Ximenes

Com um DNA cultural, o JK Shopping abre espaço para artistas locais e apresenta, todos os meses, uma programação gratuita aberta à população. Os eventos vão desde teatro infantil, show de música, entre outros. E o mês do aniversário de Ceilândia, que comemora 48 anos no dia 27, está recheado de muita diversão. Confira a programação completa dos projetos queridinhos do público.

Happy Hour

Todas as terças e quartas a partir das 20h, o projeto Happy Hour leva gratuitamente entretenimento e diversão na praça de alimentação. A programação desse mês está recheada de atrações musicais que vão alegrar a noite de quem passar por lá. Com ritmos que vão agradar a todos os gostos, os shows se tornam uma oportunidade de diversão e descontração para começar bem a semana e para que os cantores e músicos da cidade, mostrem seu trabalho e cheguem mais perto do público.

19 de março – Léo Viana e Rafael
Com uma pegada bem eclética, a dupla apresenta um repertório sertanejo que vai dos mais antigos aos atuais sucessos, além de músicas autorais.

12 e 27 de março – Duoroots
A banda, que em 2018 foi uma das finalistas do concurso de música autoral Brasília Independente, traz um repertório cheio de influências mundiais com a proposta de trazer em suas letras o romance, a procura pela paz e, claro, boas vibrações para o público.

13 e 20 de março – Philip Sales
Phillip Sales vai tocar seu repertório repleto de sucessos internacionais dos anos 50 até os mais atuais. Com um equipamento eletrônico de última geração o cantor passa a ser um entretenimento sonoro e visual com sua performance de um “homem banda”.

26 de março – Duarte Ribeiro
O cantor sobe aos palcos para interpretar os melhores hits do sertanejo. Sua carreira, começou cedo, aos oito anos de idade já acompanhava alguns cantores sertanejos, fazendo pequenas participações.

Sesc Sinfonia

O JK Shopping, em parceria com o Sesc, trouxe pela primeira vez para a Ceilândia o projeto que traz apresentações de música clássica. Com um repertório diversificado, os músicos vão se apresentar a cada 15 dias, a partir das 20h, na praça de alimentação. Tudo gratuito, é só chegar e aproveitar.

14 e 28 de março – Orquestra de Metais e Percussão do Sesc
A orquestra apresentará um repertório variado, composto por música erudita, temas de filmes e joias da música brasileira.

Tardes Divertidas

Para a criançada que não dispensa uma boa diversão, acompanhada de muito aprendizado, as apresentações desse mês estão imperdíveis. Todos os domingos, a partir das 15h, na praça central, um espetáculo vai animar a tarde da meninada com lindas histórias e muitas brincadeiras.

17/03-  Espetáculo Circo da Ciência
O espetáculo une a alegria do circo, mágicas e muito aprendizado. A apresentação é interativa e planejada para entreter e ensinar todas as idades. A educadora e cientista mágica Adriana Bastos conduz a plateia de forma lúdica e divertida, em um show que também conta com a participação especial do Palhaço Pimentinha, poções borbulhantes, malabarismo e muita ciência.

24/03 – Show de Mágica do Tio André
Mágica com muita música, e aparição de bichinhos como coelhos, pombos e periquitos, todos de verdade. E o melhor, a criançada participa da maioria dos números que são bem divertidos e engraçados. E a turminha pode se preparar, porque no Grand Finale, tem uma surpresa.

31/03 –  Espetáculo Pinóquio com a Cia Néia e Nando
A Cia Néia e Nando vai contar a história que é considerada um clássico da literatura infantil. O espetáculo conta as aventuras de um boneco entalhado em madeira pelo Gepetto, um homem de idade avançada e de bom coração, que sonhava em ter um filho.  Em um belíssimo dia, a Fada Madrinha atende o pedido de Gepetto e dá vida a esse boneco. Juntos, eles irão passar por diversas aventuras, para aprenderem a distinguir o bem do mal e o certo do errado.

Continuar lendo

Entrada franca

Começa nesta sexta-feira a 4ª Festa da Goiaba de Brazlândia

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Tony Winston/Agência Brasília

Começa nesta sexta-feira (8) e vai até domingo (10) a 4ª Festa da Goiaba de Brazlândia. Durante os três dias de evento, o público poderá visitar o Empório da Goiaba, onde serão comercializados vários produtos derivados da fruta – doces, geleias, licores, sucos, bolos e a tradicional goiabada cascão. Haverá também exposição e venda de flores e plantas ornamentais.

Embora a festa comece na noite de sexta-feira (8), a abertura oficial do evento será no sábado, às 9h30, com um café da manhã especial e um bolo de goiaba de 4 metros. O evento é promovido pela Emater-DF em parceria com a Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) e a Administração Regional da cidade.

