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CPF é obrigatório

Inscrições no ensino regular público pela internet são prorrogadas até 31 de outubro

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remanejamento escolar
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O período de inscrições on-line para novos alunos que querem estudar em 2018 no ensino regular público de Brasília — do primeiro período da educação infantil ao terceiro ano do ensino médio — foi prorrogado até 31 de outubro.

Até esta segunda (23), quando se encerraria o prazo, a Secretaria de Educação recebeu cerca de 28 mil registros.

A modalidade de inscrição on-line é uma novidade neste ano. Segundo a pasta, a opção tem o objetivo de dar mais agilidade ao processo para minimizar o congestionamento das linhas telefônicas e reduzir o tempo de atendimento.

Todos os postos do Na Hora contam com terminais de autoatendimento para auxiliar quem não tem acesso à internet. Além disso, crianças e jovens que ainda não tiraram o CPF podem requisitar no local o documento, obrigatório para a matrícula a partir deste ano.

O resultado das inscrições estará disponível em 20 de dezembro, a partir das 17 horas.

Mesmo tendo feito o procedimento pela internet, o responsável precisará ir à escola para efetivar a inscrição e apresentar a documentação exigida, como ocorre com a telematrícula (pelo telefone 156).

Remanejamento vai até 3 de novembro

Hoje (23) começa o período de remanejamento — procedimento interno que permite ao estudante regularmente matriculado no ano letivo de 2017 requerer mudança para outro colégio da rede pública de ensino mais próximo da residência, do trabalho ou aquele de sua preferência para 2018.

O remanejamento deve ser solicitado até 3 de novembro, na secretaria da unidade escolar onde o aluno está devidamente matriculado neste ano.

Para isso, é necessário preencher formulário próprio no local e, no ato da inscrição, optar por uma única escola.

Se o estudante for menor de idade, o pedido tem de ser feito pelos pais ou responsável. Se maior de idade, o próprio aluno pode requisitar a mudança.

Veja a documentação exigida para o remanejamento em cada uma das opções disponíveis:

  • pela proximidade da residência: comprovante de residência (um dos seguintes documentos: conta de luz, água, telefone, contrato de aluguel ou declaração do proprietário do imóvel ou declaração de próprio punho do interessado – de acordo com a Lei Distrital nº 4.225, de 24 de outubro de 2008, publicada no Diário Oficial do DF de 29 de outubro de 2008)
  • pela proximidade do trabalho: documento que comprove o vínculo empregatício do(a) estudante ou do(a) responsável, que ateste o endereço do trabalho (um dos seguintes documentos: carteira de trabalho, último contracheque ou declaração atualizada do empregador)
  • pela unidade de preferência: justificativa formal que explicite o motivo da escolha
  • no caso de estudantes do ensino fundamental — anos finais e do ensino médio: boletim escolar anexado à ficha de inscrição do remanejamento

A solicitação de mudança de colégio está condicionada à existência de vagas na instituição requerida. Caso não haja disponibilidade, o aluno permanece matriculado onde já estuda.

Inscrições para a educação de jovens e adultos (EJA)

Quem quiser se inscrever para uma vaga na educação de jovens e adultos (EJA) poderá fazê-lo desta terça-feira (24) até 31 de outubro, exclusivamente pelo telefone 156, opção 2.

No momento da inscrição, o candidato pode indicar até duas preferências.

Além de dados pessoais básicos, como nome e data de nascimento e último ano cursado, o candidato precisa informar o CEP da residência ou do próprio local de trabalho, ou o do responsável (no caso de o aluno ter menos de 18 anos de idade).

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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