Cerimônia no dia 29 de junho
Inscrições para 2ª edição do Casamento Comunitário 2025 já estão abertas

A próxima cerimônia do Casamento Comunitário 2025, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), está marcada para o dia 29 de junho. A iniciativa, que acontece desde 2021, proporciona aos casais a oportunidade de oficializar gratuitamente sua união civil, fortalecendo os laços familiares e o exercício da cidadania.
Com inscrições abertas, essa será a segunda das quatro edições previstas para este ano. No total, a expectativa é beneficiar até 300 casais – um aumento de 150 vagas em relação ao ano passado. As próximas datas programadas para as cerimônias do Casamento Comunitário 2025 são 31 de agosto e 7 de dezembro, sempre aos domingos.
Casamento gratuito e completo
Além da gratuidade das taxas cartoriais, os casais participantes recebem diversos apoios para o grande dia: transporte até o local da cerimônia, trajes completos, maquiagem e produção de cabelo para as noivas, tudo com o apoio de parceiros privados e voluntários.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressaltou os benefícios da formalização da união: “Apesar de a união estável ter respaldo legal, o casamento ainda oferece vantagens específicas em alguns processos jurídicos. E mais do que garantir a gratuidade, buscamos proporcionar um dia memorável para essas famílias”, explica. Segundo ela, o custo médio de um casamento civil gira em torno de R$ 600, valor que muitas famílias não conseguem arcar.
Quem pode participar
Para se inscrever, os casais devem atender aos seguintes critérios:
- Ter pelo menos 18 anos;
- Morar no Distrito Federal;
- Não possuir impedimentos legais para o casamento;
- Comprovar hipossuficiência de renda por meio de declaração assinada no ato da inscrição.
Documentos exigidos:
- RG ou CNH (originais);
- CPF (original);
- Comprovante de residência recente no nome dos noivos;
- Declaração de hipossuficiência preenchida e assinada;
- Certidão de nascimento original (para solteiros);
- Certidão de casamento com averbação do divórcio, formal de partilha e certidão de nascimento (para divorciados);
- Certidão de casamento anterior, certidão de óbito do cônjuge falecido, formal de partilha e certidão de nascimento (para viúvos).
Locais de inscrição (segunda a sexta, das 9h às 16h30):
- Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte)
- Unidade Rodoviária do Na Hora (Rodoviária do Plano Piloto, plataforma inferior)
- Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II)
- Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9)
As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição, após a verificação e aprovação dos documentos. Em caso de desistência ou documentação incompleta, os casais da lista de espera serão convocados.

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