A goiaba é um dos destaques da produção agrícola de Brasília. Neste ano, a previsão é de que a produção da fruta atinja 12.023 mil toneladas, um aumento de 32,6% em relação à produção de 2018, que foi de 9.066 toneladas. O comércio da fruta deve movimentar R$ 223 milhões neste ano.

Atualmente, cerca de 90 produtores cultivam a goiaba em sistema convencional e orgânico em Brazlândia. A safra ocorre entre fevereiro e abril, com uma safrinha que vai de setembro a novembro. As principais variedades são a Pedro Sato, para consumo in natura, e a Paluma, voltada para a indústria. Duas novas cultivares — Tailandesa e Cortbel — também vêm sendo desenvolvidas na região.

4ª Festa da Goiaba de Brazlândia

  • Data: 8 a 10 de março (sexta a domingo)
  • Horários: de 19h às 22h (sexta); de 10h às 22h (sábado e domingo)
  • Local: Salão da Arcag – BR-080, km 13, Brazlândia-DF
  • Entrada franca
Continuar lendo

De 12 de fevereiro a 10 de março

CCBB Brasília recebe mostra em homenagem a Martin Scorsese

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília recebe a mostra de cinema Scorsese, em homenagem ao cineastra Martin Scorsese, um dos maiores e mais influentes cineastas contemporâneos, consagrado com diversos prêmios e homenagens internacionais. A seleção de 33 produções – entre documentários, longas e curta-metragens para cinema e televisão – permanece em cartaz no Cinema do CCBB entre os dias 12 de fevereiro a 10 de março, em programação que conta ainda com debate sobre a trajetória do cineastra, curso ministrado pela crítica Cecília Barroso e uma sessão inclusiva do filme Touro Indomável.

Na programação, a retrospectiva exibirá 25 longas-metragens de ficção, desde o longa de estreia Quem Bate à Minha Porta? (I Call First, 1967), com o ator Harvey Keitel e a montadora Thelma Schoonmaker, grandes colaboradores do cineasta, até Silêncio (Silence, 2016), passando por clássicos como Taxi Driver (1976), primeira Palma de Ouro de Scorsese, Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990), Os Infiltrados (The Departed, 2006), que deu a Scorsese um Oscar de direção, e, ainda, raridades como Sexy e Marginal (Boxcar Bertha, 1972) e Caminhos Perigosos (Mean Streets, 1973).

Serão exibidos também três documentários,  entre eles Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano (A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Cinema, 1995), uma verdadeira aula de cinema; quatro curtas-metragens, como The Big Shave (1967), e um filme para TV, Histórias Maravilhosas/Mirror, Mirror (série Amazing Stories, 1986), completando a mostra.

“Martin Scorsese é sem dúvida um dos maiores diretores de cinema vivo no mundo.  Sempre nos espantou o fato de nunca ter sido realizada nenhuma mostra sobre sua obra no Brasil.  A retrospectiva Scorsese é uma forma de quitar esta dívida, exibindo pela primeira vez uma rica seleção de seus filmes. Esperamos com isto revelar ao público brasileiro a grandiosidade deste grande cineasta e cinéfilo que tanto fez e ainda faz pelo cinema mundial”, comentam os curadores José de Aguiar e Marina Pessanha.

Da amizade de Martin Scorsese com os também influentes cineastras Brian De Palma, Francis Ford Coppola, George Lucas e Steven Spielberg nasceu uma geração que transformou os anos 70 em uma das décadas mais memoráveis do cinema americano. Conhecido como um diretor de gênero, Scorsese demonstra grande interesse por filmes de máfia. De Os Bons Companheiros até Os Infiltrados, passando por Cassino, é clara a persistência do diretor no tema da violência.

O cineasta também é famoso por dispositivos como o uso da câmera lenta, voz em off, travelling e imagem congelada. Lança praticamente um filme por ano, desde a década de 60, e ele mesmo produz quase todos seus filmes.

A programação da mostra Scorsese contará também com um debate com os críticos Cecília Barroso, Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida e mediação do curador José de Aguiar, com tradução em libras. A mostra também oferecerá um curso nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, com Cecília Barroso, cujas inscrições podem ser realizadas através do e-mail [email protected]. Os dois eventos são gratuitos.

A mostra Scorsese apresentará também uma sessão inclusiva do filme Touro Indomável (Raging Bull, 1980), com audiodescrição, tradução em libras, legendagem descritiva e entrada gratuita no dia 7 de março, às 13h.

Além disso, será distribuído ao público da mostra – por meio do cartão fidelidade do CCBB Brasília –  um catálogo produzido especialmente para a mostra com fotos, fichas técnicas, filmografia, textos críticos inéditos e clássicos de publicações nacionais e estrangeiras. A obra pode ser retirada na bilheteria do centro cultural.

Mostra Scorsese

  • Cinema do CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22)
  • De 12 de fevereiro a 10 de março
  • Programação e a classificação dos filmes no site
  • Ingresso a R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia e clientes BB) e sessões gratuitas
Continuar lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana