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Em 29 de agosto

Interessados em construir feira do Riacho Fundo II devem apresentar proposta

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O primeiro passo para a construção da Feira Permanente do Riacho Fundo II foi dado: o aviso de licitação para a obra está publicado no Diário Oficial do Distrito Federal de quinta-feira (28/7). A criação de um local com infraestrutura para os cerca de 56 feirantes que atuam na região é uma demanda antiga. O projeto está orçado em R$ 6.578.028,88, dos quais R$ 799.859 correspondem ao exercício de 2016 e R$ 5.778.169,82, ao de 2017. A origem dos recursos é a Fonte 100, e o critério para a escolha da empresa será o menor preço oferecido. As interessadas devem apresentar as propostas em 29 de agosto, às 9 horas, na sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

A feira permanente vai ficar onde está a atual, ao ar livre, sob tendas improvisadas. De acordo com o projeto elaborado pela Novacap, o espaço terá 2,4 mil metros quadrados, com 108 boxes em área coberta e estacionamento fechado e gratuito. Serão construídas salas para a segurança, para a administração da feira e para a Associação dos Feirantes, além de uma área exclusiva para o descarte de lixo. O projeto inclui sanitários para visitantes e vestiários para os trabalhadores, com baias adaptadas a pessoas com deficiência.

O cadastro dos feirantes vai ser feito por chamamento
Após a licitação da obra, será publicado um chamamento para cadastro dos feirantes. Os critérios ainda serão estabelecidos entre a administração regional e a Secretaria de Gestão do Território e Habitação.

O projeto de construção terá pé-direito alto para facilitar a ventilação e o conforto térmico. Nas laterais da edificação, o vão será de 8,5 metros e, no centro, de 11,7 metros. “Também escolhemos o teto em telha em vez de zinco, que aumenta a sensação térmica”, explica o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto. A demanda para construção de uma nova feira foi apresentada na Roda de Conversa, encontro do governador Rodrigo Rollemberg com os moradores, em 15 de julho.

As empresas interessadas devem apresentar documentação que comprove situação regular, certidões negativas de débito com o Distrito Federal ou com o governo federal e a proposta de execução do projeto. O prazo para entrega do material é 29 de agosto, na Sala de Licitações, na sede da empresa pública, no Setor de Áreas Públicas, Lote B, Bloco A, 1º andar.

Feira Permanente do Riacho Fundo II

Licitação para construção da Feira Permanente do Riacho Fundo II
Entrega de propostas e abertura de envelopes
Em 29 de agosto (segunda-feira)
Às 9 horas
Na Sala de Licitações da Novacap, no Setor de Áreas Públicas, Lote B, Bloco A, 1º andar
Informações pelos telefones (61) 3403-2321 e (61) 3403-2322 ou pelo site novacap.df.gov.br

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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