On-line
Inscrições para o festival de curtas-metragens das escolas públicas vão até o dia 21
Larissa Sarmento
As inscrições para o 3º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília estão abertas até 21 de agosto. As produções serão apresentadas dentro da programação do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de 15 e 24 de setembro, no Cine Brasília.
A ficha de inscrição deverá ser preenchida on-line, no site da Secretaria de Educação, e assinada eletronicamente pelos estudantes, pelo professor mediador e por um representante da direção da escola.
Poderão participar produções audiovisuais livres, para premiação geral, e com o tema Se é público, eu também sou responsável, para a categoria abordagem de tema.
Os alunos do nono ano do Centro de Ensino Fundamental 1 do Cruzeiro, que têm aulas de cinema duas vezes por semana com o professor Erizaldo Borges, de 51 anos, já estão nos preparativos para o festival.
Ele relata que esse tipo de trabalho na escola é importante e enfatiza que os alunos estudam sistematicamente o audiovisual. “Agora eles assistem aos filmes com outros olhos, observam como a câmera se movimenta, os roteiros, não são mais espectadores passivos; isso desperta o interesse deles pela arte em geral”, ressalta o professor.
Iasmin Soares, de 14 anos, vai atuar no filme que a escola vai inscrever no evento. A estudante conta que a turma é estimulada a fazer vídeos também para outras disciplinas. “É um conhecimento que eu posso levar para a vida toda.”
O aluno Diogo Relly, de 14 anos, filma e edita os filmes. Já participou de cinco produções na escola e agora está trabalhando na que vai concorrer ao festival. “Se eu tiver que fazer um trabalho com vídeo na faculdade, já vou saber fazer”, diz.
Camila Duarte da Silva, de 14 anos, foi uma das alunas que atuou como atriz no curta que ganhou o prêmio de melhor abordagem do tema sobre preservação da água na edição de 2016. Ela conta que ver o filme no Cine Brasília empolgou os colegas. “Nós ficamos mais motivados depois desse prêmio.”
-
Segunda, 02 de marçoSemana começa com 381 vagas de emprego nas agências do trabalhador
-
Neoenergia BrasíliaTarifa Social de Energia Elétrica: quem não atualizar dados pode perder benefício
-
Ligue 180Conta de luz vira aliada no enfrentamento à violência contra a mulher no DF
-
Transporte públicoProgrma Vai de Graça do GDF completa um ano com mais de 38,2 milhões de viagens
-
Sem custo adicionalConta de luz continua com bandeira tarifária verde em março de 2026, diz ANEEL
-
Investimento de R$ 28 milhõesIbaneis entrega 56 novos veículos para reforçar frota da Secretaria de Saúde
-
Pessoas físicasCAIXA amplia financiamento para imóveis acima de R$ 2,25 milhões
-
Segurança PúblicaDF registra fevereiro com menor número de homicídios de toda série histórica