Curta nossa página

Saúde

Iogurte não transforma água em vinho, mas faz coração viver mais

Publicado

Foto/Imagem:


Uma pesquisa apresentada na Reunião da Sociedade Americana do Coração, em Phoenix (Arizona), no início de março, afirma que os iogurtes podem trazer mais benefícios ao coração do que inicialmente previsto. Essas informações podem auxiliar o controle de hipertensão, problema que afeta 35% da população brasileira acima dos 40 anos, o que representa cerca de 17 milhões de brasileiros.

A prevalência da hipertensão arterial, aumenta com o avançar da idade, tendo ainda a mulher um outro fator agravante principalmente com o início da menopausa. Cerca de 80% das mulheres, eventualmente, desenvolverão a patologia nesta fase.

A cardiologista Patrícia Rueda, do Hospital do Coração, em Brasília, comenta que, apesar dos benefícios destes alimentos, uma vida regrada e exercícios aliados à uma alimentação rica em vegetais e frutas, permitem maior bloqueio à hipertensão.

“O iogurte e os laticínios não são milagrosos, mesmo tendo nutrientes riquíssimos como magnésio, potássio e cálcio em sua composição. Por isso, não adianta consumi-los sem levar uma vida saudável. É preciso praticar um esporte e fazer uma dieta balanceada. Esse é o grande segredo da prevenção de doenças cardíacas”, disse a especialista.

Nos 12 anos em que este estudo esteve em análise, os pesquisadores observaram 142.740 mulheres com idades entre 25 e 55 anos. As mulheres que consumiam cinco ou mais porções de iogurte por semana apresentaram 20% menos pressão alta em comparação às que ingeriam o alimento apenas uma vez por mês.

Diante de tudo isto e da variedade dos produtos disponíveis no mercado, a médica alerta para os tipos de iogurtes e pede mais atenção. “Tudo em excesso faz mal. Mas, além disso, é bom ter muito cuidado na hora de escolher o iogurte. Verifiquem com atenção as calorias e a quantidade de açúcar dos produtos. Prefiram iogurtes com baixa caloria e sem açúcar”, finaliza a doutora.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense